Como abrir uma loja de roupas femininas: passo a passo completo

Como abrir uma loja de roupas femininas

Pesquisar sobre como abrir uma loja de roupas femininas é o primeiro passo para quem pretende empreender nesse mercado que movimenta bilhões de dólares mundo afora.

Considerando a indústria da moda como um todo, o crescimento global é de 11,4% ao ano, com expectativa de faturamento de US$ 1 trilhão em 2025, segundo dados do portal Exame.

Se você busca informações sobre como abrir uma loja de roupas femininas para aproveitar as oportunidades deste setor, leia este texto até o final.

Da formalização da empresa a boas dicas de gestão, vamos abordar tudo o que você precisa saber.

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Como abrir uma loja de roupas femininas?

O passo a passo para abrir uma loja de roupas femininas envolve tanto o planejamento estratégico quanto as formalidades de registro. 

Vamos aos principais pontos de atenção:

1. Plano de negócios

O ponto de partida para abrir uma loja de roupas femininas é construir um plano de negócio embasado por uma ampla pesquisa de mercado.

O documento deve contemplar aspectos essenciais como margem de lucro, estimativa de faturamento, público-alvo e necessidade de investimentos. 

2. Contabilidade parceira

É fundamental que você contrate um escritório de contabilidade online para ajudar com os trâmites burocráticos desde o início do processo de abertura da loja. 

Além de poupar tempo com preocupações desnecessárias, você terá mais tranquilidade em saber que sua loja será registrada dentro dos melhores enquadramentos jurídicos.

3. Com sócio ou sem sócio?

Ao abrir uma loja de roupas femininas, você precisa definir a natureza jurídica do negócio, ou seja, o tipo societário.

Caso queira abrir uma empresa com sócio, a natureza jurídica mais comum é a Sociedade Empresária Limitada.

Caso queira empreender sem sócio, pode optar pela Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou Empresário Individual.

4. Porte e regime de tributação

Você precisará definir ainda o porte da loja (Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, por exemplo) e o regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real). 

O Simples Nacional é o regime mais indicado para os micro e pequenos negócios, com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano.

5. Formalização e registro

Quanto ao cumprimento das exigências junto aos órgãos governamentais (Junta Comercial, Receita Federal e prefeitura), as etapas consistem em:

  • Consulta Prévia de Viabilidade na Redesim do endereço e do nome empresarial
  • Coleta de dados na Redesim
  • Protocolo da documentação na Junta Comercial e solicitação do registro do CNPJ
  • Solicitação dos licenciamentos necessários. 

Caso seu interesse seja abrir um MEI, o registro é simplificado e pode ser feito por meio do Portal do Empreendedor a partir de uma conta Gov.br.

Nesse caso, vale ressaltar que o MEI pode faturar apenas R$ 81 mil por ano e contratar somente um funcionário.

O que comprar para montar uma loja de roupas femininas?

Além do estoque, você precisará estruturar sua loja de roupas femininas para deixá-la pronta para a inauguração.

Considerando uma loja física, os principais itens necessários são:

  • Manequins
  • Provadores
  • Vitrines
  • Sofás ou cadeiras para acomodação dos clientes
  • Prateleiras
  • Araras e cabides para exposição das roupas 
  • Sistema de ponto de venda (PDV): computador, impressora, software de gestão
  • Material de escritório 
  • Armários para acomodação do estoque.

Documentação necessária para abrir uma loja de roupas femininas

Os documentos básicos para dar entrada no processo de abertura de uma loja de roupas femininas são:

  • RG do empresário ou dos sócios 
  • CPF do empresário ou dos sócios
  • Certidão de casamento, se casado (os)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de endereço comercial
  • Documento que conste a Inscrição Imobiliária da sede da empresa.

Esses são os documentos básicos para dar início à abertura do CNPJ da loja. 

Ao longo do processo, outros documentos deverão ser elaborados, como o contrato social e o DBE, considerando a natureza jurídica escolhida e outros aspectos legais e burocráticos.

Quanto custa abrir uma loja de roupas femininas?

Agora que você sabe o passo a passo de como abrir uma loja de roupas femininas, pode estar se perguntando: “Qual o tamanho do investimento?”

A resposta é: depende.

Fatores como localização, mix de produtos, relacionamento com o fornecedor e contratação de equipes influenciam diretamente no desembolso inicial.

O Sebrae estima que seja possível montar uma loja de roupas femininas com investimento a partir de R$ 30 mil, mas os valores podem chegar a R$ 300 mil ou mais, dependendo da complexidade do negócio.

Como organizar uma loja de roupas femininas?

Quase tudo pronto para começar?

Então, veja algumas dicas para organizar uma loja de roupas femininas:

  • Certifique-se de que a fachada seja atraente e visível 
  • Invista em boa iluminação para as vitrines
  • Mantenha o ambiente limpo e organizado
  • Crie um layout que otimize o espaço e proporcione boa circulação de pessoas
  • Categorize as peças, como blusas, saias, vestidos, calças, etc. 

A organização da loja, vale lembrar, deve ser um processo contínuo, adaptado e ajustado de acordo com as coleções e os feedbacks dos clientes.

Como decorar loja de roupas femininas?

Quanto à decoração de uma loja de roupas femininas, você pode:

  • Escolher um estilo que reflita a personalidade da loja (clássico, romântico, moderno, minimalista, etc.)
  • Definir cores de acordo com a sensação que deseja transmitir
  • Usar elementos que combinem com sua loja, como cortinas, tapetes, vasos de flores, quadros de artes, etc.

Adotar técnicas de merchandising, como agrupar peças de cores semelhantes ou simular looks completos.

A decoração tem como objetivo proporcionar um clima agradável, de modo que seu cliente se sinta à vontade para comprar com tranquilidade.

Como organizar a vitrine de loja de roupa feminina?

A vitrine de uma loja de roupas femininas tem um papel relevante no contexto da estratégia de vendas em aspectos como atração de clientes e comunicação da identidade da marca. 

Para isso você deve:

  • Escolher um tema ou conceito para a vitrine que represente a identidade de sua marca ou destaque uma coleção específica
  • Colocar os produtos mais populares, novos ou em promoção em posições estratégicas
  • Organizar os produtos de forma criativa, variando alturas, manequins, prateleiras e acessórios
  • Organizar os produtos de maneira a contar uma história visual por meio de peças que combinam entre si
  • Selecionar produtos que representam as últimas tendências da moda, colocando-os em locais de destaque na vitrine
  • Posicionar as peças de roupa mais chamativas e/ou mais vendidas à altura dos olhos dos clientes.

Lembre-se de que a vitrine é a primeira impressão que os clientes têm de sua loja de roupas femininas, portanto, dê atenção especial a ela.

Como escolher nome para loja de roupas femininas?

Quanto à escolha do nome para uma loja de roupas femininas, há duas etapas a obedecer:

  • Nome empresarial, que deve ser registrado de acordo com alguns princípios determinados pela legislação no ato da inscrição do CNPJ
  • Nome fantasia, também conhecido como nome de fachada da loja.

No caso do nome empresarial, pode ser necessário indicar a natureza jurídica da empresa, como a sigla LTDA após o nome, caso a loja seja do tipo Sociedade Limitada.

A escolha do nome fantasia é flexível e tem um caráter mais comercial.

Aqui, a dica é escolher um nome que reflita a identidade da marca e seja fácil de compreender e pronunciar.

Como atrair clientes para loja de roupas femininas?

Além de organizar sua loja de roupas, personalizar o ambiente e trocar as peças de mostruário das vitrines com regularidade, você pode:

  • Criar promoções e descontos
  • Estar sempre por dentro das tendências da moda
  • Criar condições especiais para o cliente recorrente
  • Oferecer diferentes formas de pagamento
  • Investir em campanhas de marketing, sobretudo no ambiente digital.

Quanto fatura uma loja de roupas femininas?

O faturamento de uma loja de roupas femininas depende de diferentes fatores, sobretudo relacionados ao porte e à capacidade de atendimento

Conforme a Agência Brasil, 99% de todas as empresas do país são micro e pequenas, incluindo os MEIs.

Tomando como base os limites do Simples Nacional, uma microempresa cujo teto de receita é de R$ 360 mil por ano pode vender até R$ 30 mil por mês.

Quanto à lucratividade, a margem de lucro bruta geralmente fica em torno de 30%, enquanto a margem líquida pode oscilar entre 10% e 15%.

Como abrir uma loja de roupas femininas online?

Abrir uma loja de roupas femininas online é uma ótima opção para quem pretende empreender no segmento, mas sem os custos de uma loja física.

Afinal, com as possibilidades da internet e a adesão em massa ao e-commerce, é possível vender pela internet inclusive sem estoque — estratégia conhecida como dropshipping.

Em relação às formalidades de registro do CNPJ, o fato de ser ou uma loja física ou virtual não muda. 

O passo a passo continua o mesmo, como mencionado ao longo deste post. 

A diferença aqui está nas estratégias de operacionalização, que inclui:

  • Definição do negócio: quais produtos serão oferecidos para qual público-alvo
  • Criação da loja virtual: o site deve ser fácil de navegar, com diferentes opções de pagamento
  • Parcerias com marketplaces: principalmente para quem está começando, aproveitar a estrutura de uma plataforma consolidada pode ajudar a impulsionar as vendas
  • Estratégias de marketing: o e-commerce não tem limites, mas também não tem barreiras para a concorrência. Para a sua loja se destacar, você precisa divulgar
  • Logística de entrega: é importante definir também uma política de entrega clara e eficiente que funciona dentro do prazo acordado.

Abrir uma loja de roupas femininas vale a pena?

Certamente vale a pena, desde que você pesquise, desenvolva um bom plano de negócio e esteja atento às particularidades do seu público-alvo.

O mercado de varejo como um todo, não só de lojas de roupas femininas, está passando por uma transformação importante com a consolidação das lojas virtuais

Mudanças como essas podem significar duas coisas:

  • Ameaça
  • Oportunidade. 

Pensando nas oportunidades, você pode abrir uma loja física, virtual, híbrida ou mesmo uma loja sem estoque por meio de parcerias com plataformas de marketplace.

Como vimos, o mercado movimenta bilhões todos os anos.

O sucesso do seu negócio vai depender de como você se posicionará.

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