Como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas sem complicação

Como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas sem complicação

Quer saber como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas e empreender em um dos mercados mais promissores do país?

Felizmente, esse objetivo está cada vez mais fácil de ser alcançado, graças à redução da burocracia para abrir empresa e ao crescimento do mercado de TI no Brasil.

Em poucas semanas, você pode iniciar um pequeno negócio nessa área e aproveitar o avanço do setor — e ainda pode começar da sua casa. 

A seguir, vamos mostrar como abrir empresa de desenvolvimento de sistema sem complicação.

Continue lendo e coloque seu plano de negócio em prática o quanto antes.

Como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas do zero

Se você quer saber como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas, é porque enxerga o potencial de empreender nesse setor atualmente.

De fato, poucos mercados são tão resilientes e promissores quanto o de software, principalmente neste momento de transformação digital acelerada que vivenciamos.

Além disso, é possível começar sua própria empresa de desenvolvimento de sistemas em casa, sem precisar alugar um espaço ou comprar equipamentos muito caros no início.

Se você trabalha como desenvolvedor, é uma grande oportunidade de dar um passo além na carreira e comandar um negócio, aproveitando o conhecimento e know-how na área de tecnologia da informação

Quanto aos trâmites burocráticos, é claro que é impossível fugir deles, mas a boa notícia é que já existem soluções para agilizar a abertura da empresa e facilitar sua vida. 

Nos últimos anos, empreender ficou mais fácil no Brasil, e esta pode ser a hora certa para tirar seu plano de negócio da gaveta.

Como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas no Brasil

Entender como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas do Brasil é relativamente simples, dependendo do tipo de negócio que você pretende formalizar.

Para você ter uma ideia, estas são as etapas básicas para abrir uma pequena empresa de serviços: 

  • Definir o tipo de empresa (natureza jurídica), atividades, regime tributário e dados como razão social, nome fantasia, quadro societário e sede
  • Fazer a consulta prévia de viabilidade para saber se a prefeitura autoriza a atividade no local 
  • Registrar o negócio na junta comercial por meio do contrato social
  • Obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)
  • Obter alvará de funcionamento e licenças (se necessário)
  • Fazer o credenciamento na prefeitura para emitir nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e). 

Atualmente, empresas que trabalham com atividades de baixo risco — o desenvolvimento de software é uma delas — não precisam de nenhuma licença ou alvará para iniciar suas operações, graças à Lei da Liberdade Econômica de 2019.

Isso torna ainda mais fácil o processo de abertura da empresa de desenvolvimento de sistemas e encoraja os pequenos empreendedores do setor.

Mas, para que tudo seja resolvido rapidamente e dentro da lei, é fundamental contar com a  ajuda de um contador experiente, que saberá orientar você em todas as etapas até o início das atividades do negócio. 

Por que abrir empresa de desenvolvimento de sistemas é uma boa ideia

Este é um ótimo momento para aprender como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas, já que o setor não parou de crescer mesmo com as sucessivas crises.

O mercado de serviços de TI cresceu 6,4% em 2019 e movimentou mais de R$ 40 bilhões, mesmo em um período de crise econômica, segundo dados da IDC Brasil publicados na revista CIO em 2020. 

Além disso, o setor foi um dos mais resistentes à pandemia do coronavírus, mantendo sua expectativa de crescimento para 2020 entre 4,7% e 6,6%. 

Na lista dos mais promissores, estão os serviços ligados à segurança da informação, cloud, colaboração e virtualização de ambientes, seguindo a tendência de digitalização e home office no mundo corporativo.

Além disso, o Brasil ganhou o título de segundo país onde o mercado de aplicativos mais cresce, com um salto de até 400% na demanda em alguns estados, segundo dados da IDC Brasil publicados em 2020 no Terra.

4 pontos de atenção para abrir empresa de desenvolvimento de sistemas

Para entender como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas, é importante ficar atento a alguns pontos-chave do processo.

Veja quais etapas exigem mais atenção. 

1. Elaboração do plano de negócio

Toda empresa nasce de um bom plano de negócio, que determina como tudo vai funcionar desde o início das operações.

Nesse roteiro, você terá que definir o modelo de negócio da empresa, capital inicial, responsabilidades dos sócios, produtos ou serviços comercializados, público-alvo, mercado de atuação e funcionamento do operacional, financeiro e marketing, por exemplo.

Mesmo em empresas individuais, é fundamental planejar os mínimos detalhes antes de abrir o negócio.

2. Escolha do tipo societário

O tipo societário, ou natureza jurídica, é o formato legal escolhido para registrar sua empresa junto aos órgãos públicos.

Para abrir uma empresa de desenvolvimento de sistemas sozinho, por exemplo, você pode optar pelo Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Se houver sócios, você também tem a opção de abrir uma Sociedade simples, Sociedade Anônima (S/A), Sociedade Empresária.

Só o contador saberá dizer qual tipo vale mais a pena de acordo com número de sócios, capital inicial e objetivos da sua empresa. 

3. Seleção das atividades

Toda empresa precisa escolher uma ou mais atividades de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Essa escolha exige muita atenção, pois os códigos CNAE determinam quanto sua empresa vai pagar de imposto e como será fiscalizada pelo governo.

Para abrir empresa de desenvolvimento de sistemas, são duas opções principais:

  • 62.02-3/00: desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • 62.03-1/00: desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis.

No caso, o primeiro código diz respeito a softwares que podem ser customizados pelo cliente, enquanto o segundo é referente aos sistemas que são entregues no mesmo padrão para todos os usuários.

Além disso, também é possível selecionar estas atividades complementares:

  • 62.01-5/01: desenvolvimento de programas de computador sob encomenda (produto)
  • 62.04-0/00: consultoria em tecnologia da informação
  • 62.09-1/00: suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • 63.11-9/00: tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet.

4. Escolha do regime tributário

O regime tributário da sua empresa vai depender dos códigos CNAE que você selecionou anteriormente, porte, número de funcionários e receita bruta anual.

Geralmente, os pequenos empreendedores começam com uma Microempresa (ME), ou seja, um negócio que fatura até R$ 360 mil ao ano.

Nesse caso, costuma ser vantajoso optar pelo regime do Simples Nacional, que unifica todos os impostos em uma única guia de recolhimento com alíquotas competitivas.

Novamente, só o contador poderá dizer qual regime tributário é mais vantajoso para a sua empresa.

Se for realmente o Simples Nacional, ele também poderá orientar você sobre a tributação pelo Anexo V ou Anexo III, seguindo a regra do Fator R.

Como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas com a Contabilix

Os contadores da Contabilix sabem como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas da forma mais rápida e vantajosa para você.

Nossos serviços são prestados 100% online por meio de uma plataforma ágil e intuitiva, com o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Em até 20 dias úteis, você consegue abrir empresa grátis sem sair de casa, pagando apenas as taxas do governo e recebendo todas as orientações de profissionais contábeis.

Assim, você fica livre da burocracia e faz tudo pela internet com o apoio de especialistas. 

Entendeu como abrir empresa de desenvolvimento de sistemas sem complicações? Então, dê o primeiro passo para começar seu negócio o quanto antes.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *