Você sabe como abrir empresa online e começar seu negócio sem burocracia?

Sim, já é possível fazer quase todo o processo pela internet, fugindo da papelada, das filas e dos termos complicados.

Graças à contabilidade online e à digitalização dos serviços públicos, sua empresa pode nascer muito mais rápido — e quanto antes você iniciar as operações, melhor. 

Vamos explicar como abrir empresa online em poucos passos e aproveitar o momento para empreender.

Siga a leitura e simplifique sua estreia como empreendedor.

Como abrir empresa online se tornou possível

Se você quer entender como abrir empresa online, é porque imagina que o processo é muito mais simples pela internet, certo?

De fato, a digitalização dos trâmites ajuda a reduzir a burocracia e facilitar a vida na hora de formalizar seu negócio. 

Hoje, tanto os empreendedores quanto o governo estão se adaptando à era digital, para que a abertura de novas empresas seja cada vez mais rápida, prática e eficiente.

Em dezembro de 2019, por exemplo, o governo anunciou a digitalização de quase 500 serviços, conforme divulgado pela PEGN. 

Com essa mudança, operações como pedidos de aposentadoria, carteira de trabalho digital e licenças e alvarás para empresas podem ser feitos 100% online, por meio de sites e aplicativos. 

De acordo com o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, a ideia é permitir que todos os serviços do governo fiquem disponíveis pelo celular, já que 70% dos brasileiros acessam a internet regularmente e 96% deles usam um smartphone. 

Outro exemplo interessante é o da Junta Comercial de São Paulo, que inaugurou uma nova sede totalmente digitalizada, segundo informações divulgadas no site do Governo de São Paulo em outubro de 2019. 

Com a modernização dos processos, os empresários do estado já podem abrir empresas de baixo risco em até 24 horas — e a previsão é de que esse tempo diminua para apenas 3 horas até 2022.

E não é apenas o governo que está acompanhando essa tendência: os escritórios de contabilidade também estão migrando para a internet e agilizando a abertura de empresas de seus clientes.

Logo, quem ganha com essas mudanças é o empreendedor, que já pode ver seu negócio funcionando muito mais rápido.

Na prática, ainda são necessários alguns passos presenciais para a abertura da empresa, como apresentação dos documentos na junta comercial, mas boa parte do processo já pode ser resolvido pela internet.

Cenário da abertura de empresas no Brasil

Antes de saber como abrir empresa online, é importante conhecer o cenário brasileiro do empreendedorismo

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, divulgado na Valor Investe em 2020, foram abertas 2,9 milhões de empresas em 2019, contando até novembro — um crescimento de 23,3% em relação ao ano anterior.

Em outubro de 2019, o crescimento chegou a 30,8%, com a criação de mais de 300 mil empreendimentos (quase 10 mil por dia), segundo dados do mesmo indicador publicados pela Agência Brasil na época. 

Já em novembro de 2019, o aumento foi de 25,5%, somando 275 mil novas empresas registradas.

Na opinião do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os brasileiros estão empreendendo mais por conta do baixo ritmo da economia e lentidão na geração de empregos. 

Nesse momento de recuperação gradual, abrir um negócio próprio é uma forma de conquistar independência financeira sem depender do mercado de trabalho. 

Em entrevista ao Valor Econômico, ele usa esses fatores para justificar o crescimento dos MEIs (microempreendedores individuais), que aumentaram 23,9% em novembro de 2019.

Já as sociedades limitadas tiveram um aumento ainda mais expressivo: 50,9% no mesmo mês.

Em relação aos setores econômicos, o campeão foi o setor de serviços, que cresceu 29,7%, seguido pela indústria (21%) e pelo comércio (11,8%).

Além disso, é importante lembrar de outro fator que facilitou a abertura de empresas e deve impulsionar ainda mais o empreendedorismo: a lei da liberdade econômica, aprovada em setembro de 2019. 

Com a nova lei, os empreendedores não precisam mais de alvará para abrir negócios de baixo risco, e contam com a redução da burocracia no registro de funcionários, controle de ponto e entregar obrigações fiscais.  

Segundo uma estimativa do Sebrae publicada em 2019 na PEGN, as mudanças devem contribuir para a abertura de 500 mil novas empresas por ano no país.

Ou seja: o momento é propício para investir em um negócio próprio e se juntar à onda de empreendedores — principalmente no setor de serviços. 

4 vantagens de abrir empresa online

Você já viu como abrir empresa online está se tornando tendência, agora precisa conhecer as vantagens do processo.

Veja por que é mais fácil usar a internet.

