Logo Contabilix

Entenda qual a importância da análise das demonstrações para uma empresa

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Você sabe qual a importância da análise das demonstrações para uma empresa

Trata-se de um trabalho técnico e analítico de interpretação dos diferentes aspectos das demonstrações financeiras que pode ser usado de várias maneiras pela organização. 

A principal função de um relatório analítico é subsidiar a tomada de decisões estratégicas, mas pode servir também como fonte de informação para outros interessados, como sócios, acionistas, credores e fornecedores.

Não há dúvidas de que a análise das demonstrações para uma empresa é uma ferramenta essencial, entretanto, é preciso atenção à fonte de dados. 

Afinal, um relatório construído a partir de informações distorcidas ou pouco confiáveis não refletirá a realidade e terá pouco ou nenhum valor.

Continue a leitura para compreender melhor o assunto.

Qual a importância da análise das demonstrações para uma empresa?

Para entender qual a importância da análise das demonstrações para uma empresa, você deve ter em mente que essa é uma tarefa que vai além do cálculo de indicadores.

Um relatório analítico deve considerar aspectos quantitativos, mas também qualitativos, levando em conta parâmetros que estejam alinhados às boas práticas de mercado

O principal objetivo de uma análise das demonstrações de uma empresa é traduzir grande quantidade de dados em informações amigáveis e compreensíveis.

As conclusões do analista devem ser explicadas de maneira clara e objetiva, de forma a facilitar o entendimento dos stakeholders (investidores, clientes, fornecedores, credores, gestores, etc.).

Ao analisar, portanto, a situação econômico-financeira de uma empresa com base em suas demonstrações, o profissional deve se certificar de que os balanços, DREs, notas explicativas e outros instrumentos auxiliares estejam de acordo com a legislação vigente.

O trabalho pode ser feito de diferentes maneiras.

  • Análise contábil: busca oferecer informações numéricas, de preferência sobre mais de um período, que permitam comparar a evolução histórica da empresa
  • Análise financeira: considera essencialmente o giro de recursos financeiros, levando em conta disponibilidades de capital, contas a pagar e a receber, etc.
  • Análise de alavancagem financeira: tem como objetivo analisar o endividamento da empresa e o impacto do custo do capital de terceiros nas taxas de retorno sobre o capital próprio
  • Análise econômica: avalia os indicadores de lucratividade do negócio, como margem de lucro, eficiência operacional, lucro líquido, retorno sobre investimento (ROI), entre outros.

Quais as principais demonstrações em uma empresa

Já vimos como é importante a análise das demonstrações para uma empresa, mas que demonstrações são essas?

Confira a seguir as principais:

1. Balanço Patrimonial: comparado a uma foto da empresa em determinado momento, o balanço patrimonial mostra tudo que a empresa tem (ativos) e tudo que ela deve (passivos). Ao subtrair dos ativos os passivos, temos o patrimônio líquido

2. Demonstração de Resultado de Exercício (DRE): mostra os resultados da empresa em determinado período (trimestre, semestre ou ano). A DRE revela o quanto a empresa faturou e o quanto gastou, bem como o lucro/prejuízo

3. Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC): revela as entradas e saídas de dinheiro do caixa, bem como os saldos decorrentes desse fluxo em determinado período.

Dependendo do tipo jurídico e do regime de tributação, pode ser obrigatória por lei a elaboração de outras demonstrações, como:

  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Ao fazer a análise das demonstrações para uma empresa, é importante que o analista observe se os demonstrativos estão de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, Regulamento do Imposto de Renda e outras regras do Banco Central e da CVM.

Afinal, para retratar a realidade da empresa, a análise precisa ser embasada em dados confiáveis, preferencialmente auditados por alguma instituição independente.

Como tornar a análise das demonstrações mais ágil?

Agora que você sabe qual a importância da análise das demonstrações para uma empresa, que tal descobrir como tornar esse processo mais rápido e eficiente?

Com as ferramentas cada vez mais modernas e inteligentes da contabilidade online, é possível gerar demonstrações financeiras de maneira automatizada e sem perda de tempo. 

Além de ganhar eficiência operacional nas rotinas contábeis, você reduz as chances de erros e inconformidades com lançamentos manuais.

Precisa de um serviço assim para agilizar o dia a dia de sua empresa? 

Então, conheça a Contabilix, plataforma de contabilidade online focada em soluções para micro e pequenas empresas.

Com a Contabilix, você abre seu CNPJ gratuitamente, troca de contador sem burocracia e economiza até 80% em relação à contabilidade tradicional.

Aliamos tecnologia e atendimento especializado.

Ou seja, apesar de o nosso sistema dar conta de várias rotinas de maneira automática, sempre haverá um contador para atendê-lo, seja por telefone, e-mail, WhatsApp ou chat online.

Clique aqui e confira nossos planos e preços!

Abra grátis seu CNPJ, sem sair de casa.

Jean Bitar

Jean Bitar

Fundador e CEO da Contabilix, empresário no mercado de Tecnologia desde muito cedo, formado em Ciência da Computação e Ciências Contábeis, com MBA em Auditoria e Perícia Contábil.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Contabilidade completa

A partir de

R$ 94/mês

Abra grátis seu CNPJ, sem sair de casa.

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba nossas novidades por e-mail.