Veja como abrir empresa de marketing digital e quais os desafios e oportunidades

Abrir empresa de marketing digital

Abrir uma empresa de marketing digital está nos seus planos?

Esse, de fato, é um mercado amplo, com oportunidades nas mais diferentes áreas e que ganhou um impulso extra com o isolamento social decorrente da pandemia. 

Uma pesquisa sobre agências digitais (veremos mais sobre ela adiante) mostra que 82,3% dos empreendedores acreditam que o tamanho do mercado é a principal vantagem de abrir uma empresa no segmento.

Afinal, as demandas por esse tipo de serviço podem surgir de qualquer setor ou segmento, desde as micro e pequenas empresas às grandes corporações.

Se você também quer mergulhar nesse mercado e abrir sua empresa de marketing digital, confira neste artigo um passo a passo de como proceder.

Vamos lá?

Vale a pena abrir empresa de marketing digital?

Considerando os dados mais recentes das pesquisas de mercado, sim, vale muito a pena abrir uma empresa de marketing digital

As oportunidades existem em praticamente todos os setores e segmentos, sem barreiras geográficas ou empecilhos regulatórios. 

Graças à hiperconectividade e às ferramentas que proporcionam trabalhar a distância, seu cliente pode estar em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

A flexibilidade se estende também à formação de equipes, que podem trabalhar remotamente em home office sem comprometer a qualidade da entrega.

Quanto aos números, levantamentos recentes mostram que o mercado digital está em evidente tendência de alta.

Conforme uma pesquisa do Data Reportal (em inglês), o Brasil tinha uma população total de 214,7 milhões de habitantes em 2022, das quais 165,3 milhões são usuários de internet.

Outros dados relevantes da pesquisa são:

  • Os usuários de internet aumentaram 5,3 milhões (+3,3%) entre 2021 e 2022
  • A velocidade média de conexão móvel à internet aumentou 3,42 Mbps (+17,8%) nos doze meses até o início de 2022
  • O Facebook tinha 116 milhões de usuários na ocasião da pesquisa
  • O YouTube tinha 138 milhões
  • O Instagram, 119,5 milhões
  • O TikTok, 74 milhões
  • O LinkedIn, 52 milhões
  • O Twitter, 19,05 milhões de usuários no início de 2022.

A pesquisa revela também a taxa de alcance dos anúncios nas principais redes sociais, incluindo a separação da audiência por gênero. 

São dados que, se tratados e interpretados do jeito certo, podem abrir horizontes de oportunidades.

Quanto ao número de empresas de marketing digital em especial, o que se vê também é o surgimento de novos players. 

Conforme a pesquisa Panorama das Agências Digitais, realizada pela MLabs, Resultados Digitais e Rockcontent, os números são animadores.

Os principais dados são:

  • 60,6% dos clientes das empresas de marketing digital são pequenas empresas
  • 33,44% das agências estão em São Paulo, seguido por Minas Gerais, com 9,47%
  • 44,1% das agências atendem em todo o território nacional (11,8%, internacional)
  • 30,9% das agências têm entre 1 e 3 anos de idade (24,4% foram fundadas há manos de um ano)
  • 40,2% das empresas de marketing digital são classificadas como “eugência”: só tem o fundador
  • 58,1% não é especialista em nenhum nicho de mercado.

Quanto aos setores e segmentos mais representativos para as empresas de marketing digital, a pesquisa traz um ranking liderado pelo setor de saúde e estética, seguido do de varejo e pequenos negócios.

O agronegócio aparece em último lugar, com apenas 13,8%.

Ao analisar os dados, é possível concluir que existem muitas pequenas e novas empresas de marketing digital em um mercado em fase de consolidação. 

Vale destacar que, por ser um tipo de negócio que exige uma estrutura leve, os investimentos para abrir empresa de marketing digital é muito menor se comparado a um negócio convencional.

Além do mais, há possibilidade de crescimento exponencial e ganho em escala, algo muito almejado pelas startups e empresas de inovação tecnológica.

Ao abrir uma empresa de marketing digital, você pode oferecer diferentes tipos de serviços com o objetivo de promover marcas, produtos ou serviços, aumentar o tráfego ou melhorar a presença digital de seus clientes.

O que faz uma empresa de marketing digital?

Nesse contexto, os principais serviços são:

  • Marketing de conteúdo
  • Publicidade online
  • Gestão e monitoramento de mídias sociais
  • Planejamento estratégico de marketing
  • E-mail marketing
  • Automação de marketing
  • Consultoria de vendas
  • Design e audiovisual
  • Criação de landing pages 
  • Desenvolvimento de sites e blogs e muito mais.

No fim das contas, o objetivo principal é um só: captar e fidelizar clientes, aumentar as vendas e, consequentemente, os resultados da empresa do cliente.

