O que faz um contador? Entenda a importância e quais as funções do profissional

Por jean

11 min. de leitura

18/08/2025

Não sabe ao certo o que faz um contador e qual a importância do seu trabalho para a gestão eficiente de negócios?

Durante muito tempo, a imagem do profissional contábil ficou bastante vinculada ao burocrata “guarda-livros”, devido às referências históricas.

Porém, o contador não cuida apenas de burocracias.

Com o passar dos anos, a profissão evoluiu, e as funções contábeis se tornaram mais abrangentes, especialmente com o crescimento da contabilidade digital.

Se você quer entender o que faz um contador e a relevância de suas funções para a gestão contábil, financeira, fiscal e tributária de sua empresa, siga a leitura.

😱 Contabilidade completa a partir de R$ 136 por mês apenas. Comece AGORA!

O que faz um contador?

Para entender o que faz um contador, primeiro é preciso contextualizar o papel da contabilidade no registro e interpretação das transações financeiras e econômicas de uma empresa.

A função da contabilidade é registrar, analisar e gerenciar aspectos tributários, fiscais, patrimoniais, de custos e investimentos. 

Se o contador é o profissional responsável por desenvolver o trabalho de contabilidade, cabe a ele elaborar balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento e obrigações acessórias. 

O contador pode oferecer também consultorias, auditorias e outros serviços relacionados que ajudem seu cliente a gerir o negócio dele e tomar boas decisões.

Nesse contexto, podemos dividir as funções do contador em duas áreas:

  • Contabilidade obrigatória: toda empresa, com exceção do MEI, precisa de um contador para responder pelos seus registros contábeis perante o Fisco
  • Contabilidade opcional: além das declarações obrigatórias e de todo o processo de escrituração contábil, muitas empresas contratam serviços contábeis com o objetivo de melhorar a gestão do negócio em seus mais diversos aspectos.

Vale ressaltar que o contador é um profissional graduado em Ciências Contábeis que, para atuar legalmente na profissão, precisa ter registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Qual a importância do contador nas empresas?

Agora que você sabe o que faz um contador, pode estar se perguntando: qual a importância desse profissional para além da obrigatoriedade legal?

Vimos que toda empresa, com exceção do MEI, precisa de um contador para responder pela contabilidade perante o governo, mas essa é apenas uma das vantagens.

Além de garantir o compliance fiscal, seu trabalho consiste em: 

  • Registro de todos os bens, direitos e obrigações da empresa, informação de grande interesse do empreendedor
  • Elaboração de relatórios financeiros repletos de informações relevantes à tomada de decisões
  • Consultoria financeira, auxiliando o empreendedor na criação de estratégias, como redução de custos e otimização de resultados
  • Redução do peso tributário por meio de estratégias diversas, como escolha do melhor regime de tributação, aproveitamento de créditos tributários ou incentivos fiscais
  • Estruturação de planos de investimentos e projeções financeiras dentro de uma estratégia de crescimento de médio/longo prazo
  • Estudo de viabilidade financeira de projetos, como otimização da estrutura de capital (considerando capital próprio e de terceiros).

Entre as micro e pequenas empresas, além das questões contábeis, fiscais e tributárias, é comum o contador oferecer também assessoria trabalhista.

Nesse caso, o que um contador faz é fechar folha de pagamento e benefícios, manter o empresário atualizado sobre mudanças na legislação e assessorá-lo em processos de admissão e demissão.

13 funções que um contador pode fazer

Para ficar ainda mais claro sobre o que faz um contador, listamos a seguir 13 funções que esse profissional pode executar para sua empresa.

1. Abertura de empresas

A abertura de empresas não é uma função exclusiva da contabilidade, mas é muito recomendável que você busque ajuda de um contador para registrar a sua.

Afinal, há muitos detalhes envolvidos no processo de registro, como escolha dos CNAEs, definição da natureza jurídica, elaboração do contrato social, entre outros. 

Como o contador domina o assunto, ao contratá-lo para abrir sua empresa, você economiza tempo e garante que seu negócio seja formalizado dentro dos melhores enquadramentos jurídicos.

Na Contabilix, empresa de contabilidade online focada em micro e pequenos negócios, você abre sua empresa gratuitamente e 100% pela internet.

2. Contabilidade geral

Dentro do que faz o contador (falamos disso rapidamente nos tópicos anteriores), a contabilidade geral é um dos destaques.

Inclui todas as funções básicas e rotineiras da contabilidade, como escrituração contábil, elaboração de relatórios, emissão de guias e cumprimento das obrigações acessórias. 

Com o crescimento da contabilidade online, boa parte dessa rotina contábil é executada com ajuda de ferramentas e plataformas digitais.

