Contabilidade para startups: 7 motivos para migrar para a nuvem

Contabilidade para startups: 7 motivos para migrar para a nuvem

A contabilidade para startups precisa ser tão ágil, flexível e inovadora quanto esse tipo de empresa.

Afinal, o empreendedor à frente de um negócio criativo não tem tempo a perder com burocracia, e precisa de um serviço que acompanhe seu ritmo acelerado.

Além disso, uma empresa que cresce rápido, aposta em inovação e depende de investimentos deve ter atenção redobrada à sua saúde financeira

Por isso, vamos mostrar como a contabilidade para startups pode ser feita 100% pela internet, e por que é tão importante contar com esse serviço na gestão. 

Continue lendo e descubra como agilizar suas rotinas contábeis. 

A contabilidade para startups é necessária?

A contabilidade para startups não apenas é necessária, como na maioria das vezes obrigatória por lei. 

Isso porque todas as empresas precisam seguir um sistema de contabilidade, de acordo com a Lei das S/A (Lei nº 6.404/1976), com seus demonstrativos devidamente assinados por contadores habilitados.

A única categoria que não tem obrigação de contratar o serviço é o MEI (Microempreendedor Individual), mas ainda assim existem vantagens em contar com apoio profissional nessa área.

Assim, do ponto de vista legal, as startups precisam do serviço de contabilidade para cumprir suas obrigações tributárias, manter sua escrituração em dia e emitir notas fiscais, por exemplo. 

Mas a contabilidade para startups é muito mais do que burocracia e emissão de documentos: é também uma ferramenta de gestão valiosa, que fornece todas as informações sobre o patrimônio e desempenho financeiro da organização. 

Para empresas de crescimento rápido que precisam otimizar ao máximo seus recursos, é ainda mais importante ter um contador parceiro ou um sistema inteligente, que ofereça dados financeiros essenciais à tomada de decisão e ao planejamento do negócio.

Aliás, uma das principais causas de falência precoce das startups é justamente a falta de planejamento financeiro, devido ao cenário de incertezas e dificuldades de acesso ao capital. 

Muitas vezes, os negócios mais inovadores começam com um caixa limitado, e têm na captação de recursos sua principal estratégia de sobrevivência e crescimento.

A seguir, vamos entender melhor o contexto financeiro das startups do país. 

Como a contabilidade pode ajudar as startups

Agilidade, facilidade e baixo custo são três palavras-chave da contabilidade para startups.

Mas a necessidade de organização financeira também ajuda a entender a importância do contador para esse tipo de empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, publicada em 2018 na Época Negócios, cerca de 30% das startups brasileiras fecharam as portas entre 2017 e 2018.

Os principais motivos apontados pelos empreendedores foram a dificuldade de obter capital (40%), obstáculos para entrar no mercado (16%) e divergências entre sócios (12%).

Isso mostra que dinheiro — ou a falta dele, no caso — é o principal desafio a ser superado pelos empreendedores criativos.

Um outro estudo, conduzido pela aceleradora Startup Farm em 2016, também publicado na Época Negócios, mostrava um cenário bem pior: 74% das startups fechavam após cinco anos de existência.

A maioria das startups que participaram das pesquisas afirmaram que é mais complicado conseguir investidores no Brasil, pois há uma preferência geral pelo mercado financeiro ao invés do setor produtivo.

Mas parece que essa situação está melhorando: só em 2019, as startups brasileiras captaram R$ 8,7 bilhões, representando uma alta de 40% nos aportes de fundos de investimentos, conforme publicado pela Valor Investe em novembro de 2019.

Ao todo, foram 211 rodadas de investimento para o ecossistema brasileiro, com destaque para as empresas de tecnologia e internet.

Os principais investidores, no caso, são norte-americanos, que contribuíram sozinhos com R$ 6,23 bilhões por meio de fundos do exterior.  

Ou seja: há perspectivas de recursos para startups no país, e a contabilidade é essencial para controlar esse capital e garantir a organização financeira da empresa.

Além disso, existem particularidades das startups que tornam sua contabilidade única — como veremos a seguir. 

Contabilidade para startups x contabilidade tradicional

É bem diferente fazer contabilidade para startups e para pequenas e médias empresas em geral. 

Isso porque, geralmente, as empresas tradicionais têm um modelo de negócio de crescimento gradual, com várias etapas de planejamento e um plano de negócio mais convencional. 

Já as startups são marcadas pelo crescimento acelerado, soluções disruptivas e negócios escaláveis, que podem multiplicar seu tamanho rapidamente e mudar a situação financeira e patrimonial com frequência. 

Basta pensar no impacto do recebimento de aportes milionários, no preparo necessário para o lançamento de um IPO e na agilidade que o contador precisa ter para lidar com as constantes mudanças de enquadramento tributário e legal. 

Além disso, as startups estão totalmente inseridas no contexto da era digital e economia criativa, e precisam de um serviço de contabilidade que acompanhe seu ritmo e utilize as mesmas tecnologias.

Some a isso a falta de tempo e recursos, pois as startups quase sempre trabalham com equipes enxutas e precisam de soluções práticas e flexíveis para gerenciar suas finanças — sem perda de tempo com burocracia.

Esses são apenas alguns exemplos de particularidades da contabilidade para startups, que precisa ser tão inovadora quanto sua categoria de clientes.  

7 motivos para levar a contabilidade de startups para a nuvem

Depois de entender o que torna a contabilidade para startups única, é fácil concluir que um serviço digital é a melhor solução para esse tipo de empresa.

Felizmente, existe a contabilidade online: a prestação de serviços contábeis 100% digital e na nuvem, sob medida para empresas jovens e hiperconectadas.

Confira os principais motivos para utilizar essas plataformas. 

1. Mais rapidez e praticidade 

A contabilidade para startups tem que funcionar no mesmo ritmo da empresa, e a internet é o meio certo para agilizar as rotinas contábeis. 

Se você imagina o contador perdendo horas com o preenchimento e envio de papéis ou planilhas, saiba que isso ficou no passado: a maioria das tarefas burocráticas já foram automatizadas ou podem ser feitas em poucos cliques. 

Por isso, a contabilidade online é a maneira mais prática e rápida de manter suas obrigações com o fisco em dia, calcular impostos, emitir relatórios e fechar o balanço da empresa — tudo pela internet e sem papelada. 

2. Abertura de empresa simplificada

Se você está se preparando para formalizar sua startup, a contabilidade online é o caminho mais curto para abrir o negócio o mais rápido possível.

O Brasil é conhecido pela burocracia e custos para abertura de empresa, e o processo tradicional costuma levar muito tempo e exigir vários trâmites.

Ainda bem que os contadores digitais conseguiram acelerar esse processo e ajudam você a fazer praticamente tudo do conforto da sua casa — e obter seu CNPJ facilmente.

3. Auxílio no planejamento tributário

A questão tributária é fundamental na contabilidade para startups, pois existem vários incentivos fiscais para algumas categorias (tecnologia, por exemplo) e enquadramentos que podem ser mais vantajosos para essas empresas. 

Inclusive, o governo anunciou que pretende encaminhar em breve uma proposta de regime tributário diferenciado para estimular o desenvolvimento das startups, conforme noticiado pela Época Negócios em novembro de 2019.

Assim, ao contar com uma consultoria tributária online, você saberá como reduzir sua carga de impostos e aderir ao regime mais adequado para a sua startup. 

4. Redução de custos

Além de resolver os assuntos financeiros e legais da sua empresa, a contabilidade online também representa uma redução de custos significativa.

Basicamente, você pode economizar até 90% dos gastos com contadores tradicionais ao optar por uma solução digital, graças ao poder da automação e integração de dados.

Isso porque as rotinas como emissão de notas fiscais, folha de pagamento e cálculo de impostos já estão inclusas no sistema, reduzindo os custos dos serviços e aumentando sua eficiência.

5. Liberdade de acesso às informações

No cotidiano de uma startup, você provavelmente não estará o tempo todo no escritório ou com tempo para avaliar seus dados contábeis no computador.

Nesse caso, a contabilidade online é perfeita, pois permite que você acesse suas informações e documentos a qualquer hora e lugar, em um sistema disponível 24 horas e adaptado a dispositivos móveis. 

6. Atendimento e consultoria online

Já imaginou poder tirar dúvidas e pedir informações ao seu contador online, a qualquer momento do dia?

Com a contabilidade online, você tem a opção do atendimento personalizado via chat e e-mail, que facilita — e muito — a comunicação no dia a dia. 

Além disso, os serviços de consultoria e apoio à gestão também podem ser prestados pela internet, levando informações valiosas até você no timing certo. 

7. Análise de relatórios em tempo real

Para fechar, a contabilidade online é fundamental para startups que querem garantir sua saúde financeira e planejar seu crescimento, pois oferece relatórios contábeis em tempo real.

Demonstrativos como o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), balanço patrimonial, balancete e livro caixa são guias valiosos para você acompanhar o desempenho financeiro da empresa, fazer projeções e tomar decisões certeiras.

Se precisar de ajuda com a gestão, o contador estará conectado para fornecer insights exclusivos e auxiliar no planejamento, execução e controle do seu negócio. 

Na Contabilix, por exemplo, você tem todas as facilidades acima e ainda conta com assessoria completa e consultoria personalizada. 

Entendeu como funciona a contabilidade para startups e por que o serviço online vale a pena?

Então, aproveite para testar a plataforma da Contabilix por um mês grátis e agilizar ainda mais sua gestão.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *