Como abrir empresa de eventos e prosperar

Abrir empresa eventos

Abrir uma empresa de eventos é o que você precisa para começar a explorar esse setor cheio de oportunidades?

Então você precisa ler este artigo até o final. 

Além de um passo a passo sobre como formalizar o seu negócio de forma simples e gratuita, você terá também algumas dicas que podem ajudar no seu plano de negócios. 

Afinal, abrir uma empresa de eventos é mais do que simplesmente registrar um CNPJ. 

Vamos ver como funciona?

Vale a pena abrir empresa de eventos?

De maneira geral, sim, vale a pena abrir uma empresa de eventos, considerando as potencialidades do setor e a variedade de segmentos. 

De acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o setor movimenta R$ 270 bilhões por ano em mais de 590 mil atividades.

Você pode abrir uma empresa de eventos sociais (casamentos, aniversários, formaturas) ou corporativos (congressos, feiras, workshops).

Pode oferecer:

  • Estrutura logística
  • Cerimonial
  • Filmagem e fotografia
  • Decoração
  • Buffet
  • Terceirização de mão de obra 
  • Ou investir em espaços para locação, como salões e auditórios.

Pode explorar também oportunidades menos convencionais, como eventos temáticos, aniversários de animais ou plataformas de marketplace que integrem os diferentes agentes de mercado.

Enfim, abrir uma empresa de eventos pode valer muito a pena se você estruturar um modelo de negócio que faça sentido.

Como abrir empresa de eventos em 5 passos

Para abrir uma empresa de eventos, você precisa basicamente de um plano e recursos para tirar esse plano do papel

A seguir, confira os principais passos para formalizar o negócio:

1. Escolha o segmento

O primeiro passo para abrir uma empresa de eventos é pesquisar o mercado para definir em qual segmento atuar. 

Afinal, o setor é amplo, repleto de oportunidades, mas também de muitos concorrentes.

Uma dica é fazer o filtro de cima para baixo

Primeiro defina se sua empresa será de eventos sociais ou corporativos.

Depois, escolha um nicho, especialize-se nele e crie uma rede de parceiros.

2. Faça um plano de negócios

O plano de negócios é a materialização do seu projeto empreendedor

Não precisa ser um documento extenso, mas deve conter as informações essenciais, como modelo de negócio, modelo de receita, expectativa de retorno, etc.

Nesse aspecto, atenção especial ao planejamento financeiro.

Caso você e seus sócios não tenham os recursos necessários para abrir a empresa de eventos, terá de recorrer a capital de terceiros, o que implica em pagamento de juros.

3. Defina o tipo jurídico da empresa

Com o plano pronto, passamos à fase burocrática da abertura da empresa de eventos.

Uma delas é a definição da natureza jurídica do negócio, ou seja, seu modelo societário.

Você pode escolher entre Empresário Individual, Sociedade Limitada Unipessoal (caso queira empreender sozinho) ou Sociedade Limitada (caso pretenda ter sócio no negócio).

4. Escolha o porte e o regime de tributação

O porte diz respeito ao tamanho da empresa, sendo Microempresa (faturamento de até R$ 360 mil por ano) e Empresa de Pequeno Porte (entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões) os mais acessíveis.

Caso sua empresa seja ME ou EPP, poderá optar pelo Simples Nacional, o regime de tributação unificado que tem alíquotas reduzidas.

5. Registro nos órgãos competentes

Quanto ao registro da empresa nos órgãos públicos, os passos podem ser resumidos em:

  • Consulta prévia de viabilidade do nome empresarial e do endereço da empresa na Redesim (que integra todos os órgãos relacionados à abertura de empresas)
  • Coleta de dados e registro do CNPJ e demais inscrições tributárias
  • Licenciamentos.

Caso sua intenção seja abrir um MEI (Microempreendedor Individual), as etapas são mais simples e podem ser feitas diretamente pelo Portal do Empreendedor

O que é necessário para abrir uma empresa de eventos?

Quanto à documentação, para abrir uma empresa de eventos você precisará de: 

  • RG 
  • CPF
  • Certidão de casamento (se casado)
  • Documento em que conste a Inscrição Imobiliária da sede da empresa.

Não é necessário um comprovante de endereço residencial ou comercial.

Quanto a exigências legais específicas, vai depender do tipo de empresa de eventos que você pretende abrir.

Se for uma empresa de cerimonial ou assessoria, não há normas técnicas específicas. 

Se for uma empresa de locação de espaço, você precisará de um Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) para conseguir a liberação do Corpo de Bombeiros.

Abra sua empresa de eventos grátis

Abrir uma empresa de eventos, como vimos, é um processo burocrático que exige tempo e atenção aos detalhes.

Mas não há com o que se preocupar. 

Com a Contabilix, você abre sua empresa de eventos gratuitamente e sem sair de casa.

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Tudo que você precisa fazer é enviar as informações básicas, e a nossa equipe cuida de todo o processo.

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