Como inovar a contabilidade de empresas digitais: 6 vantagens do serviço online

Como inovar a contabilidade de empresas digitais: 6 vantagens do serviço online

A contabilidade de empresas digitais requer um serviço tão ágil quanto o dia a dia desses negócios. 

Afinal, nada mais coerente do que resolver suas obrigações fiscais, emitir documentos e manter suas finanças em ordem no mesmo ambiente em que você trabalha: a internet.

Assim, fica muito mais fácil gerenciar a parte burocrática sem precisar enfrentar filas e papelada, ou mesmo perder tempo com processos longos e trâmites desnecessários.

Para ajudar você nessa mudança, vamos mostrar como inovar a contabilidade de empresas digitais aderindo aos serviços online. 

Continue lendo e mude sua relação com o contador. 

O que muda na contabilidade de empresas digitais?

A contabilidade de empresas digitais é bem semelhante à tradicional em termos de processos, mas sua dinâmica é totalmente diferente.

Primeiro, precisamos entender o que é uma empresa digital: uma organização que concentra a maior parte das suas atividades e processos na internet, utilizando a tecnologia como base do seu modelo de negócio (e não apenas um suporte). 

Alguns exemplos de empresas digitais são lojas virtuais, projetos de conteúdo (blogs, canais e páginas em mídias sociais), infoprodutos, plataformas de serviços online, empresas de software na nuvem, empresas de aplicativos para celular, etc. 

Além disso, também estão incluídos os empreendedores individuais e profissionais autônomos que trabalham pela internet, como produtores de conteúdo, influenciadores digitais e consultores online, por exemplo. 

Basicamente, todo negócio que funciona predominantemente online e tem sua experiência do cliente construída no meio digital entra nessa lista.

Como qualquer outro empreendimento, a empresa digital precisa se formalizar e obter seu CNPJ para regularizar suas atividades e cumprir suas obrigações legais. 

Ou seja: a ausência de um espaço físico não isenta a organização da obrigatoriedade de manter sua contabilidade em dia. 

Mesmo quando não é obrigatório por lei, como no caso do MEI (Microempreendedor Individual), a contabilidade de empresas digitais é muito importante para organizar os registros, manter as obrigações em ordem e controlar as finanças do negócio. 

Mas é claro que as empresas digitais têm seu próprio modo de operação, completamente diferente das empresas tradicionais.

Por isso, precisam de uma solução de contabilidade específica, que acompanhe seus processos online e reduza a burocracia. 

Já vamos entender melhor como funciona esse tipo de serviço. 

Por que as empresas digitais precisam da contabilidade?

Indo direto ao ponto: a contabilidade de empresas digitais é fundamental para acompanhar o desempenho da empresa e transformar números em oportunidades de crescimento.

Basta pensar que, essencialmente, o sucesso de um negócio é medido em termos financeiros e econômicos, concorda?

De nada adianta vender muito ou ter uma grande visibilidade no mercado se as receitas não cobrirem os custos e você acabar fechando no vermelho, por pura falta de controle financeiro.

Logo, a contabilidade de empresas digitais faz esse papel de coletar, organizar e analisar os dados da empresa, mantendo tudo em ordem com a legislação, controlando o caixa e fornecendo relatórios cheios de dados valiosos para tomar decisões de gestão. 

Você deve imaginar o contador como um profissional responsável por calcular e emitir guias de impostos, fechar o balanço da empresa e cuidar de rotinas burocráticas como folha de pagamento e lançamentos fiscais, certo?

Na verdade, ele faz tudo isso e muito mais, pois a contabilidade evoluiu para ficar mais próxima da gestão e ajudar os empreendedores a crescer e prosperar. 

Afinal, é o profissional contábil que conhece seu negócio por dentro e tem as informações mais importantes para orientar suas decisões, partindo sempre do propósito de preservar e aumentar seu patrimônio. 

Com as empresas digitais, não é diferente: a contabilidade atua no suporte à gestão e garante a saúde financeira do negócio.

Assim, o contador age como um parceiro estratégico que ajuda você a ter uma visão ampla do seu negócio, fazer projeções financeiras, aproveitar oportunidades do mercado e otimizar o uso dos seus recursos no meio digital. 

Por exemplo, a contabilidade consegue identificar custos que podem ser reduzidos, avisar quais produtos estão sendo mais lucrativos em uma loja virtual, sugerir um novo enquadramento tributário para aliviar os impostos e muito mais. 

E o melhor: você tem a opção de contratar esses serviços 100% online, como veremos a seguir.

Contabilidade tradicional x contabilidade online

Para compreender melhor a contabilidade de empresas digitais, vale a pena lembrar as mudanças trazidas pela contabilidade online

Esqueça a imagem da papelada no escritório de contabilidade: hoje, boa parte das tarefas estão automatizadas e os serviços contábeis já são prestados 100% online.

Assim, a contabilidade online concentra todas as rotinas da empresa no meio digital e livra você das tarefas burocráticas.

