Confira 10 dicas para começar um negócio e ideias de áreas promissoras

Dicas para começar um negócio

Está em busca de dicas para começar um negócio?

Ter chegado até este texto pode ser o primeiro passo em uma jornada empreendedora de muito sucesso.

Afinal, antes de tomar qualquer decisão sobre o próprio negócio, é preciso pesquisar, analisar e criar um plano estratégico que norteie o seu caminho.

Ao longo deste texto, confira dicas de como começar um negócio e ideias que poderão ajudar a montar seu plano e explorar as melhores oportunidades do mercado.

Vamos juntos?

😱 Tenha seu CNPJ em apenas 15 dias e sem pagar nada. Comece AGORA!

10 dicas para começar um negócio

As dicas para começar um negócio enumeradas ao longo deste artigo foram pensadas para ajudar você a ter ideias e insights sobre qual tipo de solução pretende criar e vender. 

O empreendedorismo, como sabemos, não tem fronteiras.

Você pode inovar radicalmente e criar uma disrupção no mercado ou escolher um segmento já consolidado, para o qual exista uma demanda recorrente. 

Um negócio altamente inovador certamente tem potencial para crescer exponencialmente, mas os riscos de não decolar são proporcionais.

Uma empresa de um setor tradicional dificilmente crescerá as receitas sem aumentar os gastos na mesma proporção, mas o risco de fracasso é consideravelmente menor.

O caminho do empreendedorismo é uma trilha não pavimentada, não um trilho que levará você a um destino certo e determinado.

Percorrê-la é correr riscos em busca de resultados que podem ser muito recompensadores a quem é destemido e determinado.

Vamos, portanto, a algumas dicas de como começar um negócio. 

1. Faça uma pesquisa de mercado

Partindo do pressuposto que você tem uma ideia e está em busca de dicas para começar um negócio, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado. 

Vasculhe informações na internet e em fontes públicas, como associações, Sebrae e órgãos governamentais, para obter as primeiras informações sobre o setor e o segmento. 

Se possível, faça uma pesquisa própria com seu público-alvo, a fim de identificar se há demanda para o produto ou serviço que você pretende oferecer. 

Sem informações confiáveis e sólidas, não é possível seguir adiante.

2. Crie um plano de negócios

Um plano de negócios é essencial para definir a visão, missão, metas e estratégias da sua empresa. 

Deve incluir, portanto, informações sobre a estrutura organizacional, análise de concorrência, projeções financeiras e plano de marketing.

Não precisa ser algo teórico ou extenso demais, mas deve contemplar as informações fundamentais para o embasamento de uma decisão assertiva.

3. Faça um planejamento financeiro

Para começar um negócio, você precisará de recursos, que podem ser próprios ou de terceiros, para manter a estrutura de pé até os primeiros resultados. 

Para não errar nas projeções, a dica é fazer um planejamento exequível e realista, considerando aspectos como:

Estime também a receita esperada e o tempo necessário para alcançar o ponto de equilíbrio — quando receitas e despesas se igualam.

4. Defina qual tipo de empresa abrir

Entre as dicas para começar um negócio, a escolha do tipo de empresa também é essencial.

Você precisa pensar no tipo jurídico (LTDA, SLU ou Empresário Individual, por exemplo), bem como o porte (ME, EPP, etc).

Deverá escolher também um regime tributário, como Simples Nacional (mais indicado para micro e pequenas empresas), Lucro Real ou Lucro Presumido.

5. Atenção aos trâmites burocráticos

Quanto à burocracia, a melhor maneira de lidar com ela ao abrir um negócio é contratar uma contabilidade online (a Contabilix abre sua empresa gratuitamente e 100% pela internet).

Algumas definições podem tomar muito tempo de quem não está habituado à rotina, como escolha de CNAEs, etapas da Junta Comercial, inscrições tributárias e alvarás.

Cumprir todas as exigências legais é fundamental para evitar problemas futuros, portanto, a dica é terceirizar essa parte a fim de garantir a conformidade.

6. Monte uma equipe competente

Contrate profissionais capacitados e comprometidos com a missão do seu negócio. 

Recrutar e selecionar talentos é uma tarefa desafiadora, sobretudo diante da escassez de mão de obra qualificada, mas é fundamental para o sucesso de toda empresa.

Se precisar, terceirize o processo de contratação a agências especializadas, levando em conta os diferentes tipos de contrato de trabalho permitidos pela legislação.

7. Desenvolva um plano de marketing

Criar uma estratégia de marketing ajudará a promover sua empresa e atrair clientes, principalmente nos estágios iniciais.