3. Contabilidade tributária

A contabilidade tributária merece atenção especial por ser a responsável pelo cálculo de impostos, emissão de notas e entrega de declarações.

O contador incumbido dessa função pode fazer também a defesa da empresa em caso de fiscalização por parte dos órgãos governamentais, como a Receita Federal.

Trata-se de um trabalho que pode ser feito inclusive em parceria com outros profissionais, como advogados tributaristas.

4. Contabilidade de custos

O contador pode oferecer a seus clientes também serviços específicos em contabilidade de custos, responsável, dentre outras situações, pelo registro e análise dos gastos e despesas da empresa. 

O propósito é analisar os índices de liquidez do negócio, seu custo fixo e variável frente à receita, bem como a capacidade de endividamento.

5. Controladoria

O que faz um contador que atua na controladoria de uma empresa?

Sua função inclui o controle interno de dados contábeis e financeiros, análise de eficiência e compliance fiscal.

Trata-se de uma demanda mais recorrente em empresas de grande porte ou organizações com estruturas mais complexas, mas pode ser adotada também no universo das PMEs.

6. Auditoria

O contador responsável pela auditoria é responsável por verificar a adequação dos processos e procedimentos da empresa às normas e regulamentos aplicáveis.

A auditoria pode ser interna ou externa, decorrente de órgãos de fiscalização, por exemplo.

7. Planejamento tributário

A função do planejamento tributário é reduzir a carga tributária sobre a atividade de forma legal por meio de estratégias inteligentes.

Pode incluir, por exemplo, mudança de regime tributário, aproveitamento de créditos tributários ou incentivos fiscais. 

Tem se tornado um dos serviços de contabilidade consultiva mais demandados, inclusive pelas MEs e EPPs.

8. Gestão de investimentos e capitalização

O contador também pode auxiliar a empresa na gestão de investimentos e captação de recursos.

Nesse aspecto em especial, sua função é:

  • Desenvolver modelos financeiros capazes de antecipar o desempenho futuro da empresa
  • Analisar tendências do mercado para identificar oportunidades de crescimento
  • Auxiliar a empresa na negociação de empréstimos e financiamentos.

9. Consultoria financeira

O contador tem know how para oferecer consultoria financeira, auxiliando seu cliente na tomada de decisões, como redução de custos e melhoria dos resultados.

Análise de balanços, gestão de indicadores e elaboração de planos de negócios são algumas soluções.

10. Gestão de pessoas

Na área de gestão de pessoas, o contador também desempenha um papel importante ao auxiliar o empresário em questões como:

  • Folha de pagamento
  • Encargos sociais
  • Conformidade legal
  • Provisões trabalhistas
  • Controle de benefícios e muito mais.

11. Planejamento sucessório

O contador pode auxiliar empresas e empresários também no planejamento sucessório, de forma a garantir que a gestão e transição do patrimônio ocorra de forma segura e organizada.

O objetivo de estruturar um bom plano sucessório é evitar conflitos entre herdeiros, reduzir riscos tributários e assegurar a continuidade das operações da empresa.

Com base na legislação vigente, o contador analisa as opções disponíveis, como holding familiar, fundos específicos ou testamentos, e orienta o cliente sobre o melhor caminho a seguir.

Uma empresa familiar, por exemplo, pode evitar desgastes entre os herdeiros, ao centralizar a gestão dos bens e estabelecer regras claras para sua administração.

Outra vantagem é a redução da carga tributária

O planejamento sucessório, se feito do jeito certo, permite reduzir os impostos sobre heranças e doações por meio de estratégias que só um profissional capacitado consegue implementar. 

12. BPO financeiro

O BPO financeiro é outro serviço cada vez mais buscado por pequenas e médias empresas que desejam otimizar sua gestão sem precisar de um departamento financeiro interno.

Nesse tipo de prestação de serviço, o contador assume diversas atividades, como controle de contas a pagar e a receber, conciliação bancária e emissão de relatórios.

A terceirização permite que o empresário tenha uma visão clara da saúde financeira do seu negócio sem se preocupar com processos operacionais do dia a dia.

13. Valuation de empresas

O valuation é o processo de avaliação do valor de uma organização com base em fatores como fluxo de caixa, ativos, passivos e projeções de crescimento.

No geral, trata-se de uma tarefa complexa, que varia bastante dependendo do tipo de negócio e das expectativas de crescimento e rentabilidade. 

O contador desempenha um papel essencial nessa análise, ao aplicar métodos como fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e/ou avaliação patrimonial.

Esse serviço é especialmente útil para quem deseja vender sua empresa, atrair investidores ou negociar fusões e aquisições.

Precisa de contador para abrir empresa?

Se você pretende abrir um negócio, ter um contador para ajudá-lo nos processos burocráticos de formalização faz toda a diferença

Não que isso seja uma exigência legal.

Pela legislação, você não precisa, obrigatoriamente, contratar um profissional de contabilidade para abrir uma empresa para você. 

Caso prefira, pode cumprir todas as etapas obrigatórias por conta (e risco) perante os órgãos competentes. 

No entanto, com a facilidade da contabilidade online, é desperdício de tempo você se ocupar disso quando poderia estar focado no planejamento da empresa.

Ao designar um contador para cuidar da abertura do seu negócio, você não precisa se preocupar com detalhes burocráticos.

Além do mais, sua empresa precisará de um contador para cuidar da contabilidade durante a operação.

Sendo assim, nada melhor do firmar uma parceria profissional desde o início.

Como escolher um bom contador?

Para garantir que sua empresa receba um suporte contábil eficiente, é importante considerar alguns critérios ao contratar um contador:

1. Experiência no seu segmento

Cada setor tem particularidades tributárias e contábeis.

Um contador especializado na sua área pode oferecer soluções mais alinhadas ao seu negócio.

Por exemplo, um e-commerce tem desafios fiscais diferentes de uma empresa de serviços, como a tributação do ICMS em vendas interestaduais.

2. Atendimento e suporte

Um bom contador deve estar disponível para tirar suas dúvidas e oferecer um atendimento ágil, seja presencial ou remoto.

O ideal é que o suporte seja pró-ativo, ajudando a empresa a evitar problemas antes que eles ocorram.

3. Ferramentas digitais

Com a digitalização da contabilidade, contar com um profissional que utiliza sistemas integrados e tecnologia pode facilitar a gestão financeira da sua empresa.

Plataformas como ERPs e softwares contábeis online ajudam a automatizar tarefas e garantir maior segurança nas informações.

4. Registro no CRC

Todo contador precisa ter registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Antes de contratar, verifique essa informação.

A certificação garante que o profissional segue as normas contábeis e está apto a prestar serviços dentro da legislação vigente.

5. Custo-benefício

Compare os serviços oferecidos e avalie o custo-benefício do contador.

Nem sempre o mais barato é a melhor opção, mas é importante que o valor cobrado esteja de acordo com o suporte oferecido.

Empresas que precisam de um acompanhamento mais próximo devem considerar escritórios contábeis que ofereçam consultorias personalizadas.

Como funciona o contador online? Entenda e contrate

O que faz um contador você já sabe, mas e quanto à contabilidade online?

De maneira geral, os mesmos serviços prestados pela contabilidade tradicional são oferecidos pela contabilidade online, só que de um jeito muito mais fácil, prático e barato

A contabilidade online transformou o mercado contábil do mesmo jeito que as fintechs transformaram o mercado bancário. 

Por meio de plataformas digitais de alta performance, integração de sistemas e compartilhamento de dados, você gerencia sua empresa com muito mais eficiência.

  • Com a contabilidade digital, pilhas de documentos impressos dão lugar a arquivos digitais criptografados e com controle de acesso.
  • Funções rotineiras e burocráticas são automatizadas com a ajuda de robôs inteligentes
  • Assinatura em documentos impressos dá lugar ao certificado digital.

A principal mudança da contabilidade digital não está “no que o contador faz”, mas em como ele faz. 

Quanto custa um contador online?

Os serviços de contabilidade online oferecem opções acessíveis para empresas de diferentes perfis.

A Contabilix, por exemplo, disponibiliza três planos com valores a partir de R$136 por mês, além da abertura de CNPJ gratuita. 

  • O Plano Online (R$ 136/mês) é ideal para quem busca economia e prefere resolver tudo digitalmente
  • O Plano Expert (R$ 168/mês) combina tecnologia com suporte por videochamada, trazendo mais proximidade no atendimento
  • O Plano Premium (R$ 272/mês) oferece um serviço mais completo, em que os contadores cuidam de tudo para garantir mais comodidade.

Quer saber como a contabilidade digital pode proporcionar muito mais agilidade ao seu negócio com custos muito menores?

Então, venha para a Contabilix!

🚨 Troque de contador e ganhe UM MÊS GRÁTIS. Experimente AGORA!

Abra sua empresa online em poucos cliques

Sem burocracia, sem robôs. Um time de contadores de verdade, preparados para abrir seu CNPJ online. Pare de perder tempo e comece agora mesmo.

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Seus dados estão seguros

Tainara Correia, Departamento Societario Abra sua empresa online em poucos cliques

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.