Honorários do contador: entenda a cobrança e pague um preço justo

Honorários do contador: entenda a cobrança e pague um preço justo

Os honorários do contador são despesas essenciais para manter a empresa em dia com suas obrigações. 

Mas, não é porque a contabilidade é obrigatória que você deve pagar caro por esse serviço, principalmente se a sua empresa for pequena e tiver pouca demanda.

Por isso, é importante que você saiba como esses valores são cobrados para avaliar se está pagando um preço justo

A seguir, vamos explicar quais fatores influenciam os honorários do contador e como você pode economizar na contratação da empresa contábil. 

Continue lendo e encontre o melhor custo-benefício em contabilidade. 

Como são cobrados os honorários do contador

Os honorários do contador são os valores cobrados pelos serviços de contabilidade, que remuneram os profissionais e sustentam os escritórios. 

Geralmente, as categorias de profissionais liberais utilizam preços de referência, como acontece com os advogados, que se baseiam na tabela de honorários advocatícios da OAB para cobrar por seus serviços. 

No caso dos contadores, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) não determina nenhuma norma sobre fixação de valores para os profissionais, deixando essa responsabilidade para os sindicatos de classe.

Mesmo assim, são poucos os sindicatos de contadores que publicam tabelas com sugestões de honorários, devido à dificuldade em padronizar preços em um mercado tão diverso e heterogêneo.

Como resultado, não precisamos ir muito longe para encontrar preços completamente diferentes sendo cobrados pelos mesmos serviços contábeis — inclusive na mesma região de atuação. 

Por isso, muitos empreendedores têm dificuldade para avaliar o valor da contabilidade e contratar uma empresa ou profissional com preço justo e adequado às demandas da empresa. 

6 fatores que influenciam os honorários do contador

Os valores dos honorários do contador dependem de uma série de fatores e da política de cada empresa ou profissional. 

Veja quais são os critérios que mais influenciam os preços.

1. Porte da empresa

Obviamente, fazer a contabilidade de uma empresa de pequeno porte é menos trabalhoso e custoso do que assumir uma grande corporação.

Quanto maior a empresa, mais complexas serão as rotinas contábeis, fiscais, trabalhistas e maior será o volume de trabalho para os contadores, incluindo tarefas como escrituração, emissão de notas fiscais, cálculo de impostos e envio de obrigações acessórias. 

Por isso, os preços de honorários contábeis também são maiores para organizações de médio e grande porte, enquanto os micro e pequenos empreendedores tendem a pagar valores mais modestos. 

2. Setor econômico

Os preços praticados por escritórios de contabilidade também variam conforme o setor econômico da empresa.

De modo geral, é mais simples fazer a gestão contábil e financeira de empresas de serviços, porque os trâmites legais e impostos são mais complexos para comércio e indústria. 

Por isso, prestadores de serviços pagam um pouco menos do que fabricantes e comerciantes. 

3. Faturamento

A faixa de faturamento da empresa, além de ser um indicativo de porte, também afeta diretamente os preços dos honorários contábeis.

No caso, a escrituração fiscal se torna mais complexa conforme aumenta a receita do negócio. 

Ou seja: altas cifras significam mais trabalho para os contadores e preços mais salgados pelo serviço.

4. Número de funcionários

O número de funcionários é outro critério decisivo para formar os honorários do contador.

Quanto maior o quadro de colaboradores, mais horas serão gastas com o fechamento da folha de pagamento e envio de informações pelo eSocial ( Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). 

Afinal, o contador precisa registrar admissões e demissões, faltas, afastamentos, acidentes de trabalho, férias, salários, contribuições ao INSS e vários outros eventos envolvendo colaboradores.

Por isso, muitas empresas contábeis definem diferentes faixas de preço de acordo com a quantidade de funcionários. 

5. Número de lançamentos ou documentos

A precificação dos serviços contábeis também pode ser feita com base no número de lançamentos e documentos contábeis que a empresa demanda.

No caso, as médias e grandes empresas têm muito mais movimentações de contas a pagar, contas a receber, impostos e outros registros que encarecem o serviço. 

Além disso, elaborar relatórios contábeis como DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), balanço patrimonial e balancetes é mais complicado quando a empresa é maior. 

Já as pequenas empresas têm menos transações e costumam ter preços mais baixos nas tabelas de escritórios contábeis. 

6. Regime tributário

O regime tributário deve ser levado em conta nos preços de honorários contábeis, pois a complexidade de apuração e cálculo dos impostos muda significativamente.

No Simples Nacional, por exemplo, o recolhimento dos tributos é feito por meio de uma guia única mensal (DAS) e exige apenas algumas informações como receita bruta e alíquota. 

Já o Lucro Presumido também tem uma fórmula simplificada com base em porcentagens prefixadas, mas é preciso calcular separadamente o IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, levando em conta também o regime cumulativo.

Por fim, o Lucro Real é o mais complexo de todos, pois exige uma  apuração rigorosa de receitas, despesas e custos, e também obrigações acessórias diferenciadas — logo, empresas optantes por esse regime pagam mais caro na contabilidade.

Honorários do contador online x contador tradicional

Um ponto importante sobre os honorários do contador é que a tecnologia pode ajudar a reduzir custos e melhorar os preços para as empresas.

De modo geral, os escritórios tradicionais cobram cerca de meio salário mínimo mensalmente pela assessoria contábil, fiscal e trabalhista básica, enquanto as empresas de contabilidade online conseguem oferecer o mesmo serviço por menos de R$ 100,00 ao mês.

Além disso, muitos contadores cobram mais de R$ 1 mil para abrir uma empresa, ao mesmo tempo em que escritórios digitais fazem isso sem cobrar nada. 

E não pense que o serviço online é mais barato porque é de menor qualidade.

Pelo contrário: a contabilidade digital oferece soluções mais ágeis e precisas para os empreendedores, suprindo todas as necessidades legais e poupando tempo na gestão.

Os serviços oferecidos são os mesmos, com o diferencial de serem realizados por meio de plataformas 100% online com diversos recursos inteligentes. 

Para completar, como tudo é resolvido pela internet, sobra mais tempo para o contador oferecer consultoria personalizada aos clientes e apoiá-los na tomada de decisão. 

A única razão para os preços acessíveis é que a automatização de processos reduz os custos do escritório, permitindo que os preços para os clientes também sejam mais atrativos. 

Dessa forma, qualquer empresa pode contratar serviços de contabilidade e ficar em dia com suas obrigações sem precisar comprometer o orçamento — especialmente as micro e pequenas empresas.

Contabilix: o melhor custo-benefício em honorários do contador

Se você está buscando o melhor custo-benefício em honorários do contador, a Contabilix tem as soluções que você precisa por um preço justo

Aqui, você pode abrir empresa grátis (pagando apenas as taxas do governo), aproveitar o primeiro mês de assessoria gratuito e ainda não precisa pagar 13º salário aos contadores.

Na mensalidade, já estão inclusos os seguintes serviços:

  • Assessoria completa nas áreas trabalhista, societária, contábil e fiscal
  • Todas as obrigações legais com Receita Federal, Estado e Prefeitura
  • Emissão de notas fiscais 
  • Envio do IRPJ
  • Relatórios contábeis para a tomada de decisão
  • Atendimento dedicado
  • Cálculo e emissão de guias de impostos.

Tudo isso por preços que cabem no seu bolso e são cobrados de acordo com o setor, regime tributário e faturamento da sua empresa.

Entendeu como são cobrados os honorários do contador?Antes de contratar o serviço, use o simulador de preços da Contabilix e compare.