Identifique os canais mais alinhados ao seu público-alvo, especialmente no contexto do marketing digital.

O ambiente online, se explorado do jeito certo, pode proporcionar ótimos resultados sem a necessidade de grandes investimentos.

8. Busque orientação e construa networking

Construir bons relacionamentos e buscar orientação com quem tem experiência também são ótimas dicas para começar um negócio.

Não tenha medo de pedir ajuda: o aprendizado contínuo e a troca de experiências podem ser valiosos para o sucesso da sua empresa.

9. Prepare-se para os desafios

Abrir uma empresa pode ser motivante, mas também desafiador.

Esteja preparado para lidar com as intempéries do mercado, como concorrência e interferências macroeconômicas.

Elabore um plano de contingência e esteja preparado para se adaptar às mudanças.

10. Sempre que puder, inove

Inovar pressupõe sair do lugar comum, da zona de conforto.

A inovação pode ser excelente para os resultados do seu negócio, mas também pode levar ao fracasso se feita do jeito errado.

Por outro lado, ninguém conseguirá resultados diferentes fazendo mais do mesmo.

Assim, a dica para começar um negócio consiste em acompanhar as tendências do mercado e estar disposto a criar algo novo, mas que faça sentido. 

“Quero começar um negócio, mas não sei o quê”

Se você precisa de dicas para abrir um negócio, mas não sabe qual segmento explorar, o primeiro passo é considerar suas aptidões.

Comece avaliando suas paixões, interesses e habilidades.

Pense em atividades que gosta de fazer, nas quais você tem conhecimento e experiência.

Pode ser que você encontre aí uma ótima oportunidade de negócio.

Ideias para começar um negócio lucrativo

A seguir, confira algumas dicas para começar um negócio, mesmo que você não tenha muito recurso para investir inicialmente.

E-commerce

Crie uma loja online para vender produtos físicos, seja de produção própria ou revenda.

Identifique um nicho de mercado e defina qual o melhor modelo de negócio

Você pode ter o próprio estoque ou trabalhar em plataformas de marketplace pelo modelo dropshipping, por exemplo.

Serviços de marketing digital

O marketing digital está em alta e há grande demanda por profissionais que dominam esse mercado nos mais diferentes setores e segmentos.

Caso você tenha conhecimento e interesse em atuar na área, seu negócio pode ajudar outras empresas a crescer.

Você pode oferecer consultoria em SEO, gestão de mídias sociais, marketing de conteúdo, campanhas de publicidade online, otimização de sites e muito mais.

Desenvolvimento de aplicativos

Se você tem habilidades em programação, pode considerar também desenvolver aplicativos para dispositivos diversos, como smartphones e desktops. 

Pode ser um aplicativo para resolver um problema específico, um jogo viciante ou uma ferramenta útil para facilitar a vida das pessoas.

Trata-se de um mercado em alta, sobretudo devido à transformação digital pela qual passa o mercado em suas diferentes vertentes.

Aluguel de espaços ou equipamentos

Se você possui algum espaço disponível ou equipamentos específicos, pode também alugá-los para outros empreendedores ou empresas interessados.

É possível locar também para pessoas físicas em plataformas como o Airbnb, principalmente em cidades turísticas.

Serviços de consultoria

Se você tem experiência e conhecimento em algum setor, pode oferecer serviços de consultoria para pessoas e empresas que precisam de orientação especializada.

Trata-se de uma boa dica para começar um negócio gastando pouco.

Serviços de consultoria podem abranger as mais diversas áreas, como finanças pessoais, investimentos, recursos humanos, contabilidade, estratégia de negócios, marketing, etc.

Clubes de assinatura

Outra dica para começar um negócio é a criação de um serviço de assinatura por meio do qual seus clientes recebem produtos exclusivos, brindes ou informações relevantes sobre determinado tema ou assunto.

Você pode escolher diferentes nichos, como alimentos, produtos de beleza, livros, itens para animais, entre outros.

Educação online

Caso você tenha conhecimento específico e aprofundado sobre algum assunto de interesse de outras pessoas, talvez possa investir na educação online.

Com as plataformas de infoprodutos, é possível desenvolver cursos online ou campeonatos tutoriais em vídeo sobre um assunto do qual você tem domínio.

Os temas são os mais diversos: habilidades profissionais, aulas de música, instruções de culinária, aulas de idiomas e muitos outros.

Serviços de entrega e logística

Com o crescimento do e-commerce, os serviços de entrega são altamente demandados. 