Para as empresas digitais, é a opção ideal, pois os contadores dessa área já estão habituados às dinâmicas da internet e acompanham o ritmo dos negócios virtuais.

Mesmo que você tenha um escritório físico para gerenciar sua empresa, é provável que a maior parte da sua gestão seja realizada por meio de softwares, certo?

Então, sua realidade é resolver problemas em poucos cliques, enviar documentos por e-mail, receber notificações para qualquer tarefa, entre outras facilidades.

Logo, não parece uma boa ideia ter que lidar com envio e recebimento de documentos físicos, filas em cartórios e preenchimento de formulários, ou mesmo a necessidade de ir pessoalmente até um escritório para solucionar um problema, por exemplo.

Felizmente, a contabilidade online dispensa todos esses trâmites e oferece ferramentas completas para organizar sua empresa a distância, por meio de interfaces que já são bem familiares. 

6 vantagens da contabilidade online para empresas digitais

A contabilidade de empresas digitais online combina muito mais com o seu negócio, e não faltam justificativas para isso.

Confira as principais vantagens de optar por esse tipo de serviço.

1. Toda a contabilidade em um único lugar

Já imaginou ter um painel completo com todas as funcionalidades que você precisa para manter as finanças da sua empresa em ordem?

Isso é a contabilidade online: uma solução que concentra todas as tarefas contábeis no mesmo lugar, 100% digital e na nuvem.

Com uma única plataforma, você consegue acompanhar as obrigações do seu negócio, enviar e baixar documentos, emitir notas fiscais, calcular impostos e muito mais.

2. Disponibilidade na medida para o seu negócio

As empresas digitais, ao contrário das offline, têm horários de funcionamento mais flexíveis e precisam se serviços que acompanhem sua agenda.

Por isso, a contabilidade online é a melhor opção, graças à disponibilidade contínua do sistema em nuvem.

Ao utilizar esses serviços, você pode acessar os dados e documentos da sua empresa a qualquer hora e lugar.

Para garantir a acessibilidade, os sistemas de contabilidade online são desenvolvidos para funcionar em qualquer dispositivo, com layout responsivo e amigável ao acesso mobile. 

3. Segurança no armazenamento de dados

Uma das grandes preocupações das empresas digitais é o armazenamento seguro de suas informações, já que produzem um grande volume de dados diariamente. 

Para a tranquilidade dos empreendedores da área, a contabilidade online oferece sistemas seguros e soluções de criptografia para proteger documentos confidenciais. 

Assim, você pode confiar nos servidores externos e manter seus dados preservados na nuvem, sem risco de perda ou vazamentos — além de não ocupar espaço na infraestrutura de TI da empresa.

4. Relatórios em poucos cliques

Quer saber qual foi a receita bruta e líquida da sua empresa no último período? Quais são as dívidas a pagar? Quais custos pesaram mais no orçamento?

Com a contabilidade online, todas essas informações ficam disponíveis em relatórios contábeis que podem ser emitidos em poucos cliques.

O DRE, balanço patrimonial e livro caixa são exemplos de relatórios indispensáveis para checar a situação do seu patrimônio e capital disponível, e você não vai precisar recorrer a um contador toda vez que quiser acessá-los.

Aliás, essa é uma das funções mais valiosas da contabilidade: fornecer dados úteis e concretos para orientar sua tomada de decisão gerencial.

5. Menos custos e burocracia

A contabilidade online pode ser muito mais econômica do que a tradicional, considerando que a tecnologia e automação reduzem drasticamente o custo dos serviços.

Além disso, resolver suas questões fiscais, trabalhistas e contábeis online evita uma série de burocracias.

Até mesmo para abrir a empresa é muito mais fácil, pois os processos online são mais rápidos e os documentos e assinaturas são digitais. 

6. Atendimento personalizado 

Apesar de todas as facilidades da automação, nada substitui a consultoria e expertise de um contador para auxiliar o empreendedor na gestão do negócio.

Por isso, as soluções de contabilidade online são administradas por equipes de contadores que ficam disponíveis para assessorar seus clientes.

Inclusive, a automação das rotinas contábeis resulta em mais tempo livre para cuidar das questões estratégicas das empresas digitais, como auxiliar no controle financeiro, fazer projeções e apontar oportunidades no mercado.

Assim, o serviço combina o melhor do mundo online e offline: a praticidade da tecnologia com a inteligência e atendimento personalizado dos profissionais. 

Aqui na Contabilix, por exemplo, nossos contadores ficam disponíveis durante o horário comercial para atender clientes pelo telefone, chat ou e-mail.

Ao mesmo tempo, os clientes têm toda a liberdade para acessar suas informações e gerenciar seus documentos quando quiserem, e ainda recebem notificações e alertas para avisar sobre prazos e tarefas pendentes. 

Viu como a contabilidade de empresas digitais pode se beneficiar dos serviços online?

Agora que você sabe disso, chegou a hora de trocar de contador e experimentar as facilidades da gestão pela internet. Se quiser entender melhor como funciona a plataforma, baixe nosso e-book grátis.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *