Como contratar um contador: passo a passo

Como contratar um contador: passo a passo

Como contratar um contador para cuidar das questões tributárias da sua empresa e ter a tranquilidade de que tudo está sendo feito da forma correta? É o que vamos descobrir nas próximas linhas.

Muitos empreendedores sentem dificuldade na contratação de um contador, carecendo de referências para escolher bons pacotes com profissionais ou escritórios que sejam qualificados e confiáveis.

Além disso, a evolução rápida dos campos de especialidade e de perfis de profissional na área da contabilidade pode dificultar um pouco mais a decisão. 

Por outro lado, hoje são inúmeras as possibilidades de consultoria personalizada para o seu negócio.

É por isso que, no artigo de hoje, selecionamos dicas com o intuito de ajudar micro e pequenos empresários na contratação de serviços de contabilidade para empresas do Simples Nacional. 

Se você se encaixa neste perfil e está quebrando a cabeça para descobrir como contratar um contador, acompanhe a leitura e veja os pontos mais relevantes envolvidos nesta decisão.

É preciso contratar um contador?

É comum que, no início, empreendedores optem por cuidar da contabilidade por conta própria, principalmente quando ainda não têm funcionários contratados nem encargos trabalhistas a pagar.

Isso porque, na verdade, a legislação não obriga que as empresas tenham um contador ou que sejam assessoradas por um escritório de contabilidade. 

O que a diz o artigo 1.179 da  Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002 é o seguinte:

Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Ou seja, a lei diz que é obrigatório ter um sistema de contabilidade para cálculo de impostos e prestação de obrigações tributárias, mas não explicita que esse trabalho deva ser feito por um contador. 

Porém, há um detalhe importante sobre a Lei nº 10.406: alguns documentos contábeis só podem ser assinados por contadores (balanços e balancetes, por exemplo). 

Então, na prática, a contratação não é mandatória, mas acaba sendo necessária para manter a regularidade do negócio.

E não é só isso. Outra dificuldade que muitas pessoas enfrentam ao tentar fazer a contabilidade por conta própria é arranjar tempo e adquirir conhecimento específico para se dedicar a estas questões.

Por que contratar um contador?

Embora não haja obrigatoriedade explícita da lei, há vários motivos que justificam contratar um profissional para cuidar da contabilidade de empresas do Simples Nacional.

Conforme já falamos, o serviço de contabilidade exige dedicação e tempo para se debruçar com cautela sobre números e aspectos técnicos, garantindo que tudo esteja em conformidade com a lei.  Porém, poucos empreendedores têm a disponibilidade.

Além disso, nada substitui o conhecimento especializado de um profissional. Lembrando que a falta de acompanhamento na sua empresa pode levar facilmente a pendências, e a inadimplência é passível de punição.

Pensando nisso, aqui estão os principais motivos para você contratar um serviço especializado de contabilidade para sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte:

Entender a complexidade da carga tributária

Não é segredo para ninguém que o Brasil tem uma alta e complexa carga tributária, então é fácil de se perder no pagamento de tantos impostos.

Neste sentido, o contador ajuda a mapear e esclarecer quais tributos vão incidir sobre a empresa, além de estar atento a prazos, recursos e demais providências.

Acompanhamento de mudanças na legislação

Além disso, com a contratação de um contador, o empreendedor ganha a tranquilidade de contar com uma assessoria atenta às mudanças na legislação para que a empresa não sofra penalizações por desconhecimento.

Agilidade em processos burocráticos

Outro motivo para contratar um serviço voltado à contabilidade de empresas do Simples Nacional é ganhar agilidade na prestação de contas e no andamento de processos burocráticos que podem emperrar as atividades do negócio (gerando perdas em produtividade e dinheiro).

Gestão financeira e de riscos

O profissional de contabilidade não apenas atua em questões tributárias, mas também como um consultor de transações diversas, tornando-se um gestor completo de finanças e de riscos.

Ou seja, é um grande aliado do empreendedor, contando com um olhar apurado para resguardar a saúde das finanças da empresa.

