Contabilidade financeira: o que é, qual o objetivo, importância e como melhorar

Contabilidade financeira

A contabilidade financeira é uma das especialidades contábeis mais importantes no contexto da gestão de negócios por lidar diretamente com elemento fundamental: as finanças.

Afinal, o interesse dos stakeholders pelos relatórios financeiros tem como “pano de fundo” uma premissa básica de qualquer negócio: gerar lucros e resultados.

Uma empresa que cresce de maneira sustentável e apresenta lucros recorrentes certamente deve ter um bom modelo de negócio e uma gestão eficiente.

Como as finanças permeiam todos os setores da organização, analisar a contabilidade financeira é também uma das maneiras de analisar a saúde do negócio.

É por isso que investidores, credores, governo e parceiros se interessam tanto pelos demonstrativos financeiros e pela contabilidade financeira de maneira geral, como veremos a seguir.

🚨 Troque de contador e ganhe UM MÊS GRÁTIS. Experimente AGORA!

O que é contabilidade financeira?

Contabilidade financeira é uma especialidade contábil que se dedica à sistematização, registro, análise e interpretação das transações financeiras de uma empresa.

Seu propósito é fornecer uma visão clara da saúde do negócio, servindo de base para a tomada de decisões, tanto do gestor quanto do público externo. 

Cabe mencionar que a contabilidade, enquanto ciência que estuda o patrimônio das entidades, é um complexo sistema de informações que contempla as atividades de uma organização em determinado período. 

Esse processo ocorre basicamente em três etapas:

  1. Reconhecimento da natureza econômica de cada evento: entrada, saída, ativo, passivo, etc
  2. Mensuração: custo histórico, valor de mercado, custo corrigido pelos índices de inflação, etc
  3. Evidenciação: demonstrações do que ocorreu na empresa no período de tempo analisado.

Analogicamente, uma das maneiras de entender o contexto da contabilidade é compará-la aos serviços de medicina.

Assim como há o clínico geral e os médicos especialistas, a contabilidade é subdividida em campos específicos de interesse, como:

  • Contabilidade bancária
  • Contabilidade securitária 
  • Contabilidade pública, etc.

Ou por especialidades:

  • Contratilidade gerencial
  • Contabilidade de custos
  • Contabilidade financeira
  • Contabilidade fiscal, etc.

Qual a diferença entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial?

A contabilidade financeira, como vimos, lida especificamente com finanças e sua principal função é reconhecer, mensurar e evidenciar as transações financeiras da organização.

Seus relatórios financeiros, como DRE e DFC, são de interesse tanto do gestor quanto do público externo, como órgãos governamentais, investidores e credores.

A contabilidade gerencial, por sua vez, tem como foco especificamente o público interno: gestores e tomadores de decisão. 

Sua função é transformar os dados contábeis, financeiros e econômicos da empresa e do mercado em insights e relatórios úteis à tomada de decisão e ao planejamento estratégico de longo prazo.

Qual é o principal objetivo da contabilidade financeira?

O principal objetivo da contabilidade financeira é fornecer informações precisas e confiáveis sobre a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa.

Essa base sólida permite que os stakeholders, como acionistas, investidores, bancos e governo, avaliem a saúde do negócio e tomem decisões com base em seus interesses.

Antes de decidir comprar ações de uma companhia listada ou se tornar sócio de uma empresa de capital fechado, por exemplo, o investidor analisa cuidadosamente sua contabilidade financeira.

Para decidir se concede um empréstimo (e a qual taxa), o banco também avalia se a empresa tem fluxo financeiro capaz de honrar com os pagamentos.

O principal objetivo da contabilidade financeira, portanto, é fornecer ao público de interesse uma compreensão ampla sobre o negócio a partir das finanças.

O que faz a contabilidade financeira?

Para apresentar relatórios condizentes com a realidade e que atendam às expectativas dos stakeholders, a contabilidade financeira precisa cumprir algumas etapas, a começar pela escrituração contábil.

As principais são:

Registro de todas as transações financeiras

O primeiro passo para estruturar a contabilidade financeira é fazer os lançamentos contábeis, de acordo com as regras de débito e crédito.

Toda movimentação de recursos dentro da empresa precisa ser registrada, considerando as contas de origem e destino.

Apesar de ser um processo detalhado, com as ferramentas da contabilidade online é possível automatizar rotinas e reduzir as chances de erros e retrabalhos.