Como dica para começar um negócio, você pode abrir uma empresa de logística que atenda às necessidades da sua região.

Caso pretenda oferecer serviços de entrega, mas não tenha veículos próprios, as locadoras costumam oferecer planos diferenciados para quem presta esse tipo de serviço.

Quanto dinheiro eu preciso para começar um negócio?

Começar um negócio certamente exige investimento, mas a quantidade exata de dinheiro necessária somente um bom plano financeiro pode prever.

Caso sua intenção seja abrir um negócio offline, tipo uma loja ou uma empresa de logística, o investimento certamente será maior do que um negócio online.

Uma boa dica para começar um negócio, tendo uma ideia do tamanho do orçamento, é tomar como base as franquias e microfranquias que divulgam os valores dos investimentos.

Em uma lista divulgada pelo Portal do Franchising, há opções com investimento a partir de R$ 5,9 mil.

Em uma reportagem da revista Exame, você encontra microfranquias a partir de R$ 4,5 mil.

Mesmo que você não queira ser um franqueado, os valores podem servir de base para o seu próprio plano financeiro, que deve considerar gastos, como:

  • Custos legais e burocráticos de abertura do CNPJ
  • Infraestrutura e equipamentos
  • Marketing e publicidade
  • Estoque inicial (se houver)
  • Custos operacionais até o break even.

Vale a pena pedir empréstimo para começar um negócio?

Começar um negócio com capital de terceiros não é necessariamente algo ruim, desde que planejado do jeito certo.

Os riscos, claro, são potencializados. 

Ao pegar um empréstimo para empreender, você assume um compromisso certo (o pagamento da dívida + juros) para um retorno incerto (os lucros do seu negócio).

Muitos empreendedores, no entanto, topam correr esse risco e buscam mitigá-los com muito planejamento.

Antes de se endividar para começar uma empresa, portanto, atente-se à:

  • Viabilidade do seu negócio: concorrência, potencial de lucro, riscos de insucesso
  • Capacidade de pagamento: as parcelas da amortização e dos juros devem ser contempladas pelo fluxo de caixa estimado
  • Outras opções de capitalização: você pode estudar alternativas ao endividamento, como um sócio-investidor que topa correr os mesmos riscos que você.

Antes de tomar qualquer decisão, a dica é buscar aconselhamento de especialistas financeiros, como contadores ou consultores de negócios, a fim de analisar e validar seu plano.

Como começar um negócio online?

Entre as dicas para começar um negócio, o empreendedorismo digital e suas infinitas oportunidades certamente têm lugar de destaque.

Além de relativamente mais barato do que um negócio convencional, abrir uma empresa online tem uma característica muito peculiar: a capacidade de ganho em escala

Significa que, sobre uma mesma base de custo, dependendo do modelo de negócio, você pode crescer exponencialmente e gerar resultados extraordinários.

Nesse contexto, as dicas para começar um negócio online são:

  1. Escolha um nicho de mercado com o qual você se identifica
  2. Escolha um modelo de negócios: loja online de produtos físicos, marketplace, plataforma de assinatura ou marketing de afiliados, por exemplo
  3. Presença online: domínio relevante e um site profissional
  4. Estratégia eficiente de marketing digital
  5. Adoção de indicadores de performance.

Vale ressaltar que as facilidades da internet não são garantias de sucesso.

Começar um negócio online requer dedicação, trabalho árduo e persistência.

Esteja disposto a aprender e a se adaptar às mudanças do mercado, oferecendo sempre soluções que façam a diferença para os seus clientes.

Abra o CNPJ do seu negócio de graça

Se ao ler as dicas de como começar um negócio, você chegou à conclusão de que está pronto para dar o primeiro passo, saiba que pode contar com a Contabilix. 

Somos uma empresa de contabilidade online especialista em soluções para micro e pequeno negócios, desde a abertura grátis de CNPJ até os serviços de assessoria contábil.

Abrimos sua empresa dentro dos melhores enquadramentos jurídicos para que você pague o mínimo possível de impostos.

🚨 Clique aqui e garanta a abertura de empresa grátis, online e sem burocracia!

Automatize sua contabilidade e maximize suas operações financeiras com Contabilix.

Abra sua empresa gratuitamente, sem sair de casa, sem burocracia e em até
15 dias úteis.

ABRIR CNPJ GRÁTIS

Contabilidade completa

A partir de R$ 94/mês
1º mês grátis.

Trocar de contador

Mais posts

Traga sua empresa para a Contabilix e garanta: