Como abrir uma empresa de limpeza? Passos e dicas para empreender

Como abrir uma empresa de limpeza

Aprender como abrir uma empresa de limpeza é a primeira etapa de uma jornada repleta de desafios.

Por se tratar de um negócio ligado à prestação de serviços, o de limpeza e conservação demanda uma série de cuidados e observância a certas leis e regulamentações.

Digamos, por exemplo, que se trata de uma empresa de limpeza em ambiente hospitalar.

Nesse caso, será necessário respeitar um protocolo de descarte de resíduos biológicos.

Situação diferente aconteceria com uma empresa de limpeza que lida com produtos químicos, que precisará de outros cuidados.

Por outro lado, todos esses nichos seguem um padrão comum às empresas do ramo, como veremos ao longo deste texto.

Avance na leitura até o final.

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Como abrir uma empresa de limpeza: um guia detalhado passo a passo

As empresas de limpeza se enquadram no segmento de outsourcing, ou seja, empresas terceirizadas que realizam atividades para outras empresas, que assim podem se dedicar à sua atividade principal.

Esse modelo traz diversas vantagens para quem contrata, sendo a principal delas a redução dos custos com pessoal e manutenção de infraestrutura.

Ou seja, em vez de arcar com as sempre pesadas despesas com admissões, demissões, instalações, máquinas e equipamentos, tudo isso fica a cargo da terceirizada.

Sem contar o alívio na parte operacional, permitindo à gestão da empresa focar em assuntos mais estratégicos.

São vantagens que você, à frente de uma empresa de limpeza, poderá oferecer aos seus clientes.

Confira então como abrir um negócio nesse nicho em um rápido passo a passo.

1. Planejamento inicial

Antes de dar os primeiros passos rumo à criação de sua empresa de limpeza, você vai precisar montar um planejamento meticuloso.

Comece por definir quais serviços exatamente você pretende oferecer e qual será a área de atuação.

Essa clareza direcionará suas ações e metas futuras.

Uma boa ferramenta para ajudar nessa etapa é o Business Model Canvas.

2. Pesquisa de mercado

Compreender a demanda existente em seu mercado local é uma vantagem competitiva que empresa alguma pode desprezar.

Quantas empresas de limpeza já estão operando na região?

Quais são os serviços que elas oferecem?

São perguntas que vão ajudar a identificar a concorrência e as possíveis lacunas nos serviços que elas possam estar deixando.

3. Questões legais e registro

O aspecto legal é fundamental ao abrir uma empresa de limpeza, principalmente se considerarmos as questões ligadas à higiene e vigilância sanitária.

Por isso, antes de iniciar as operações, você precisará se certificar de que cumpre todos os requisitos legais, incluindo registros, licenciamentos e seguros, conforme as leis locais e nacionais.

Quanto custa para abrir uma empresa de limpeza?

Os custos iniciais de uma empresa de limpeza variam consideravelmente, dependendo de fatores como localização, infraestrutura e o próprio modelo de negócio escolhido.

Isso pode incluir aquisição de equipamentos, compra de suprimentos, obtenção de um veículo de transporte e investimentos em estratégias de marketing.

Então, para ficar só na parte formal e burocrática, estima-se que seja necessário em torno de R$ 1 mil, boa parte desses custos voltados à legalização contábil.

Dica: uma solução para eliminar esses custos é recorrer aos serviços da Contabilix, que ajuda você a abrir sua empresa sem ter que pagar nada.

Quanto fatura uma empresa de limpeza?

O sucesso financeiro de uma empresa de limpeza depende de fatores como demanda, preços e, claro, a qualidade do trabalho realizado.

Estudar a estratégia de preços da concorrência e oferecer diferenciais de valor também ajuda, dando uma noção de quanto cobrar.

Portanto, o seu faturamento vai depender primeiro da sua estrutura de custos, à qual deverá ser somada a margem de lucro.

Por exemplo: se uma empresa gasta R$ 2 mil para operar em um mês e sua margem de lucro é de 10%, então ela deverá faturar mensalmente R$ 2,2 mil.

Como divulgar empresa de limpeza?

Não basta apenas estabelecer legalmente a empresa, já que é preciso fazer com que o público-alvo tome conhecimento da sua existência para que possa contratar seus serviços.

Para isso servem as estratégias de marketing digital, cuja principal vantagem é não exigir grandes investimentos.

Veja a seguir as melhores opções nesse sentido e que vão ajudar você a alavancar o nome do seu negócio.

Invista nas redes sociais

Somos o terceiro país que mais utiliza redes sociais, com um público-ativo estimado em 131,5 milhões de usuários.

Isso torna plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn verdadeiros “trampolins” para alcançar diferentes segmentos de público.

Crie conteúdos que dialoguem com o seu público, mostrando como funcionam os seus serviços, como contratá-los e que vantagens eles agregam.

Use estratégias de SEO

A chamada Otimização para Motores de Busca (SEO) é a melhor alternativa para aumentar a visibilidade de um site, por meio da busca orgânica.

Para isso, utilize palavras-chave relevantes nos seus conteúdos, encontradas por meio de ferramentas como o Keyword Planner.

A partir delas, trace uma estratégia de atração de clientes com um funil de vendas, criando conteúdo de qualidade.

Isso ajudará seu site a obter posições mais altas nos resultados de pesquisa, atraindo tráfego orgânico.

Aposte nas avaliações dos clientes

Depoimentos dos clientes têm um papel fundamental na construção da confiança, como mostra essa compilação de estatísticas.

Você pode incentivar seus clientes a compartilharem suas experiências positivas, destacando a qualidade dos seus serviços. 

Se preferir, pode criar em seu site uma seção do tipo “clientes satisfeitos”, destacando as opiniões positivas mais relevantes.

Invista em mídia paga

Investir em anúncios pagos é uma estratégia poderosa para aumentar a visibilidade. 

Plataformas como Google Ads e anúncios em redes sociais maximizam o alcance, por meio de banners e outros formatos de grande impacto e visibilidade, gerando tráfego qualificado.

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