Como fazer minha empresa crescer: 12 dicas para prosperar

Como fazer minha empresa crescer

Afinal, como fazer minha empresa crescer?

Se você está em busca de dicas para colocar em prática e fazer o seu negócio decolar, chegou ao lugar certo.

Conforme dados do Sebrae divulgados pela Agência Brasil, 99% das empresas registradas no Brasil são PMEs.

Em grande parte dos casos, são empreendimentos que começam de baixo mas com a intenção de crescer à medida que as linhas de negócio ganham tração.

Se é o seu caso, siga a leitura e confira algumas dicas que podem ajudar a fazer sua empresa crescer de maneira organizada e sustentável.

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Como fazer minha empresa crescer? Veja 12 dicas

“Como fazer minha empresa crescer” é um dos grandes dilemas de empreendedores que começam pequenos, mas sonham grande.

O processo de crescimento, como sabemos, não é simples e demanda um planejamento estratégico que envolve organização e profissionalização da gestão

Passa também pela descentralização de decisões e implementação de mecanismos de controle que monitoram o desempenho do negócio com precisão. 

Afinal, para fazer minha empresa crescer, não poderei ser mais o “faz tudo”. 

Talvez seja necessário distanciar-se do operacional para focar nos aspectos mais estratégicos, o que envolve uma mudança de mentalidade e postura.

Nesse contexto, confira a seguir algumas dicas que podem ser úteis: 

1. Construa um plano de crescimento

Se você abriu um pequeno negócio e está em busca de informações sobre como fazer sua empresa crescer, a primeira coisa que precisa é de um plano de crescimento estruturado

O documento deve conter todas as informações relevantes sobre a expansão das atividades, seja abertura de filiais, contratação de pessoas, remodelagem do organograma ou aporte de capital

2. Analise seu mercado de atuação 

O plano de expansão deve conter também dados externos, como tamanho do mercado, quantidade de concorrentes, etc.

Caso você tenha uma loja varejista, por exemplo, com atuação predominante no ambiente offline, deve considerar outros players que concorrem direta ou indiretamente com você.

Caso seu produto/serviço seja algo mais específico, reflita por que ninguém ainda pensou em oferecer a mesma solução que a sua.

Será que há demanda para fazer sua empresa crescer?

Ainda nesse contexto, considere também o mercado online, que pode abrir uma avenida de crescimento para o seu negócio, sem as barreiras do espaço-tempo.

3. Reflita sobre seu modelo de negócio

Se a sua empresa atua em segmentos tradicionais, o crescimento significa também um aumento proporcional da estrutura de custos.

Significa que para elevar o volume de vendas em uma loja física, por exemplo, você precisa aumentar também os gastos com estoques, estrutura, pessoal, etc.

É importante ficar atento aos indicadores de lucratividade para não perder eficiência operacional e reduzir as margens de lucro à medida que a empresa cresce.

Empresas inovadoras, como as startups focadas em soluções tecnológicas e digitais, geralmente têm a capacidade de crescer exponencialmente.

São modelos de negócios que conseguem multiplicar o faturamento sem elevar o custo na mesma proporção.

Uma empresa de Software como Serviço é um exemplo de negócio que não precisa repor estoque toda vez que fecha um novo contrato.

4. Prepare sua empresa para crescer

Antes de investir na expansão do negócio (abertura de filiais, franquias, subsidiárias, etc.), prepare sua empresa internamente para suportar o crescimento.

A construção de um prédio é uma boa comparação.

Um empreiteiro que pretende erguer um edifício de 10 andares precisa estruturar pilares sólidos que suportem o peso da construção.

No universo das empresas, antes de expandir as atividades, você precisa organizar sua gestão interna, criar mecanismos de controle, eleger gestores e adotar uma política de governança.

O crescimento desorganizado, em algum momento, se torna insustentável e coloca abaixo um projeto que tinha tudo para decolar.

5. Expanda/inove seus produtos/serviços

Quanto ao mix de produtos e serviços, uma empresa crescer basicamente de duas maneiras:

  • Vender mais dos mesmos produtos/serviços para novos clientes, ampliando sua prateleira de soluções
  • Vender novos produtos/serviços para os mesmos clientes, aproveitando-se do relacionamento constituído.

Ambas estratégias são válidas, desde que criteriosamente analisadas. 

Aumentar a quantidade de itens vendidos não necessariamente é a melhor opção para fazer sua empresa crescer — a menos que seu negócio precise de grande volume de vendas.

Em algumas situações, uma empresa pode crescer de maneira sustentável fazendo o oposto: retirando da prateleira produtos menos rentáveis e reforçando a venda de produtos de maior valor agregado.

6. Invista em tecnologia e automação

A tecnologia é uma grande aliada do crescimento eficiente dos negócios em todos os níveis, do estratégico ao operacional.

No departamento contábil e financeiro, você pode adotar softwares que ajudam a cumprir tarefas rotineiras e repetitivas. 

No setor de operações, pode automatizar processos e reduzir custos com mão de obra.

No atendimento ao cliente, pode usar chatbot e outras soluções de inteligência artificial para fazer a triagem e otimizar resultados.

A tecnologia é uma das principais aliadas do crescimento das empresas, inclusive quanto aos mecanismos de controle e análise de dados.

7. Capacite/expanda sua equipe

Não tem como fazer minha empresa crescer sem boas equipes, mesmo sendo um negócio digital que oferece soluções escaláveis.

Selecionar e capacitar profissionais, no entanto, é um desafio, principalmente em um cenário de escassez de mão de obra qualificada.

Nesse contexto, você deve considerar também o impacto da folha de pagamento dentro da estrutura de custo.

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que o custo com pessoal nas empresas brasileiras pode chegar a 33% do faturamento.

8. Descentralize decisões  

Em negócios pequenos, é comum o dono tomar todas as decisões e atuar na linha de frente, inclusive atrás do balcão. 

E quando minha empresa crescer?

As rotinas certamente serão diferentes quando se tem duas ou mais unidades funcionando ao mesmo tempo ou em turnos diferentes.

Um bom gestor precisará eleger novos líderes e descentralizar decisões se quiser manter o bom funcionamento.

Muitos empreendedores erram nesse ponto: não criam um organograma com funções, responsabilidades e metas por setores e acabam levando o negócio ao fracasso.

9. Faça parcerias de impacto

Boas parcerias, seja com fornecedores ou prestadores de serviço, também são essenciais para fazer sua empresa crescer de maneira sólida e sustentável.

Com os fornecedores, na medida em que demanda mais de seus produtos/serviços, você pode negociar melhores condições (preços mais baixos, prazos mais esticados).

Pode também terceirizar parte de sua operação dentro de uma estratégia de BPO (Business Process Outsourcing) a empresas especializadas, de modo a reduzir custos e otimizar resultados.

Um exemplo é a terceirização das demandas contábeis, fiscais, financeiras e trabalhistas a uma empresa de contabilidade online.

10.  Invista em marketing 

De maneira geral, crescer, seja no ambiente online ou offline, implica em aumentar o market share, o que inevitavelmente passa por uma boa estratégia de marketing. 

Trata-se de mais um exemplo de demanda que pode ser facilmente terceirizada a agências especializadas em comunicação empresarial.

Uma boa estratégia é adotar o marketing digital, que com a estratégia certa, pode atingir o público-alvo sem gastar um orçamento astronômico.

11. Adote indicadores de desempenho

Você também precisará de indicadores de desempenho para monitorar o seu negócio enquanto coloca em prática estratégias para fazer sua empresa crescer.

Existem muitos deles, e a escolha dos mais adequados deve levar em conta o seu modelo de negócio.

Alguns exemplos são:

  • CAC: Custo de Aquisição de Clientes
  • Payback: prazo de retorno de um investimento
  • Margens de lucro: lucro medido em percentual
  • Ticket médio
  • ROI: retorno sobre o investimento.

Sempre que possível, conjugue os indicadores de forma a obter uma informação mais qualificada sobre a performance do seu negócio. 

Uma boa análise de indicadores dará a você uma noção “descontaminada” do quanto sua empresa tem sido eficiente em gerar resultados.

12. Provisione os recursos financeiros

Para fazer sua empresa crescer, você precisará de recursos financeiros que podem vir basicamente de duas fontes:

  • Recursos próprios do(s) fundador(es) ou de sócios-investidores
  • Recursos de terceiros: financiamento bancário ou peer-to-peer lending (via plataformas de debt crowdfunding, por exemplo).

O capital financeiro, como sabemos, é um recurso escasso por natureza, e fazer sua empresa crescer organicamente pode levar tempo.

Captar recursos por meio do endividamento, por outro lado, pode alavancar o crescimento, mas adiciona um risco a mais ao negócio.

Se sua empresa tem histórico e mantém uma boa organização contábil-financeira, provavelmente terá crédito em melhores condições no mercado.

De todo modo, é preciso analisar, caso opte por expandir usando capital de terceiros, se o custo da dívida cabe dentro do fluxo de caixa.

Quais as principais dores do crescimento?

Bem, agora sei como fazer minha empresa crescer, mas e os desafios do crescimento, quais são?

No Brasil, o empreendedor enfrenta muitos obstáculos para nascer e crescer – a começar pela burocracia e pela alta carga tributária, que ultrapassa 33% do PIB.

Nesse contexto, as principais dores do crescimento são:

  • Capital limitado e/ou caro, dependendo da fonte e do score do cliente
  • Falta de recursos humanos: o Brasil vive um apagão de mão de obra qualificada, além de sofrer com o “assédio” de empresas internacionais
  • Concorrência: com a digitalização, não há mais fronteiras nem reserva de mercado
  • Riscos até então inexistentes ou pouco expressivos, como regulatórios, tributários, trabalhistas, financeiros, entre outros.

Na medida em que a empresa cresce, os problemas também tendem a aumentar, o que exige uma política proativa de prevenção e mitigação de riscos e conflitos.

Quais as empresas que mais crescem no Brasil?

Considerando o cenário macroeconômico, as empresas que mais crescem no Brasil geralmente estão em setores que se beneficiam de algum boom ou ciclo econômico

Ou seja, tem a ver com o recorte temporal. 

No cenário micro, há outros fatores que impactam, como a chegada de uma grande indústria em determinada região, por exemplo. 

De maneira geral, os principais setores que mais cresceram nos Brasil nos últimos anos são:

  • Tecnologia da Informação (TI), como soluções em nuvem, desenvolvimento de aplicativos e segurança cibernética
  • E-commerce e varejo online, impulsionado pela capilaridade da internet (e pela pandemia)
  • Saúde e bem-estar, devido à preocupação das pessoas com a qualidade de vida
  • Energias renováveis, como eólica, biomassa e principalmente energia solar fotovoltaica
  • Serviços financeiros digitais, como as soluções inovadoras em pagamentos, empréstimos, investimentos e serviços bancários
  • Educação a distância, com o aumento da demanda por aprendizado online, inclusive os cursos livres oferecidos por plataformas de marketplace
  • Setor de serviços em geral, que inclui consultorias, marketing digital, entretenimento e outros serviços profissionais.

Vale lembrar que o cenário econômico é dinâmico e sofre alterações ao longo do tempo. 

O que foi sucesso no passado não necessariamente continuará em tendência de crescimento no futuro

Como empreendedor, você precisa estar atento às oportunidades para tomar a melhor decisão de investimento.

Como a contabilidade pode ajudar sua empresa a crescer?

A contabilidade desempenha um papel fundamental no crescimento de empresas e organizações, fornecendo informações precisas e insights valiosos.

Com uma boa contabilidade como parceira, você tem apoio profissional em diversos aspectos, como:

  1. Planejamento financeiro: a contabilidade ajuda a empresa a entender sua situação financeira e projetar cenários futuros, sobretudo a contabilidade consultiva
  2. Análise de rentabilidade: a contabilidade pode ajudar uma empresa a identificar quais produtos ou serviços são mais lucrativos e quais precisam de ajustes
  3. Acompanhamento de indicadores-chave: margem de lucro, retorno sobre o investimento (ROI) e índice de liquidez são alguns KPIs que fornecem informações valiosas sobre a eficiência da empresa
  4. Cumprimento das obrigações fiscais e tributárias: a contabilidade garante que a empresa esteja em conformidade com suas obrigações perante o Fisco, evitando multas e penalidades.

Perceba que a contabilidade é uma ferramenta poderosa para ajudar sua empresa a crescer de forma sólida e sustentável.

Não se trata, portanto, apenas de uma assessoria básica obrigatória, mas estratégica do ponto de vista de gestão.

Vantagens da contabilidade online

A contabilidade online oferece diversas vantagens, especialmente para as micro e pequenas empresas que estão em fase de crescimento.

As principais são:

  • Acesso em tempo real aos documentos, relatórios e gráficos
  • Redução de custos: na Contabilix, você economiza até 80% em relação à contabilidade tradicional
  • Automação de tarefas repetitivas e operacionais
  • Segurança dos dados em conformidade com a LGPD
  • Integração com outras ferramentas
  • Acesso a suporte e especialistas.

Se você precisa de um parceiro contábil para fazer sua empresa crescer, venha para a Contabilix, escritório de contabilidade online fácil e segura para o seu negócio. 

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