Como contratar um contador

Agora que você já sabe a importância de ter um contador na sua empresa, vamos ao tópico que gera tantas dúvidas: como contratar um contador? Quais critérios pesam nessa decisão?

Lembrando que, normalmente, este tipo de profissional trabalha de forma liberal, associado a um escritório de contabilidade ou a uma empresa de contabilidade online. Então, vale checar os diferente tipos de contrato e as opções que se adequam melhor à sua realidade.

Antes de bater o martelo e contratar um contador, faça perguntas para checar os seguintes pontos:

Abertura para comunicação

Mais do que um profissional afinado com números, o contador deve ter um perfil de abertura para o diálogo e a comunicação, a fim de apoiar o empreendedor no dia a dia da gestão financeira.

Isso significa esclarecer dúvidas, trazer pareceres e previsões, comunicar mudanças importantes e fornecer insights para que as tomadas de decisão do gestor sejam mais assertivas.

Procure conversar com o profissional no momento de alinhar a prestação de serviço, explicitando o tipo de comunicação e iniciativa que você espera.

Especialidade

Ter a ajuda de um profissional especializado é fundamental para identificar as nuances das questões contábeis que podem afetar o seu negócio.

Dependendo do porte da sua empresa, do ramo/setor em que você atua, entre outros fatores, os trâmites variam, e contar com um contador focado na sua área pode facilitar bastante o andamento dos processos.

Familiaridade com a tecnologia

Como você sabe, a tecnologia está modificando vários setores, acelerando processos e gerando uma verdadeira transformação no mercado – com a área da contabilidade não é diferente.

Hoje, uma das habilidades mais requisitadas para profissionais contadores é a familiaridade e a aprendizagem rápida de novas tecnologias que aprimoram rotinas e processos do serviço, como:

  • Armazenamento, análise e segurança de dados;
  • Acompanhamento das demandas dos clientes
  • Meios e ferramentas de comunicação em tempo real
  • Digitalização de documentos e serviços públicos.

Isso quer dizer que, com o auxílio da tecnologia e o avanço na precisão de dados,  cada vez mais o contador assume o papel de consultor preditivo, contribuindo para a gestão da empresa de modo a prevenir erros e riscos.

Regulamentação

Por fim, um critério básico para a contratação de um contador é verificar se o profissional ou escritório é regulamentado através de certidão, que deve ser emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Também vale se informar sobre as cláusulas do Código de Ética do Contador para checar se o profissional que você está contratando atua de forma correta.

Como contratar plataforma de contabilidade

Mesmo com as sugestões e critérios apresentados, ainda está em dúvida sobre qual profissional escolher para cuidar da contabilidade para empresas do Simples Nacional e não quer recorrer a indicações?

Existe uma solução melhor: a Contabilix, uma plataforma de contabilidade online que resolve todos os seus problemas e processos contábeis de uma maneira fácil, simples e com excelente custo-benefício. 

Através da nossa plataforma de contabilidade, você encontra uma equipe de contadores e consultores especializados prontos para resolver os mais diversos processos burocráticos da sua empresa.

Os serviços disponíveis incluem abertura de empresa (grátis), cálculo de impostos, emissão de nota fiscal, emissão de folha de pagamento e diversos outros trâmites. 

A grande vantagem da contabilidade online é que várias rotinas são automatizadas e tudo fica armazenado na nuvem para consulta rápida, gerando agilidade para a área fiscal da sua empresa e mais oportunidades de crescimento para o seu negócio.

Afinal, uma vez que os processos são descomplicados, os profissionais especializados por trás da plataforma ficam livres de tarefas repetitivas e burocráticas e ganham tempo para apoiar ainda mais o seu negócio.

Então, se você está avaliando diferentes possibilidades para a contabilidade da sua empresa, deve levar em conta o excelente custo-benefício da modalidade de contabilidade online.

Ficou interessado? 

Se quiser se aprofundar ainda mais no tema, confira este outro artigo que preparamos: como escolher o melhor contador online.
E veja como é fácil contratar um contador com a Contabilix ao abrir uma nova empresa ou trocar de contabilidade para acelerar ainda mais o seu negócio.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *