A contabilidade online vale a pena para quem sempre quis serviços contábeis mais ágeis, práticos e inteligentes — e com menos burocracia, de preferência. 

Para começar, é melhor deixar de lado aquela imagem do escritório burocrático e contadores com pilhas de papéis sobre a mesa.

Hoje, a contabilidade tradicional dá lugar a plataformas na nuvem, documentos digitais e empresas que funcionam 100% pela internet, com um custo-benefício mais vantajoso e uma cultura alinhada às empresas da era digital. 

Para provar que a contabilidade online vale a pena, reunimos estatísticas, números e vantagens que vão convencer você a modernizar sua gestão nessa área.

Vá lendo e anotando os benefícios para o seu negócio.

Por que a contabilidade online vale a pena

A contabilidade online vale a pena porque é a evolução natural dos serviços contábeis, que traz vantagens como agilidade, praticidade e melhor custo-benefício às empresas — como toda solução digital.

O próprio governo vem digitalizando seus serviços para facilitar a vida das empresas, e os escritórios online saem na frente na redução da burocracia e aumento da qualidade do atendimento.

Hoje, já não é preciso recorrer ao papel para resolver a maior parte das rotinas contábeis, e as empresas só ganham tempo e economizam dinheiro com os sistemas online.

Além disso, os processos online melhoram a comunicação entre empresas e contadores e tornam a parceria mais estratégica — em vez de uma mera prestação de serviços operacionais. 

Se você ainda não está convencido, terá razões mais concretas para adotar a contabilidade online nos próximos tópicos.

Números mostram que a contabilidade online vale a pena

Não faltam estatísticas e dados para comprovar que a contabilidade online vale a pena. 

De acordo com um relatório da Market Watch publicado em 2020, o mercado global de softwares de contabilidade online fechou 2019 com um faturamento de US$ 2,98 bilhões e deve alcançar US$ 4,56 bilhões até 2026, crescendo a 6,2% ao ano. 

Outra pesquisa, realizada pela Capterra em 2016, mostra que 52% das empresas que adotaram a contabilidade online relatam uma redução de erros financeiros com a digitalização das tarefas. 

Do lado dos escritórios de contabilidade, 67% dos contadores preferem as soluções em nuvem para gerenciar os negócios de seus clientes, segundo o relatório Practice of Now 2018 da Sage.

Os profissionais afirmam que, pela internet, conseguem ficar sempre conectados aos seus clientes e podem acompanhar suas informações em tempo real, oferecendo serviços muito mais ágeis e eficientes.

A mesma pesquisa ainda mostra que 47% das pequenas empresas, 45% das médias e 58% das grandes preferem os sistemas contábeis online do que os softwares tradicionais ( instalação local).

Esses números apenas comprovam a tendência que vai dominar as empresas nos próximos anos: gestão da contabilidade 100% online, sem burocracia e com atendimento personalizado.

10 provas de que a contabilidade online vale a pena 

Mais do que estatísticas, temos muitas vantagens para provar que a contabilidade online vale a pena. 

Confira as mais importantes. 

1. Tem custo-benefício atrativo 

Para começar, a contabilidade online vale a pena porque tem um custo-benefício muito mais atrativo para a empresa. 

Afinal, é muito mais barato contratar um escritório contábil online e utilizar uma plataforma na nuvem do que ter uma estrutura e equipe interna para cuidar da contabilidade, ou mesmo contratar uma empresa tradicional. 

Isso porque as empresas digitais conseguem oferecer preços mais competitivos, graças à automação de tarefas e agilidade que os softwares na nuvem proporcionam.

No modelo de SaaS (Software como Serviço), as empresas cobram mensalidades fixas de seus clientes e disponibilizam um serviço online completo por um valor justo. 

Além disso, utilizar um software tradicional na empresa gera custos altíssimos de instalação e manutenção da infraestrutura de TI, e os honorários de contadores tradicionais também podem pesar no orçamento.

2. Permite o acesso a qualquer hora e lugar

Uma das grandes vantagens do sistema de contabilidade online é permitir o acesso às informações e transações da empresa a qualquer hora e lugar.

Como os dados ficam armazenados na nuvem, qualquer usuário autorizado pode acessar o software do celular, notebook ou tablet e conferir as rotinas contábeis da empresa, informações financeiras e relatórios, por exemplo.

Sem essa tecnologia, as empresas tinham que recorrer aos contadores para obter qualquer documento ou informação — com o sistema online, há muito mais liberdade para acompanhar o trabalho. 

3. Agiliza as rotinas

Já imaginou resolver as questões contábeis do mês em poucos minutos?

Com a contabilidade online, você resolve tudo pela internet rapidamente, desde a emissão de nota fiscal até o envio de informações trabalhistas e obrigações acessórias do negócio.

Dessa forma, é possível manter a empresa em dia com o governo e ter relatórios sempre à mão com a mesma facilidade de outros serviços digitais, como você já faz com sua conta bancária online e apps financeiros, por exemplo.

4. Automatiza tarefas repetitivas

A contabilidade online revoluciona a gestão das empresas ao automatizar tarefas repetitivas, que antes tomavam horas dos colaboradores.

No sistema online, não é preciso preencher muitos dados manualmente ou perder tempo com envio de e-mails e documentos, pois há facilidades como o cálculo automático de imposto com base em notas fiscais emitidas, importação de extratos bancários e geração de relatórios.

Assim, as empresas não precisam mais se preocupar com tarefas burocráticas e podem focar seu tempo no que realmente importa: estratégias para o crescimento do negócio.

5. Conecta empresa e contador

Outro diferencial que faz a contabilidade online valer a pena é a conexão permanente entre empresa e contador por meio de um sistema único.

Em vez de perder tempo e dinheiro com malotes e papelada, ou mesmo trocas de e-mails, a empresa passa a compartilhar documentos e informações 100% pela internet com o escritório de contabilidade online.

Os contadores, por sua vez, conseguem acompanhar as movimentações do negócio em tempo real e prestar serviços de excelência.

6. Facilita a tomada de decisão

A contabilidade online também faz toda a diferença na gestão estratégica do negócio, pois disponibiliza informações valiosas para orientar a tomada de decisão.

Com uma simples consulta aos demonstrativos contábeis e financeiros online, você consegue analisar a performance da empresa nos últimos meses, fazer projeções e decidir qual o melhor caminho para maximizar seus lucros. 

Além disso, a empresa contábil online pode oferecer serviços de consultoria e contribuir com insights para melhorar ainda mais o desempenho do negócio. 

7. Melhora a segurança e proteção dos dados

Muitos empreendedores se perguntam se a contabilidade online vale a pena porque têm receio em relação à segurança e confidencialidade de suas informações.

De fato, a segurança da informação é uma questão prioritária dos nossos tempos, mas a boa notícia é que os sistemas em nuvem são a solução mais confiável para armazenar dados e manter o patrimônio informacional da empresa protegido.

Isso porque, ao utilizar bancos de dados locais, a empresa corre o risco de sofrer perda, roubo ou vazamento de dados, por exemplo, e qualquer dano aos servidores compromete as informações do negócio.

Já os sistemas em nuvem da contabilidade online utilizam sistemas de segurança e criptografia avançados, que garantem a privacidade e proteção dos dados. 

8. Melhora a acessibilidade e disponibilidade

Também vale a pena investir na contabilidade online para garantir um serviço 24/7 e sem interrupções, que pode ser acessado facilmente por qualquer colaborador.

Isso porque os servidores que armazenam os softwares online são robustos e proporcionam um serviço estável, sem as indesejadas quedas no sistema que podem prejudicar suas rotinas contábeis e financeiras.

Além disso, há uma crescente preocupação com a experiência do usuário, que torna os softwares mais intuitivos, amigáveis e fáceis de usar — não precisa nem de treinamento para a equipe.

9. Facilita a comunicação e atendimento

A combinação entre sistemas na nuvem ágeis e atendimento personalizado faz da contabilidade online a solução mais completa do mercado.

Isso porque, por trás da interface amigável e dos recursos do software, há uma equipe de contadores experientes trabalhando para entregar serviços de qualidade e melhorar sua experiência com a contabilidade.

Por ser um serviço digital, é possível tirar dúvidas e receber orientações rapidamente por telefone, chat ou ticket, por exemplo, facilitando a comunicação.

10. Vale a pena desde o início

Por fim, é importante ressaltar que a contabilidade online vale a pena desde o início do negócio, pois facilita muito a abertura da empresa em seus primeiros passos.

Hoje, já é possível abrir sua empresa grátis e conquistar um CNPJ rapidamente sem sair de casa, em um processo 100% online.

Na Contabilix, por exemplo, basta criar um usuário na plataforma, preencher o cadastro e aguardar a documentação e contrato social

Além disso, nossos contadores prestam o serviço de consultoria tributária para ajudar sua empresa gastar o mínimo de impostos, e enquadram o negócio na natureza jurídica mais vantajosa.

Se você já possui uma empresa, não tem problema: é só trocar de contador a qualquer momento e aproveitar os benefícios.

Viu como a contabilidade online vale a pena em qualquer situação?

Agora é com você: pensa nas vantagens e dê o próximo passo para a transformação digital do seu negócio. 


Jean Bitar

Jean Bitar é fundador e CEO da Contabilix, empresário no mercado de Tecnologia desde muito cedo, formado em Ciência da Computação e Ciências Contábeis, com MBA em Auditoria e Perícia Contábil.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *