Contabilidade online para prestação de serviços: como funciona?

Contabilidade online para prestação de serviços: como funciona?

A contabilidade online para prestação de serviços está em voga e não é para menos. 

Por meio dela, negócios ligados ao setor ganham em agilidade, economia e eficiência para atuar em um mercado cada vez mais disputado.

Sobre isso, vale destacar o estudo do Sebrae, “Relação das MPE com os contadores”, do qual importantes conclusões podem ser tiradas.

Uma delas é que a maioria das empresas brasileiras não extrai dados estratégicos para a gestão da parceria com as contabilidades. 

Por exemplo, apenas 15% das organizações que participaram da pesquisa usam a contabilidade para elaborar seus planos de negócios.

No setor de serviços, deixar de ter o apoio de um contador pode levar à redução dos lucros em função da carga tributária, especialmente pela incidência do ISS.

Não dá para se arriscar quando a sobrevivência da empresa está em jogo, certo?

Se você concorda, siga a leitura e descubra por que a contabilidade online é a solução ideal para prestadores de serviços.

Você conhece a contabilidade online para prestação de serviços?

Logo na abertura do artigo, destacamos como a contabilidade agrega valor estratégico à organização.

Por outro lado, a contratação de um contador demanda um investimento e, por vezes, ele fica acima da capacidade da empresa, especialmente na realidade de MEIs (Microempreendedores Individuais).

Não é o que acontece na contabilidade online.

Acontece que a digitalização de processos fiscais e tributários permitiu às empresas economizar em tarefas como cálculo e recolhimento de impostos, além da entrega de declarações exigidas por lei.

Com a modernização de demandas contábeis e o apoio da tecnologia, qualquer empresa, de qualquer porte ou segmento, pode ter um contador ao seu lado em condições muito mais acessíveis.

De forma remota, um escritório de contabilidade online cumpre todos os requisitos de um escritório tradicional, mas agregando eficiência e simplificando os processos.

Para prestadores de serviços, é um verdadeiro parceiro para tratar da apuração e pagamento de impostos, apoiando a gestão fiscal, tributária e financeira.

Ou seja, qualificando todos os pilares fundamentais para a sobrevivência e crescimento sustentável do negócio.

Como funciona a contabilidade online para prestação de serviços?

A verdade é que processos contábeis realizados online são bastante semelhantes àqueles que são feitos por escritórios tradicionais.

A única diferença para valer é que, na contabilidade online, a presença e o uso de suportes físicos se torna dispensável.

No mais, todos os serviços são prestados com o mesmo profissionalismo, só que de forma remota.

É aqui que começam as diferenças entre empresas contábeis “não digitais” e escritórios que operam pela web.

Nas primeiras, há mais burocracia, o atendimento em geral é demorado e, por contarem com infraestrutura mais complexa, cobram mais caro pelo suporte oferecido.

Já nas empresas contábeis online, toda essa estrutura desaparece, ainda que muitas também tenham suas sedes físicas.

Sendo assim, quando apoiam empresas prestadoras de serviços, praticam preços muito mais acessíveis sem prejuízo na qualidade do atendimento.

Vantagens da contabilidade online

Não é apenas por ter preços mais em conta que os escritórios contábeis online são vantajosos para quem presta serviços.

O que deve ser avaliado, nesse caso, é a relação custo-benefício superior, se compararmos com os escritórios convencionais.

Por isso, a contabilidade online é vantajosa em função dos seguintes aspectos:

  • Agilidade na hora de prestar contas, enviar documentos e fazer ajustes
  • Maior eficiência ao oferecer um atendimento personalizado
  • Redução de custos que, antes, eram usados para bancar uma pesada infraestrutura
  • Tratamento mais direto e transparente – o prestador de serviços sabe sempre pelo que está pagando
  • Menos incidência de falhas contábeis
  • Ganhos em escalabilidade, ou seja, o prestador de serviços passa a fazer muito mais, investindo menos.

Soluções da contabilidade online para prestação de serviços

Aplicada ao setor de prestação de serviços, a contabilidade online faz uma tremenda diferença.

E é bom que se diga que, hoje, a contabilidade não é apenas o setor destinado a pagar impostos, mas um aliado estratégico.

Pois, com a contabilidade online, esse auxílio antes “luxuoso” agora está ao alcance de todos, o que inclui empresários individuais e profissionais liberais de todas as áreas.

Confira, na sequência, quais serviços você agrega ao contar com a contabilidade a partir da web.

Abertura de empresa

Embora a burocracia tenha diminuído nos últimos anos, principalmente em virtude do SPED Fiscal, existe ainda uma série de trâmites obrigatórios para se abrir uma empresa no Brasil.

Você pode ver com seus próprios olhos, em nosso artigo com um check list de documentos exigidos, como é difícil dar início a um negócio por aqui.

