CNAE de agência de publicidade: qual código usar?

CNAE agência de publicidade

Você precisará escolher pelo menos um CNAE de agência de publicidade se quiser abrir uma empresa e empreender no segmento.

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividade Econômica, um tipo de código definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla) usado pelo governo para fiscalizar e tributar as empresas. 

Nas próximas linhas, além de descobrir o CNAE de agência de publicidade, você vai conferir algumas dicas de gestão que podem ajudar no início da sua jornada empreendedora. 

Vamos lá?

CNAE de agência de publicidade: qual código para registrar minha empresa?

O CNAE de agência de publicidade para quem pretende abrir uma empresa no segmento é:

  • 7311-4/00: Agências de publicidade.

De acordo com a Concla/IBGE, com esse código, a sua empresa pode:

  • Criar e produzir campanhas de publicidade para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação
  • Colocar, em nome de clientes, material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação
  • Prestar serviços para merchandising em rádio e televisão.

A tabela completa com as descrições é a seguinte:

7311-4/00Campanhas de publicidade; serviços de criação de
7311-4/00Empresa de propaganda
7311-4/00Empresa de publicidade
7311-4/00Material publicitário, anúncios; colocação em nome de clientes em jornais, revistas, rádio, televisão e internet
7311-4/00Merchandising; serviços de
7311-4/00Propaganda; agência de, serviços de
7311-4/00Publicidade em diário oficial; serviços de colocação de
7311-4/00Publicidade; agência de, serviços de

Vale ressaltar que nem todas as atividades de publicidade e propaganda são contempladas por esse CNAE de agência de publicidade.

Não fazem parte da subclasse, por exemplo:

  • Operação de páginas de publicidade na internet (6319-4/00)
  • Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação (7312-2/00)
  • Distribuição ou entrega de material publicitário (7319-0/02)
  • Promoção de vendas e a publicidade no local da venda (7319-0/02)
  • Publicidade por mala direta, por telefone, em visitas (7319-0/03)
  • Pesquisas de mercado e de opinião pública (7320-3/00).

Caso você queira oferecer esses e outros tipos de serviços, ao registrar sua empresa deverá incluir CNAEs secundários, além do principal.

Na dúvida, é sempre prudente recorrer a um contador, que é um profissional com a expertise necessária para ajudar na escolha certa.

Como abrir uma empresa com CNAE agência de publicidade

Abrir uma empresa com CNAE agência de publicidade é fácil. 

Com o plano de negócio pronto, as etapas burocráticas consistem basicamente em:

  • Escolha da natureza jurídica: Sociedade Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal ou Empresário Individual 
  • Definição do porte da empresa: Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou porte demais
  • Escolha do regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, lembrando que o Simples Nacional comporta tanto a ME quanto a EPP
  • Consulta prévia do nome empresarial e do endereço da empresa por meio da Redesim
  • Elaboração do contrato social, documento equivalente à certidão de nascimento da empresa
  • Coleta de dados na Redesim para solicitação do registro e das inscrições tributárias
  • Solicitação dos licenciamentos necessários.

Nos estados brasileiros em que está em vigor o Balcão Único, o passo a passo é ainda mais simples. 

Em São Paulo, por exemplo, as etapas de Consulta de Viabilidade, DBE, Registro, Inscrição Municipal e Licenciamento são feitas de uma única vez.

Como ter sucesso no ramo de publicidade

Escolher o CNAE agência de publicidade e fazer o registro do CNPJ é a parte fácil. 

Para ter sucesso no segmento, no entanto, você precisará reunir alguns atributos comuns ao empreendedorismo, como resiliência, visão de mercado e habilidades de gestão. 

Nesse contexto, confira algumas dicas:

  1. Defina o tipo de mercado no qual você pretende atuar: generalista ou especialista 
  2. Pesquise as potencialidades do marketing digital
  3. Crie uma marca que transmita credibilidade e valor aos potenciais clientes
  4. Crie um plano de metas de curto, médio e longo prazos
  5. Contrate profissionais capacitados, se possível, com experiência digital
  6. Use a terceirização como uma estratégia de redução de custos e otimização de resultados 
  7. Contrate uma boa contabilidade online para ajudá-lo com os trâmites burocráticos e rotineiros.

Quanto uma agência de publicidade paga de impostos

Depende do regime tributário. 

Caso a empresa com CNAE agência de publicidade (7311-4/00) seja optante pelo Simples Nacional, a tributação ocorre pelo Anexo V ou pelo Anexo III, dependendo do Fator R.

A tributação ocorrerá conforme o Anexo V (alíquotas de 15,5% a 30,5%) se a folha salarial for inferior a 28% do faturamento bruto.

Caso a folha de salário seja igual ou superior a 28% da receita, os impostos serão cobrados conforme o Anexo III, com alíquotas que variam de 6% a 33% do total da receita bruta.

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