Elaboração de demonstrações financeiras

Com os dados contábeis-financeiros devidamente registrados, o passo seguinte é elaborar os demonstrativos

Os principais são Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC).

Como são de uso também do público externo, a estrutura dos demonstrativos segue regras e padrões específicos, de acordo com os órgãos reguladores.

Análise e interpretação dos dados financeiros

A contabilidade financeira pode ajudar também na identificação de tendências, pontos fortes e fracos e oportunidades e riscos, auxiliando na tomada de decisões.

Nesse contexto, serve aos propósitos da contabilidade gerencial, ao adotar indicadores e métricas capazes de transformar dados em informações de fácil compreensão

Vale destacar que a análise e interpretação deve levar em conta o contexto e considerar também dados não-financeiros para uma compreensão mais apropriada.

Atendimento às obrigações fiscais e legais

Como vimos, o governo também tem interesse na contabilidade financeira para saber quanto o negócio fatura, quanto lucra e quanto gasta para cobrar sua parte em impostos

Independentemente do regime tributário, o cumprimento das obrigações principais e acessórias (relacionadas à contabilidade fiscal) precisa das informações financeiras.

Se não forem condizentes com a realidade, a empresa corre o risco de cair na malha do Leão e arcar com as consequências, como multas e outras penalidades.

Qual a importância da contabilidade financeira na empresa?

Ao reconhecer, mensurar e evidenciar as finanças de um negócio, a contabilidade financeira cumpre uma função relevante em diversos aspectos da gestão.

De posse dessas informações, o empresário pode:

  • Analisar os principais indicadores financeiros, como margem de lucro, ticket médio, faturamento por região, etc
  • Estabelecer metas e objetivos financeiros, como aumento do faturamento e das margens de lucro
  • Identificar ineficiências e cortar custos que estejam pressionando o caixa
  • Ajustar a política de precificação, considerando os custos diretos e indiretos e a realidade de mercado
  • Analisar a viabilidade econômico-financeira do investimento em novos projetos.  

Perceba que são decisões importantes e que não podem ser tomadas com base em achismos ou suposições. 

Vale mencionar ainda que muitas dessas decisões demandam aporte de capital, seja por meio do mercado de crédito ou de capitais. 

Em ambas as situações, a empresa precisa estar com a contabilidade financeira em dia para demonstrar confiança aos investidores e instituições bancárias.

Como melhorar a sua contabilidade financeira?

Mesmo que sua empresa seja do Simples Nacional, é fundamental que você mantenha a contabilidade financeira organizada e estruturada.

Algumas dicas nesse sentido são:

  1. Contrate uma empresa de contabilidade online que ofereça suporte tecnológico e de estrutura de atendimento para ajudá-lo a gerir seu negócio com eficiência e profissionalismo
  2. Utilize ferramentas, preferencialmente automatizadas, que facilitam o registro de transações, a geração de relatórios e a gestão das finanças
  3. Mantenha todos os documentos fiscais e contábeis em ordem para facilitar o acesso e a análise
  4. Capacite seus colaboradores para entender a importância da contabilidade e utilizá-la para tomar decisões eficientes
  5. Adote indicadores de desempenho (KPIs) para avaliar seu progresso e identificar áreas que precisam de melhorias
  6. Se possível, faça a integração de dados entre o ERP da sua empresa e o sistema da contabilidade, de modo a facilitar o registro e o acompanhamento de todas as transações financeiras.

A contabilidade financeira, como podemos ver, deve ser percebida como uma ferramenta de gestão e não como uma obrigação fiscal-regulatória apenas. 

Ao adotar práticas contábeis sólidas e implementar melhorias contínuas, sua empresa estrutura os pilares do crescimento sustentável no longo prazo.

Gostou do artigo?

Se está em busca de soluções contábeis para sua empresa, conheça a Contabilix, empresa de contabilidade online que atende em todo o Brasil.

Oferecemos pacotes completos de serviços com preços até 80% mais em conta do que a contabilidade tradicional. 

😱 Contabilidade completa a partir de R$ 109 por mês apenas. Comece AGORA!

Automatize sua contabilidade e maximize suas operações financeiras com Contabilix.

Abra sua empresa gratuitamente, sem sair de casa, sem burocracia e em até
15 dias úteis.

ABRIR CNPJ GRÁTIS

Contabilidade completa

A partir de R$ 94/mês
1º mês grátis.

Trocar de contador

Mais posts

Traga sua empresa para a Contabilix e garanta: