Indicadores contábeis: entenda a importância e conheça os principais

Indicadores contábeis

Pensando em implementar indicadores contábeis em sua empresa?

Mesmo os micro e pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional podem se aproveitar muito deles. 

Afinal, essas ferramentas de gestão têm a função de proporcionar ao empreendedor informações atualizadas sobre as condições de funcionamento do negócio. 

Quer saber o que são indicadores contábeis, como funcionam e quais os principais?

Leia o texto até o fim para conferir as respostas a essas e outras perguntas.

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O que são indicadores contábeis?

Indicadores contábeis são conjuntos de métricas quantitativas que monitoram a performance contábil e financeira de uma empresa em seus diferentes aspectos. 

São alimentados pelos registros contábeis, como o balanço patrimonial, demonstração de resultados (DRE) e demonstração de fluxo de caixa (DFC)

Por meio de fórmulas e equações que variam de acordo com o objetivo e o interesse do gestor, transformam dados brutos em informações amigáveis e úteis à tomada de decisão.

Não há uma regra, mas em linhas gerais, os indicadores contábeis podem ser divididos em três categorias:

  1. Indicadores de liquidez: medem a capacidade da empresa de honrar com seus compromissos financeiros, principalmente no curto prazo
  2. Indicadores de rentabilidade: avaliam o retorno gerado sobre os investimentos feitos no negócio
  3. Indicadores de endividamento: medem a dependência da empresa de recursos de terceiros e o quanto isso pode colocar o negócio em risco.

Para cada uma dessas categorias existem diversos indicadores e métricas que podem ser parametrizadas e conjugadas conforme os objetivos e estratégias de cada gestor.

Para que servem os indicadores contábeis?

Os indicadores contábeis desempenham um papel fundamental na gestão empresarial por diversas razões, dentre as quais, podemos destacar:

  • Monitoramento do desempenho: uma das principais funções dos indicadores contábeis é o rastreamento da performance da empresa em diferentes aspectos, como evolução das vendas, custos e lucros
  • Avaliação da saúde financeira: especialmente no aspecto financeiro, ajudam o gestor a se planejar, levando em conta a necessidade e a disponibilidade de capital
  • Base de comparação: os indicadores contábeis também podem ser usados para comparar o desempenho de uma empresa com a média de mercado
  • Base para tomada de decisões: por traduzir dados contábeis em informações gerenciais, são como bússola para a tomada de decisão
  • Atração de investidores e/ou obtenção de crédito: empresas que precisam de recursos para crescer também podem usar os indicadores como estratégia para chamar atenção de investidores e credores.

De maneira abrangente, podemos afirmar que, além de orientar os gestores, os indicadores contábeis são uma forma de comunicação com stakeholders, sejam eles funcionários, credores, clientes ou investidores.

Quais os principais indicadores contábeis?

Os principais indicadores contábeis são aqueles indispensáveis a qualquer modelo de negócio, como os elencados a seguir.

Índice de Liquidez Corrente

O Índice de Liquidez Corrente basicamente mede a capacidade de uma empresa de pagar suas obrigações de curto prazo com recursos próprios. 

A fórmula de cálculo é: 

  • Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.

O recomendável é que o resultado seja maior do que 1.

Índice de Liquidez Rápida (ou Acid-Test Ratio)

O Índice de Liquidez Rápida é semelhante ao de liquidez corrente, mas exclui o estoque do cálculo. 

Fornece, portanto, uma visão mais conservadora da liquidez, ao levar em conta considera apenas os ativos de liquidez imediata (caixa e equivalentes de caixa).

Índice de Endividamento Geral

Trata-se de um indicador contábil que mede o grau de endividamento de uma empresa em relação ao seu patrimônio líquido.

A fórmula de cálculo é:

  • EG = (Capital de Terceiros / Ativos) x 100. 

Quanto mais alto o índice, maior o grau de alavancagem financeira da empresa.

Ciclo de Conversão de Caixa

O Ciclo de Conversão de Caixa mostra o tempo médio necessário para converter os insumos em vendas e em dinheiro.

A fórmula de cálculo é:

  • CCC = Prazo Médio de Estocagem (PME) + Prazo Médio de Recebimento (PMR) – Prazo Médio de Pagamento.

Em geral, quanto mais curto o ciclo, melhor.

Taxa de Retorno sobre Investimento (ROI)

O ROI (Retorno Sobre o Investimento ou Return on Investment) é um indicador que analisa a rentabilidade de um investimento.

A fórmula para calcular é:

  • ROI = ( (Lucro obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial) * 100.

O resultado é expresso em porcentagem, sendo que quanto maior o ROI, mais rentável é o investimento. 

Índice de Cobertura de Juros (Interest Coverage Ratio)

Este indicador contábil mede a capacidade da empresa de cobrir o custo do capital de terceiros com os lucros operacionais. 

A fórmula de cálculo é: 

  • Índice de Cobertura de Juros = Lucro Antes do Resultado Financeiro / Resultado Financeiro.

O resultado indica quantas vezes o lucro operacional da empresa é capaz de pagar as despesas com juros (quanto maior o índice, melhor).

Índice de Rotatividade de Estoque

O Índice de Rotatividade de Estoque, por sua vez, avalia a eficiência da empresa na gestão do estoque. 

É calculado dividindo o custo dos produtos vendidos pelo valor médio do estoque.

  • Índice de Rotatividade do Estoque = CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) / Estoque Médio.

EBITDA

O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization) mede a capacidade da empresa de gerar lucro operacional, excluindo despesas financeiras, impostos e depreciação/amortização.

Sua fórmula de cálculo é:

  • EBITDA = Resultado Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização.

Como usar indicadores contábeis na tomada de decisão?

Há diversos indicadores contábeis para diferentes tipos de negócios (os citados acima são apenas alguns exemplos) e usá-los do jeito certo pode fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio.

Para funcionar, no entanto, você precisa de um plano que pode ser construído com base no seguinte roteiro:

  1. Antes de analisar os indicadores, defina claramente seus objetivos e metas — aumentar a lucratividade, reduzir custos, expandir para novos mercados
  2. Escolha os indicadores contábeis mais relevantes conforme os objetivos propostos. Por exemplo, se a meta é aumentar a rentabilidade, concentre-se em indicadores como margem de lucro ou ROI
  3. Acompanhe os indicadores regularmente para identificar tendências e padrões, sobretudo diante de mudanças de cenários
  4. Compare os indicadores da sua empresa com a média de mercado. Se identificar qualquer variação que fuja do padrão, investigue as causas
  5. Use as informações dos indicadores contábeis como base para tomar decisões, seja reduzir o índice de endividamento ou recorrer a uma rodada de investimento. 

Os indicadores contábeis, como podemos ver, desempenham um papel fundamental na gestão de empresas, assim como um parceiro contábil que entende a burocracia fiscal-tributária.

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