1. Menos burocracia

Se você não suporta a ideia de preencher papelada e pegar fila em cartórios e repartições públicas, buscar como abrir empresa online é realmente a melhor opção.

Com mais processos digitalizados, você se livra da burocracia e ganha tempo para pensar no que realmente interessa: seu plano de negócio.

2. Apoio profissional

Além da questão burocrática, a abertura de empresas também requer o apoio de um contador profissional, que será responsável pela preparação dos documentos necessários e formalização do negócio. 

Felizmente, já é possível contratar um contador online para cuidar de todos os trâmites, com a mesma qualidade e segurança de um escritório tradicional — só que mais ágil e econômico.

Assim, você não precisa se preocupar com natureza jurídica, regime tributário e outras questões técnicas do seu negócio, deixando o processo na mão de quem realmente entende. 

3. Agilidade no processo

Outra vantagem clara da abertura de empresa online é a agilidade do processo, já que o CNPJ pode ser obtido em cerca de 15 dias úteis para empresas de serviços. 

Tudo o que você terá que fazer é enviar as informações necessárias online e aguardar a preparação da documentação da sua empresa. 

4. Custo-benefício atrativo

Enquanto os contadores tradicionais cobram honorários para abrir sua empresa, as empresas de contabilidade online podem atender você gratuitamente

Ou seja: você só vai pagar as taxas obrigatórias do governo de acordo com seu tipo de negócio, tendo um custo-benefício muito mais atrativo. 

Como abrir empresa online em 5 passos 

Saber como abrir empresa online é uma vantagem e tanto para acelerar a operação do seu negócio. 

Por isso, detalhamos alguns passos essenciais para fazer a abertura do seu negócio online com base no processo da Contabilix, pensando em prestadores de serviços.

Veja como é simples.

1. Faça seu cadastro 

O primeiro passo para abrir empresa online é fazer seu cadastro na plataforma de contabilidade online.

Para isso, basta inserir seus dados básicos de pessoa física, como nome, senha e CPF.

Lembrando que o usuário será o responsável pela empresa.

2. Informe os dados dos sócios e da empresa

O próximo passo é informar os dados de cada sócio (ou somente seus, se for uma empresa individual) e da própria empresa.

No caso, serão solicitadas informações como razão social, nome fantasia, endereço, RG/CPF e percentual societário.

3. Determine a natureza jurídica da empresa

Ao abrir a empresa online, você também deverá selecionar qual das naturezas jurídicas é mais adequada, por exemplo:

  • EI (Empresário Individual): é uma empresa formada por uma única pessoa física que responde pelo patrimônio e dívidas do negócio, com capital social mínimo de R$ 1 mil
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada): é uma empresa constituída por um único titular de todo o capital social, que não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente
  • Sociedade limitada: é a empresa formada por dois ou mais sócios que contribuem para formar o capital social (valor mínimo de R$ 1 mil por sócio).

Se tiver dúvida na escolha do tipo de empresa e CNAE, você também pode pedir ajuda aos contadores responsáveis.

4. Receba a documentação pronta

Depois de informar os dados necessários, você receberá os seguintes documentos preparados por contadores experientes:

  • Contrato social ou requerimento de empresário individual
  • Requerimento padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via
  • Pagamento de taxas através de DARE e DARF.

Logo, você só vai precisar providenciar cópias autenticadas do RG e CPF do titular e sócios e protocolar os documentos na junta comercial — ou enviar alguém para fazer esse trabalho. 

5. Obtenha seu CNPJ

Depois de seguir esses trâmites, você só precisa aguardar o registro da empresa para obter seu CNPJ.

Se quiser uma solução ainda mais completa, você pode solicitar a consultoria tributária da Contabilix para escolher o regime mais adequado (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido) e pagar o mínimo de impostos.

Além disso, você poderá contar com os serviços contábeis online, que permitem deixar sua empresa sempre em dia com apenas 15 minutos ao mês. 

O segredo está na plataforma de contabilidade digital da Contabilix, que automatiza as rotinas e obrigações como emissão de notas fiscais, cálculo e emissão de guia de impostos, relatórios contábeis, obrigações acessórias e muito mais.

Viu como abrir empresa online pode ser mais fácil, rápido e econômico?

Então, foque no seu plano de negócio e deixe o resto com a Contabilix.


Jean Bitar

Jean Bitar é fundador e CEO da Contabilix, empresário no mercado de Tecnologia desde muito cedo, formado em Ciência da Computação e Ciências Contábeis, com MBA em Auditoria e Perícia Contábil.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *