Oportunidade de negócio: o que é, como identificar e exemplos

Oportunidade de negócio

Quer empreender, mas ainda não encontrou uma oportunidade de negócio aderente ao seu perfil e objetivos?

Em toda jornada empreendedora, essa fase é marcada por muito mais perguntas do que respostas, então não há com o que se preocupar.

Se você está lendo este post, significa que começou a pesquisar sobre o assunto, o que é um ótimo começo

Afinal, não basta ter uma ideia de negócio apenas. 

É preciso testar hipóteses, pesquisar e comparar pontos positivos e negativos antes de seguir adiante. 

Quer saber como identificar uma oportunidade de negócio e transformá-la em um empreendimento rentável?

Então avance na leitura, porque é disso que vamos tratar. 

O que é oportunidade de negócio?

Oportunidade de negócio é a possibilidade real, factível e viável técnica e economicamente de criar uma solução para um problema relevante que atinge um público significativo.

Pode ser identificada em mercados consolidados com espaço para inovação

Ou em mercados totalmente novos, chamados de “oceano azul”, um contraponto ao conceito de “mar vermelho” representado por setores repletos de concorrentes.

Seja qual for a situação, uma oportunidade de negócio nasce de um problema para o qual ainda não há uma solução satisfatória.

Quanto maior o problema, maiores as chances de o público-alvo topar pagar pelas soluções que você pretende oferecer.

Quanto mais alto o número de pessoas acometidas pelo problema detectado, maiores as chances de a oportunidade de negócio resultar em uma empresa lucrativa e rentável no médio/longo prazo.

Qual a diferença entre ideia e oportunidade de negócio?

Uma ideia antecede uma oportunidade de negócios

São, portanto, conceitos complementares. 

Para identificar uma oportunidade de negócios, primeiro é preciso ter uma ou várias ideias que podem surgir das circunstâncias mais inusitadas. 

Um empreendedor atento pode ter diversas ideias de negócios conversando com clientes, com amigos ou em um workshop. 

Pode ampliar seus horizontes também ao ler livros sobre empreendedorismo ou pesquisar na internet sobre o assunto.

Para descobrir se a ideia tem potencial para se transformar em uma oportunidade de negócio, no entanto, precisará pesquisar a fundo, analisar cenários, comparar o custo de oportunidade, etc.

Há excelentes ferramentas de gestão que permitem testar ideias de negócio – veremos exemplos mais adiante.

No universo das startups, negócios que atuam na fronteira da inovação, usa-se muito o MVP (Minimum Viable Product) como forma de testar e validar ideias.

Em mercados convencionais, há outras ferramentas, como a análise 360, análise SWOT, pesquisa de mercado, entre outras. 

A principal diferença entre uma ideia de negócio e uma oportunidade de negócio, portanto, é que a primeira, por ser apenas uma ideia, não tem compromisso com a viabilidade técnica, econômica ou financeira.

A segunda, sim. 

Como encontrar oportunidades de negócios?

Vimos que para encontrar boas oportunidades de negócios, primeiro você precisa de boas ideias.

Mas onde encontrar boas ideias?

Como saber se vale ou não a pena investir nelas?

Apesar de não haver respostas exatas para perguntas como essas, algumas dicas podem ajudar, como vamos ver a seguir.

7 fontes de oportunidades de negócios

As 7 fontes de oportunidades inovadoras foram listadas por Peter Drucker, considerado o pai da administração e da gestão moderna, em seu livro “Inovação e Espírito Empreendedor”, escrito em 1985:

  1. O inesperado: resultado de um evento imprevisível, que pode ser o sucesso ou o fracasso de alguma empresa ou solução que abra espaço para a inovação. As startups chamam isso de “pivotagem”
  2. A incongruência: trata-se basicamente da diferença entre expectativa e realidade, ou seja, a realidade como ela é e como deveria ser. Muitas oportunidades surgem da deficiência de negócios que já existem
  3. A necessidade do processo: diz respeito à eficiência e à produtividade proporcionadas por soluções inovadoras. Os aplicativos de transporte são exemplos de como o um novo processo mudou completamente um serviço que já existia
  4. Mudanças estruturais: a oportunidade de negócio a partir de mudanças estruturais diz respeito às tendências, incluindo aspectos macroeconômicos, comportamentais, geopolíticos, etc
  5. Mudanças demográficas: considera diferentes aspectos relacionados à população, como envelhecimento, aumento ou redução da renda per capita, papel da mulher no mercado de trabalho, entre outros
  6. Mudanças de percepção: diz respeito às oportunidades de negócio ancoradas pelo surgimento de novas “necessidades” até então inexistentes. Alimentação saudável, educação financeira e carreira flexível são alguns exemplos
  7. Conhecimento novo: boas oportunidades de negócios são geradas também a partir de novos conhecimentos, tanto científico quanto não científico, sobretudo quanto à aplicação de novas técnicas que transformam processos e criam novas soluções.

Análise 360 da oportunidade de negócio

Vimos que uma ideia de negócio é diferente de uma oportunidade de negócio e que há 7 fontes de oportunidades inovadoras às quais você pode recorrer.

Mas como analisar diferentes ideias e escolher a que tem maior potencial de retorno?

Uma das ferramentas para isso é a análise 360 da oportunidade de negócio.

Indicada para empreendedores que estão na fase de maturação da ideia, tem capacidade de produzir reflexões sob diferentes pontos de vista.

A análise 360 da oportunidade de negócios avalia uma ideia sob dois aspectos:

  1. Interno, ao relacionar a ideia com o perfil do empreendedor
  2. Externa, ao avaliar a ideia com base no mercado em questão. 

Para obter um resultado visual e de fácil compreensão, imagine uma pizza cortada em fatias.

Em cada fatia, você deve inserir perguntas, como:

  • Minha ideia resolve o problema de quantas pessoas? (Dezenas, milhares, milhões, bilhões)
  • Qual classe de problema minha ideia resolve? (Básica, de segurança, social, autorrealização)
  • Qual o alcance da minha ideia? (Cidade, região, país, mundo)
  • Qual o tamanho do mercado: (R$ milhares, R$ milhões, R$ bilhões)
  • Qual a lucratividade? (Baixa, média, alta, muito alta)
  • Minha ideia é inovadora? (Não, na região, no segmento, no Brasil, no mundo)
  • A ideia de negócio representa uma de minhas paixões? (Não, mais ou menos, sim, com certeza sim)
  • Conhece muitas pessoas que pagariam pela ideia de negócio? (Não, talvez sim, acho que sim, sim).

Ao colocar cada questão dentro de cada uma das “fatias de pizza”, escreva as opções de respostas em linha do centro para as bordas, de modo que você possa marcar cada uma delas na medida em que faz a análise. 

Ao ligar todos os pontos, você terá um “mapa perceptual” capaz de revelar a possibilidade de a ideia se tornar uma boa oportunidade de negócio. 

Quanto mais “expandido” e mais “desamassado” for o mapa, melhor (veja imagem abaixo. Fonte: Sebrae).

Caso você tenha mais de uma ideia de negócio, a dica é usar a ferramenta para analisar uma por vez.

Com os resultados individuais, compare-os antes de tomar uma decisão.

Ao avaliar o resultado dos testes, lembre-se de que é preciso fazer ponderações e considerar aspectos subjetivos que talvez não tenham sido contemplados pela ferramenta.

Nem sempre a solução mais abrangente, em um mercado bilionário, para as necessidades mais altas da pirâmide de Maslow será a melhor oportunidade de negócio para você.

Exemplos de oportunidade de negócio

Há diversos exemplos bem sucedidos de oportunidades de negócios exploradas por empreendedores que tiveram visão de mercado e coragem para investir.

Vamos conferir alguns.

1. Cacau Show

Não foi à toa que a rede de franquias Cacau Show, do empresário Alexandre Tadeu da Costa, alcançou a marca de R$ 4 bilhões em faturamento em 2022.

Sua trajetória de rápido crescimento se baseia não apenas em clientes que gostam de chocolate, mas também de presentear sem gastar muito.

Atualmente a maior rede de chocolates finos do mundo, a Cacau Show tem mais de 3,7 mil lojas no Brasil em um segmento que já era tradicional e consolidado.

2. Nubank

O Nubank fechou o ano de 2022 como o quinto maior banco do país em número de clientes, atrás apenas de Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. 

Como uma fintech fundada em 2013 conseguiu esse feito em tão pouco tempo?

Resolvendo um problema clássico dos grandes bancos: burocracia, longas filas para atendimento e cobrança de taxas para todo e qualquer serviço.

Ao explorar essa lacuna mal preenchida por outros players e oferecer soluções de crédito (e depois bancárias e de investimento) para um público negligenciado, chegou a valer US$ 41,5 bilhões na estreia na bolsa de Nova York. 

3. Uber

O sucesso do Uber também é um caso de oportunidade de negócio criada a partir da inovação disruptiva em um mercado tradicional. 

Ao criar um aplicativo que resolve um problema de mobilidade urbana e cria, ao mesmo tempo, oportunidade de renda extra para motoristas, promoveu uma verdadeira transformação no mercado. 

No caso do Uber, além de quebrar paradigmas mercadológicos, a empresa precisou vencer também barreiras regulatórias importantes para ganhar escala e crescer exponencialmente.

Crise econômica x oportunidades de negócios: qual é a relação?

Crise econômica e oportunidades de negócios parecem conceitos antagônicos, mas não são. 

A verdade é que muitos negócios nascem e crescem em momentos de turbulência graças às oportunidades detectadas por empreendedores visionários.

Há uma frase célebre que resume essa relação crise x oportunidade: “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”.

Os teóricos dizem que os mercados funcionam em ciclos: crescimento, boom, recessão e recuperação.

Os ciclos, no entanto, não respeitam uma cronologia exata e as crises podem surgir a partir de fenômenos imprevisíveis e causar impactos generalizados, como o caso da pandemia. 

Mesmo assim, pode abrir diversas oportunidades de negócios — o e-commerce e o home office, por exemplo, criaram diversas oportunidades no período de distanciamento social. 

Durante as crises, as pessoas podem mudar os hábitos de consumo e priorizar outros produtos e serviços, abrindo oportunidades para os empreendedores mais atentos. 

Em tempos de crises, oportunidades podem surgir também no universo B3B, como serviços de consultoria e treinamentos para outras empresas que precisam se preparar.

As crises econômicas, em suas diferentes formas, fazem parte do sistema capitalista e sempre vão existir.

Assim, o melhor a se fazer é compreender o contexto de cada uma delas e aproveitar as oportunidades de negócios que inevitavelmente vão surgir.

Tendências e oportunidade de negócios para 2023

Podemos afirmar que as oportunidades de negócios para 2023 estão relacionadas direta ou indiretamente às novas tecnologias.

Sobre esse assunto, o Sebrae elaborou um e-book com uma lista das tendências gerais de empreendedorismo, principalmente no âmbito dos micro e pequenos negócios:

Inteligência Artificial (IA)

Ótimas oportunidades de negócios devem surgir em 2023 por meio das ferramentas criadas a partir da Inteligência Artificial, a exemplo do ChatGPT.

A tendência é que cada vez mais organizações adotem recursos tecnológicos para automatizar tarefas e otimizar operações em busca de eficiência operacional.

Internet das Coisas (IoT)

Com a universalização do 5G, a Internet das Coisas (IoT) também deve abrir diferentes oportunidades de negócios, sobretudo para empresas que oferecem soluções para outras empresas.

Com o aumento da velocidade da rede e a redução da latência, as organizações usarão cada vez mais a conexão entre dispositivos para produzir dados e automatizar operações, sobretudo no setor industrial.

Tecnologia blockchain 

Novas oportunidades devem surgir ainda da tecnologia blockchain, a mesma usada em transações com criptoativos e que tem despertado o interesse de diversos outros setores e segmentos.

Com o aumento das transações eletrônicas e a necessidade cada vez maior de transparência nos processos, empresas que investem em cibersegurança certamente terão um mercado amplo para explorar.

Soluções ESG

As soluções ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), cada vez mais exigidas por clientes e investidores, também devem entrar no radar de empreendedores em 2023.

A carência de serviços e produtos inclui tanto o consumidor final quanto empresas que precisam integrar boas práticas sustentáveis ao cotidiano operacional.

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Seja no ambiente físico ou virtual, as oportunidades de negócio existem, mas são visíveis apenas aos empreendedores capazes de enxergá-las e transformá-las em projeto.

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