CNAE de agência de publicidade: qual código usar?

por | 8 de janeiro, 2025

Você precisará escolher pelo menos um CNAE de agência de publicidade se quiser abrir uma empresa e empreender no segmento.

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividade Econômica, um tipo de código definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla) usado pelo governo para fiscalizar e tributar as empresas. 

Nas próximas linhas, além de descobrir o CNAE de agência de publicidade, você vai conferir algumas dicas de gestão que podem ajudar no início da sua jornada empreendedora.

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CNAE de agência de publicidade: qual código usar?

O CNAE de agência de publicidade para quem pretende abrir uma empresa no segmento é:

  • 7311-4/00: Agências de publicidade.

De acordo com a Concla/IBGE, com esse código, a sua empresa pode:

  • Criar e produzir campanhas de publicidade para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação
  • Colocar, em nome de clientes, material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação
  • Prestar serviços para merchandising em rádio e televisão.

A tabela completa com as descrições é a seguinte:

  • Serviços de criação de campanhas de publicidade
  • Empresa de propaganda
  • Empresa de publicidade
  • Material publicitário, anúncios; colocação em nome de clientes em jornais, revistas, rádio, televisão e internet
  • Serviços de merchandising
  • Serviços / agência de propaganda
  • Serviços / agência de publicidade
  • Serviços de colocação de publicidade em diário oficial

Vale ressaltar que nem todas as atividades de publicidade e propaganda são contempladas por esse CNAE de agência de publicidade.

No próximo tópico, apresentamos outras opções de código para registro.

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Outros CNAEs aplicáveis a uma agência de publicidade

Além do CNAE 7311-4/00, uma empresa que executa serviços de publicidade pode utilizar outros códigos relacionados, dependendo das atividades específicas que realiza. Alguns exemplos são:

  • 7312-2/00: Colocação de publicidade em veículos de comunicação (para empresas que atuam na intermediação de anúncios, como compra de espaços publicitários em mídias)
  • 7320-3/00: Pesquisas de mercado e de opinião pública (se a empresa também realiza estudos de mercado ou análises de público-alvo para campanhas publicitárias)
  • 5911-1/02: Produção de filmes para publicidade (indicado para empresas que produzem vídeos ou comerciais publicitários)
  • 7420-0/01: Atividades de produção fotográfica para fins comerciais e de publicidade (fotografia para anúncios, editoriais, comerciais, atividades relacionadas com a moda, atividades imobiliárias e para fins turísticos)

A escolha correta do CNAE deve refletir todas as atividades exercidas pela empresa para evitar problemas fiscais e garantir que o enquadramento tributário seja adequado.

Caso você queira oferecer esses e outros tipos de serviços, deve incluir CNAEs secundários além do principal ao registrar sua empresa.

Na dúvida, é sempre prudente recorrer a um contador, que é um profissional com a expertise necessária para ajudar na escolha certa.

Como abrir uma empresa com CNAE agência de publicidade

Abrir uma empresa com CNAE agência de publicidade é fácil. 

Com o plano de negócios pronto, as etapas burocráticas consistem basicamente em:

  • Escolha da natureza jurídica: Sociedade Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal ou Empresário Individual 
  • Definição do porte da empresa: Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou porte demais
  • Escolha do regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, lembrando que o Simples Nacional comporta tanto a ME quanto a EPP
  • Consulta prévia do nome empresarial e do endereço da empresa por meio da Redesim
  • Elaboração do contrato social, espécie de certidão de nascimento da empresa
  • Coleta de dados na Redesim para solicitação do registro e das inscrições tributárias
  • Solicitação dos licenciamentos necessários.

Nos estados brasileiros em que está em vigor o Balcão Único, o passo a passo é ainda mais simples.

Em São Paulo, por exemplo, as etapas de consulta de viabilidade, DBE, registro, inscrição municipal e licenciamento são feitas de uma única vez.

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Quanto uma agência de publicidade paga de impostos?

O valor dos impostos que uma agência de publicidade precisa pagar depende diretamente do regime tributário escolhido para a empresa e de algumas características específicas do negócio, como o percentual da folha salarial em relação ao faturamento bruto.

Caso a empresa com CNAE agência de publicidade (7311-4/00) seja optante pelo Simples Nacional, a tributação ocorre pelo Anexo III ou Anexo V, dependendo do Fator R.

Fator R é o resultado da divisão da folha de salários pelo faturamento bruto da empresa, um cálculo que é feito mensalmente.

Se o resultado do cálculo for igual ou superior a 28%, a empresa será enquadrada no Anexo III do Simples Nacional, com alíquotas que variam entre 6% a 33% sobre a receita bruta.

Por outro lado, se o resultado for inferior a 28%, o enquadramento será pelo Anexo V, situação em que a alíquota ficará entre 15,5% e 30,5%

Veja dois exemplos a seguir:

  1. Uma agência com faturamento bruto de R$ 80.000 no mês e folha salarial de R$ 30.000 no mesmo mês terá um fator R de 37,5% (30.000 ÷ 80.000), sendo enquadrada no Anexo III.
  2. Outra agência, com faturamento bruto de R$ 100.000 no mês e folha salarial de R$ 20.000 terá um fator R de 20% (20.000 ÷ 100.000), sendo enquadrada no Anexo V.

Lembre-se que as hipóteses acima valem para uma empresa optante pelo Simples Nacional

A agência de publicidade também pode ser tributada pelo Lucro Presumido ou Lucro Real, regimes mais complexos.

No Lucro Presumido, os impostos (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS) são calculados com base em um percentual fixo sobre a receita bruta (geralmente 32% para serviços). 

As alíquotas efetivas totais variam entre 13,33% e 16,33%.

No Lucro Real, os tributos são apurados sobre o lucro líquido efetivo da empresa, considerando receitas e despesas. 

É obrigatório para empresas com faturamento alto ou atividades específicas.

Apesar de mais detalhado, o Lucro Real pode ser vantajoso em negócios com margens de lucro reduzidas. 

Para saber qual o regime ideal para a sua agência de publicidade, um bom planejamento fiscal é essencial.

Como ter sucesso no ramo de publicidade

Escolher o CNAE agência de publicidade e fazer o registro do CNPJ é a parte fácil. 

Para ter sucesso no segmento, no entanto, você precisará reunir alguns atributos comuns ao empreendedorismo, como resiliência, visão de mercado e habilidades de gestão

Nesse contexto, confira algumas dicas:

  1. Defina o tipo de mercado no qual você pretende atuar: generalista ou especialista 
  2. Pesquise as potencialidades do marketing digital
  3. Crie uma marca que transmita credibilidade e valor aos potenciais clientes
  4. Crie um plano de metas de curto, médio e longo prazos
  5. Contrate profissionais capacitados, se possível, com experiência digital
  6. Use a terceirização como uma estratégia de redução de custos e otimização de resultados 
  7. Contrate uma boa contabilidade online para ajudá-lo com os trâmites burocráticos e rotineiros.

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