Imagine ter que cuidar de tudo sozinho, quando se trabalha por conta própria e há tantas coisas para se resolver?

Assim sendo, a contabilidade online é a melhor solução na hora de dar o pontapé inicial no seu negócio voltado à prestação de serviços.

Emissão de notas fiscais

Outro aspecto que melhorou com o SPED é o processo de emissão de notas fiscais, que passaram a ser 100% eletrônicas.

Por outro lado, esses ainda são documentos que demandam máxima atenção ao serem preenchidos, tendo em vista suas dezenas de campos contendo dados obrigatórios.

Dessa forma, ter um escritório online para orientar e prover soluções para essa tarefa repetitiva, mas fundamental, representa um ganho considerável para quem presta serviços.

Cálculo e emissão das guias de impostos

Depois de aberta a empresa, não basta emitir notas fiscais.

Há uma série de obrigações legais a atender, direcionadas a variadas autoridades tributárias – municipais, estaduais e federais.

No caso de prestadores de serviços, é preciso dar atenção especial à cobrança do Imposto Sobre Serviços, o ISS, que é de competência das prefeituras.

Mesmo entre optantes do Simples Nacional, há um cálculo a ser realizado, seguido pela emissão da guia de pagamento.

Com a contabilidade online, o que parece difícil se torna descomplicado ao empreendedor – e você mantém sua empresa em dia com o Fisco.

Quitação das obrigações legais

E por falar em obrigações, o pagamento de impostos é apenas uma das muitas exigências que uma empresa precisa atender.

Com o apoio de uma contabilidade online, a realização delas é feita corretamente e de forma facilitada.

DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte), DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e muitas outras exigências são aplicadas a empresas de todos os portes. 

Até mesmo empresas optantes pelo regime tributário Simples Nacional podem ter problemas fiscais sem contar com o apoio de especialistas.

Logo, para se manter atualizado e fazer os cálculos de forma correta, é indispensável recorrer a uma contabilidade online.

Envio de relatórios contábeis

A lista de obrigações de uma empresa, seja ela de prestação de serviços ou qualquer outra, é bastante extensa.

DRE, Balanço Patrimonial, Balancete e o Livro Caixa são alguns dos relatórios contábeis que podem ser exigidos dos negócios legalmente estabelecidos.

Para isso, devem ser observadas rigorosas normas contábeis de formatação, cujo conhecimento é de competência exclusiva do contador.

Cumprimento de obrigações acessórias

Você sabe o que são as obrigações acessórias?

Mesmo para empresas do Simples Nacional, elas representam um volume considerável dos compromissos a cumprir.

DCTF, SPED, EFD-Reinf e eSocial são algumas dessas obrigações que pedem orientação de especialistas para serem corretamente processadas.

Atendimento dedicado

Quem presta serviços não tem tempo a perder.

Assim sendo, o atendimento do contador precisa ser ágil e dar respostas imediatas.

Essa é uma característica marcante da contabilidade online, que tira o melhor proveito da tecnologia disponível para um suporte próximo das empresas atendidas.

Esse é um diferencial ainda mais relevante para quem busca o apoio contável para tomar decisões.

Assessoria completa

As áreas trabalhista, societária, contábil e fiscal também demandam o apoio de profissionais para eliminar questões do dia a dia ou para orientar quanto ao que fazer.

Pense, por exemplo, nas implicações de uma demissão. 

Como saber com exatidão os impactos gerados ao dispensar um colaborador?

A resposta para essa e outras perguntas do gênero podem ser conhecidas quando a sua empresa prestadora de serviços tem ao lado uma parceria contábil online.

Como aderir à contabilidade online?

Com tantos serviços prestados, é normal que você ainda tenha dúvidas sobre como escolher um escritório adequado às suas necessidades e realidade.

De forma sucinta, enumeramos algumas características essenciais, ou seja, que não podem faltar em uma empresa contábil para prestadores de serviços: 

  • Certificação no Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
  • Afinidade com o segmento de serviços
  • Serviços oferecidos (em quantidade e qualidade)
  • Tratamento de dados e segurança nas transações
  • Respeito ao código de ética do contador
  • Disponibilidade de atendimento
  • Custo-benefício dos serviços
  • Consultoria especializada.

Conclusão – Qualifique serviços com a contabilidade online

A contabilidade online faz toda a diferença para prestadores de serviços, porque ela agrega valor aos dados contábeis normalmente gerados e que antes não recebiam tratamento.

Ou seja, é como se você passasse a ver o seu negócio por um ângulo totalmente novo e, dessa forma, se habilitasse a tomar decisões em direção ao crescimento.

Tudo isso e muito mais está à sua disposição ao contar com a contabilidade online para prestação de serviços.Conheça a Contabilix e torne seus processos contábeis mais eficientes, ágeis e baratos.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *