Como montar empresa de serviços e cuidar das finanças desde o início

Como montar empresa de serviços e cuidar das finanças desde o início

Se montar empresa de serviços é o seu objetivo, você precisa garantir uma boa gestão financeira e estruturar seu plano de negócio do zero. 

Além de calcular o capital necessário, é importante formalizar o negócio, planejar as operações e estudar o mercado a fundo antes de investir

Se você seguir todos os passos corretamente, poderá aproveitar as oportunidades que o setor de serviços traz para os empreendedores.

Para começar, é melhor você entender o papel das finanças e da contabilidade na hora de montar uma empresa de serviços. 

Leia com atenção e comece seu negócio do jeito certo. 

Como montar empresa de serviços no Brasil

Montar uma empresa de serviços no Brasil vem se tornando mais ágil e menos burocrático nos últimos anos. 

Hoje, todo o processo pode ser realizado pela internet e o empreendedor consegue abrir seu negócio em poucas semanas.

Além disso, o setor de serviços oferece inúmeras possibilidades de atividades, dependendo do seu know-how e área de interesse. 

Ele representa 70% das empresas do país e é responsável por cerca de 30% do PIB, segundo dados do IBGE publicados na Agência Brasil. 

Já o Painel de Empresas do Data Sebrae mostra que existem mais de 8,6 milhões de prestadores de serviços no Brasil, com destaque para os segmentos de beleza, alimentação, transporte e manutenção. 

Alguns exemplos de negócios comuns do setor são cabeleireiros, representantes comerciais, lava-rápidos, empresas de instalação e manutenção elétrica, escolas, oficinas mecânicas, estúdios de fotografia, escritórios de contabilidade e agências de publicidade. 

Vale a pena montar empresa de serviços?

Se você está pensando em montar uma empresa de serviços, precisa investigar o mercado e os resultados do setor para entender o cenário atual.

Durante a pandemia do coronavírus, os serviços foram duramente afetados pela paralisação econômica, mas conseguiram reverter a queda e crescer

A tendência é que o setor se recupere mais lentamente em comparação à indústria e ao comércio, mas a pós-pandemia também traz muitas oportunidades para montar empresas de serviços.

Para o gerente de pesquisa do IBGE Rodrigo Lobo, a área de comunicação, tecnologia da informação e serviços profissionais devem puxar o crescimento no próximo ano. 

Em entrevista à Agência Brasil, ele destacou os segmentos de atividades de portais, provedores de conteúdo, aplicativos de videoconferência, logística e serviços administrativos como grandes apostas do momento.

5 pontos essenciais para montar sua empresa de serviços

Para montar sua empresa de serviços, você precisa se planejar com antecedência e prestar atenção à gestão financeira do negócio.

Veja alguns pontos de atenção no processo.

1. Calcule o capital inicial necessário

O capital inicial, ou capital social, é o dinheiro que você precisa investir para dar início às operações da empresa.

Por isso, o primeiro passo é calcular quanto será necessário para alugar um espaço, comprar equipamentos, contratar funcionários, pagar fornecedores, entre outros custos que dependem do segmento escolhido.

2. Estime o capital de giro

Além do capital inicial, você também precisará do capital de giro, que é uma reserva financeira em caixa para bancar os custos da empresa até o recebimento das vendas.

No início do negócio, você terá que arcar com vários gastos até conseguir formar a base de clientes e alcançar o ponto de equilíbrio — daí a importância de ter um capital de trabalho nesse meio tempo.

Para definir a quantia necessária, você pode usar a fórmula da Necessidade de Capital de Giro (NCG):

Necessidade de Capital de Giro = Ativo circulante  – Passivo circulante 

No caso, ativo circulante é toda receita ou bem da empresa disponível (Ex: estoque e contas a receber, enquanto passivo circulante é toda dívida de curto prazo (Ex: contas a pagar e folha de pagamento). 

3. Escolha um método de precificação de serviços

A precificação de serviços é uma tarefa complexa, pois estamos falando de itens intangíveis, que variam muito e não são facilmente padronizados. 

Para chegar a um preço justo, você deve considerar os custos envolvidos na prestação do serviço (mão de obra, materiais, transporte, etc.), o padrão de mercado (preço dos concorrentes) e a percepção de valor do seu público-alvo.

4. Separe a conta pessoal da jurídica

Para ter sucesso na gestão da sua empresa de serviços, é fundamental separar a conta pessoal da conta jurídica do negócio e não misturar as finanças.

Dessa forma, você evita retiradas irregulares do caixa que podem prejudicar o desempenho do negócio, além de não comprometer todo o seu capital com a empresa.

5. Prepare um bom plano de negócio

Além das questões financeiras, é importante ter um plano de negócio completo para montar sua empresa de serviços. 

Esse documento deve incluir o nome da empresa, público-alvo, estudo de mercado, plano de marketing, orçamento, plano operacional, levantamento de necessidades de mão de obra, entre outros detalhes fundamentais.

Contabilidade para empresa de serviços

A contabilidade para empresas de serviços costuma ser mais simples, se compararmos com a gestão contábil de empresas da indústria e comércio.

De qualquer forma, você precisará de um contador experiente para escolher a melhor natureza jurídica para formalizar a empresa e fazer seu planejamento tributário. 

Com os enquadramentos corretos, você pagará menos impostos e estará sempre em dia com o governo. 

Se a empresa for enquadrada no Simples Nacional, seus principais deveres serão emitir nota fiscal de serviços eletrônica, pagar o imposto por meio da guia única de recolhimento (DAS) e enviar obrigações acessórias ao governo.

Deixe a contabilidade da empresa de serviços com a Contabilix

Já pensou em contratar uma empresa de contabilidade online para prestação de serviços

Se você pretende montar uma empresa de serviços, essa é a melhor opção para abrir seu negócio online e contar com a agilidade e praticidade dos serviços pela internet. 

A Contabilix é especialista nesse setor e oferece uma solução completa para manter seu negócio sempre regular e poupar seu tempo nas tarefas contábeis. 

Com a nossa plataforma exclusiva e 100% online, você consegue abrir empresa grátis e cuidar de todas as obrigações gastando poucos minutos ao mês. 

Além disso, nossos contadores dão todo o suporte no processo de abertura e garantem os enquadramentos legais mais vantajosos para a sua empresa. 

Viu como montar empresa de serviços pode ser mais simples?Aproveite as facilidades da contabilidade online e dê o primeiro passo para empreender.