Como abrir uma empresa de marketing digital?

As etapas de abertura de uma empresa de marketing digital podem ser divididas em duas fases principais:

  1. Elaboração do plano de negócios
  2. Formalidades de registro e abertura do CNPJ.

O plano de negócios

O plano de negócios, mesmo nos moldes lean startup, precisa contemplar todas as informações essenciais sobre a empresa de marketing digital.

Você precisará definir a necessidade de investimento, o plano de marketing (sim, assim como os clientes, a sua empresa de marketing digital também precisa de divulgação), bem como a projeção financeira.

Lembre-se de que o plano de negócios não precisa ser algo engessado, pelo contrário: pode ser ajustado ao longo do tempo, assim que novos acontecimentos se concretizem.

Uma das informações mais relevantes dentro do contexto do planejamento é a definição do foco de atuação da empresa de marketing digital.

Sua empresa pode ser:

  1. Agência full-service, aquela que atende todas as demandas de marketing digital do cliente, mesmo que seja necessário firmar parcerias com outras agências
  2. Agência especialista: empresa de marketing digital especializada em determinado nicho do mercado, como marketing de conteúdo ou automação, por exemplo.

Na pesquisa sobre panorama das agências de marketing digital 2022, do qual falamos no tópico anterior, 37,4% das empresas no Brasil são especialistas.

Etapas de registro e formalização

Com o plano de negócios pronto, o passo seguinte para abrir uma empresa de marketing é procurar uma contabilidade online (a Contabilix abre sua empresa gratuitamente) e formalizar o negócio. 

As etapas mais importantes são:

Escolha da natureza jurídica ou tipo societário

Caso você queira abrir uma empresa de marketing digital sem sócio, a dica é escolher uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Você até pode abrir uma empresa como Empresário Individual, mas nesse caso seu patrimônio pessoal se confunde com o patrimônio empresarial para fins jurídicos.

Porte e regime tributário

Para quem está começando, a dica é abrir uma Microempresa, que pode faturar até R$ 360 mil por ano, ou Empresa de Pequeno Porte (até R$ 4,8 milhões). 

Quanto ao regime tributário, o Simples Nacional, que congrega as MEs e EPPs, pode ser uma opção vantajosa, devido à simplificação dos processos tributários.

Nada impede, no entanto, que sua empresa de marketing digital opte pelo Lucro Presumido ou Lucro Real, desde que devidamente orientada por um contador.

Documentação e registro

As demais etapas burocráticas de abertura de uma empresa de marketing digital perante os órgãos do governo consistem em:

  1. Consulta prévia de viabilidade do nome empresarial e do endereço da agência
  2. Coleta de dados no sistema Redesim
  3. Elaboração do contrato social
  4. Obtenção dos licenciamentos, caso necessário.

Registro da marca no INPI

Se você tem a intenção de crescer nesse mercado, além de registrar a empresa formalmente perante os órgãos governamentais, considere também registrar sua marca no INPI.

Além de garantir segurança jurídica, uma marca registrada é uma propriedade, um ativo de valor que pode até ser negociado.

Qual o CNAE para empresa de marketing digital?

Durante o passo a passo de abertura da empresa de marketing digital, você precisará definir também o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica). 

O código, definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla/IBGE), tem como objetivo permitir ao governo fiscalizar e classificar as empresas em atividade no país.

No caso de uma empresa de marketing digital, os códigos mais apropriados são:

  • 7311-4/00 – Agências de publicidade
  • 7319-0/03 – Marketing direto
  • 7319-0/04 – Consultoria em publicidade.

Vale ressaltar que você pode escolher um CNAE principal e até 99 secundários, conforme a variedade de serviços que pretende oferecer.

Quais são os desafios de abrir uma empresa de marketing digital?

Abrir formalmente uma empresa de marketing digital, como vimos, é a parte fácil. 

Uma boa parceira de contabilidade online, como a Contabilix, abre sua empresa gratuitamente e em poucos dias.

Os principais desafios vêm depois, durante a fase de operações.

Conforme a pesquisa Panorama das Agências Digitais 2022, os principais obstáculos enfrentados pelas empresas de marketing digital são:

  • Transmitir valor nos resultados entregues (62,%)
  • Precificar e vender seus serviços (47,%)
  • Estruturar a operação e organizar processos (42%)
  • Explicar o funcionamento do marketing digital aos clientes (35,8%)
  • Encontrar profissionais qualificados (30,8%)
  • Reter clientes (30,4%).

Vale mencionar também que, nesse mercado, a concorrência é ilimitada e há muito imediatismo criado pela própria dinâmica do ambiente digital.

Portanto, para evitar frustrações, é importante alinhar as expectativas com o cliente.

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