Contador Online - Saiba como escolher o melhor

Contador Online - Saiba como escolher o melhor



Como escolher contador para deixar sua empresa sempre em dia e sem dores de cabeça?

Essa é a dúvida de muitos empreendedores, e não à toa, pois a contabilidade é uma das bases do negócio. 

Muito além de um serviço obrigatório e burocrático, a gestão contábil, fiscal e trabalhista pode direcionar o crescimento do negócio e apoiar o empresário nas decisões mais críticas.

Por isso, você precisa saber como escolher contador para ter um parceiro à altura e receber todo o apoio necessário. 

Siga a leitura e aprenda quais são os critérios essenciais

Como escolher contador para a sua empresa

Saber como escolher contador é um passo importante para ter sucesso no empreendedorismo.

Se você acha que a contabilidade é essencial para manter a empresa em dia com suas obrigações legais, está correto, mas a área vai muito além disso.

Mais do que regularizar o negócio e cuidar dos relatórios, balanços e impostos, o contador é um parceiro estratégico importante nos negócios.

Sua função é fornecer informações valiosas sobre a empresa para apoiar a tomada de decisão e orientar a gestão do empresário, como um especialista em saúde dos negócios com um olhar apurado para as finanças. 

A prestação de contas aos órgãos do governo faz parte do serviço, mas o mais importante é ter o valor agregado da consultoria e contar com a expertise do profissional. 

Logo, você deve sentir confiança para consultar seu contador sobre a situação financeira e patrimonial da empresa, além de ter acesso aos documentos e participar ativamente dos processos legais, fiscais e tributários. 

Portanto, escolher o parceiro ideal não é uma tarefa tão simples, já que requer uma avaliação mais aprofundada do perfil do profissional e serviços oferecidos

Como escolher perfil do contador 

Antes de entender como escolher contador para a sua organização, é importante estar por dentro das mudanças nessa profissão

Se você ainda vê a contabilidade como uma função estritamente burocrática, focada principalmente nas obrigações fiscais, saiba que esse cenário ficou no passado.

Hoje, o contador assumiu o papel de consultor e deixou as tarefas repetitivas para os computadores, graças à tecnologia que permite automatizar rotinas.

Logo, sobra mais tempo para focar no que realmente interessa: a parte estratégica dos negócios. 

Em vez de conferir saldos, calcular impostos e emitir documentos, os contadores estão mais preocupados em apoiar a gestão do empreendedor e fornecer insights para a tomada de decisão com base em dados financeiros. 

Então, eles estão muito mais proativos e envolvidos com o seu negócio, e também ajudam você a compreender os custos, tributos, taxas e movimentações da sua empresa. 

De acordo com o relatório The Practice of Now 2019, publicado pela Sage (multinacional de softwares financeiros), 90% dos contadores ao redor do mundo concordam que a área está passando por uma revolução cultural. 

Entre os principais fatores que impulsionam esse processo estão a evolução das demandas do mercado, avanço da tecnologia e mudanças na legislação.

Hoje, os contadores que querem acompanhar o ritmo do mercado precisam ter habilidades como:

  • Domínio da tecnologia para lidar com a digitalização dos serviços públicos e contabilidade online (sistemas em nuvem, ferramentas de comunicação, softwares com inteligência artificial, etc.)
  • Facilidade de comunicação para lidar com clientes cada vez mais exigentes
  • Competências consultivas e conhecimento em gestão de negócios para orientar clientes
  • Experiência em segmentos específicos para atender nichos de mercado
  • Atualização contínua para acompanhar as tendências da economia e mudanças nas leis. 

Além disso, a pesquisa da Sage também aponta as características das novas relações entre contadores e empresas:

  • Fluxo de dados automático: no lugar do preenchimento de dados manual, entram tecnologias que permitem o fluxo automático de informações entre empresas e contadores
  • Relacionamento em tempo real: contadores e clientes passam a se comunicar em tempo real por meio de chamadas de vídeo, chat online e e-mail
  • Alertas e notificações constantes: qualquer movimentação do cliente será notificada pelos sistemas e as datas importantes serão vinculadas a alertas, evitando atrasos em pagamentos, perda de prazos e pendências em geral
  • Atuação preventiva: em vez de solucionar problemas de contabilidade, os profissionais farão análises preditivas e poderão prevenir os erros mais comuns
  • Alto valor agregado: a contabilidade ganhará o status de alto valor agregado, como um serviço estratégico com grande retorno para os empresários.

Como escolher contador em 8 critérios 

Para entender como escolher contador, você precisa saber quais critérios priorizar na busca pela empresa ou profissional. 

Veja os pontos mais importantes a considerar. 

1. Certificação do profissional ou escritório

O primeiro critério a ser levado em conta na escolha de um contador ou escritório é a certificação

Basicamente, o profissional ou empresa deve possuir uma certidão de regularidade (alvará de organização contábil) válida, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Esse registro é fundamental para garantir a legalidade e qualidade técnica dos serviços prestados. 

Atualmente, existem mais de 70 mil contadores registrados no CFC, entre empresas contábeis e profissionais autônomos. 

2. Afinidade com a área de atuação

Outro fator importante na hora de escolher contador é verificar se o profissional ou empresa atende clientes do mesmo segmento e área de atuação.

Isso faz diferença na contabilidade por conta dos trâmites que variam conforme o porte da empresa, regime tributário, setor e segmento econômico, por exemplo.

Hoje, a maioria das empresas contábeis são especializadas em determinadas áreas e nichos de mercado, facilitando essa seleção na sua busca.

Por exemplo, existem contadores focados em pequenas empresas e optantes pelo Simples Nacional, outros que se especializam em prestadores de serviços, indústrias ou comércios.

Há ainda escritórios voltados a áreas específicas como negócios jurídicos, agências, profissionais liberais, empresas de tecnologia, etc. 

Resumidamente, quanto mais afinidade o contador tiver com a sua empresa, melhor (e mais rápido) será o atendimento.

3. Pacote de serviços 

O próximo passo de como escolher contador é avaliar os serviços oferecidos pela empresa ou profissional.

Geralmente, as empresas contábeis disponibilizam pacotes de serviços de acordo o tipo de empresa, regime tributário, número de sócios e funcionários, faturamento, entre outras condições. 

Para você ter uma ideia, estes são os serviços mais básicos da contabilidade:

  • Assessoria completa nas áreas fiscal, contábil, trabalhista e societária
  • Desenvolvimento de relatórios contábeis como DRE, balanço patrimonial, balancetes, livro caixa, etc.
  • Cumprimento das obrigações legais com a prefeitura, Estado e Receita Federal
  • Cálculo e emissão de guias de impostos para pagamento
  • Colaboração nas obrigações acessórias como DCTF e SPED
  • Entrega anual da declaração do Imposto de Renda da Empresa (IRPJ)
  • Fornecimento do emissor de notas fiscais eletrônicas.

Além desses pacotes padronizados, é importante ter a opção de contratar serviços avulsos, como alterações contratuais, certidões negativas, declarações especiais e consultoria.

Então, ao escolher seu contador, verifique se os serviços atendem plenamente às suas necessidades.

4. Segurança dos dados 

A escolha de um contador para a empresa também deve levar em conta o quesito segurança, já que o prestador de serviços terá acesso a informações confidenciais e estratégicas do seu negócio.

No caso, a empresa contábil deve se preocupar com a segurança da informação e adotar as melhores práticas para proteção dos dados, incluindo tecnologias criptográficas e medidas de controle de acesso. 

A solução mais segura atualmente é a contabilidade na nuvem, pois os dados são armazenados em servidores externos altamente confiáveis e podem ser acessados com login e senha a qualquer hora e lugar. 

Nos escritórios tradicionais, seus dados ficam armazenados na própria infraestrutura da empresa, o que pode aumentar os riscos e vulnerabilidades. 

Basta pensar no prejuízo causado pela perda de qualquer informação financeira e contábil, ou mesmo vazamento e acesso não autorizado desses dados. 

Para reforçar ainda mais a segurança nos escritórios contábeis, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entra em vigor em agosto de 2020 e estabelece normas para garantir a privacidade dos dados de clientes. 

Logo, a adequação à nova lei será mais um critério para considerar na avaliação do seu contador. 

5. Respeito ao código de ética do contador

O código de ética do contador foi atualizado em junho de 2019 e é mais um requisito para avaliar em empresas da área.

Estas são as cláusulas mais importantes para guiar sua escolha:

  • O contador deve recusar sua indicação em trabalho quando reconheça não se achar capacitado para a especialização requerida
  • O contador não pode concorrer, no exercício da profissão, para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la
  • O contador está impedido de revelar negociação confidenciada pelo cliente ou empregador para acordo ou transação que, comprovadamente, tenha tido conhecimento
  • O contador não deve exercer a profissão contábil com negligência, imperícia ou imprudência, tendo violado direitos ou causado prejuízos a outrem
  • O contador deve estabelecer, por escrito, o valor dos serviços em suas propostas de prestação de serviços profissionais, considerando relevância, tempo e peculiaridade
  • O contador deve observar o Código de Defesa do Consumidor, especialmente no que concerne à informação adequada e clara sobre os serviços a serem prestados e à Lei de Propriedade Industrial
  • O contador não pode fazer afirmações desproporcionais sobre os serviços que oferece, sua capacitação ou sobre a experiência que possui, ou mesmo desenvolver ações comerciais que iludam a boa-fé de terceiros.

6. Disponibilidade de atendimento

Continuando a missão de como escolher contador, é essencial que você avalie a disponibilidade de atendimento da empresa ou profissional. 

Afinal, um dos maiores problemas enfrentados pelos empresários é a dificuldade em ser atendido pelo contador, principalmente quando é preciso ir até o escritório. 

Nesse caso, as empresas de contabilidade online se destacam, pois disponibilizam vários canais de comunicação com os clientes e prometem atendimento rápido pela internet. 

Se possível, escolha uma empresa que atenda você por e-mail, chat e telefone, para garantir que qualquer problema seja resolvido rapidamente. 

7. Custo-benefício dos serviços

Escolher seu contador pelo preço nem sempre é uma boa ideia, mas o custo-benefício deve ser uma prioridade.

Logo, você deve buscar uma empresa que cobre um valor justo para atender a todas as suas necessidades, considerando o orçamento da empresa.

Nesse quesito, a contabilidade online também é campeã, pois a redução de custos com infraestrutura e a eficiência da automação de processos permitem que os escritórios virtuais pratiquem preços muito mais atrativos.

Além disso, o contador online consegue oferecer serviços gratuitos nos momentos em que o empresário mais precisa, como na abertura da empresa e migração de MEI para ME, por exemplo. 

8. Consultoria especializada

Como vimos, o papel do contador moderno vai muito além dos trâmites burocráticos e chega até a gestão do seu negócio.

Então, você precisa escolher uma empresa que ofereça serviços de consultoria e apoio ao seu negócio, para aproveitar ao máximo a expertise da contabilidade.

Você pode, por exemplo, solicitar uma consultoria tributária para economizar nos impostos, pedir ajuda para encontrar uma linha de crédito ou contar com o apoio do profissional para avaliar a situação econômica e financeira do seu negócio.

Como escolher contador online de excelência

Depois de aprender como escolher contador, ficou claro que os serviços online levam vantagem sobre os tradicionais, certo?

Então, se você quer uma contabilidade disponível 24/7, com acesso seguro a uma plataforma com todos os seus dados e um custo-benefício imbatível, a Contabilix é a solução certa para a sua empresa.

Nosso escritório virtual é especializado em micro e pequenas empresas e permite que você resolva suas questões contábeis em apenas 15 minutos por mês, com um serviço completo e 100% online

Por trás dessa plataforma inteligente, há uma equipe de contadores, consultores especializados e programadores de alto nível que trabalham para garantir a regularidade e sucesso do seu negócio.

E o melhor: você pode garantir sua contabilidade completa a partir de R$ 98/mês

Se você está começando a empreender, é só abrir sua empresa gratuitamente e obter seu CNPJ em até 15 dias úteis. 

Agora, se você quer trocar de contador para aproveitar essas vantagens, também é muito fácil: basta informar seu CNPJ e autorizar o contato com seu contador atual.

Entendeu como escolher contador sob medida para a sua empresa?

Então deixe seu comentário e compartilhe o texto para ajudar outros empreendedores nessa tarefa.



Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *