Como abrir empresa de webdesign em 7 passos e lucrar no mercado digital

Como abrir empresa de webdesign em 7 passos e lucrar no mercado digital

Quer saber como abrir empresa de webdesign e começar a lucrar no mercado digital?

Se você domina a profissão, o próximo passo pode ser o empreendedorismo — e o momento é excelente para isso.

Hoje, toda empresa precisa de um website profissional que ofereça uma ótima experiência do usuário para garantir sua presença digital, e a demanda só tende a aumentar.

Se você quer competir nesse mercado e se destacar, nosso guia de como abrir empresa de webdesign é um ótimo começo.

Continue lendo e entenda como formalizar seu negócio. 

Como abrir empresa de webdesign do zero

Se você quer saber como abrir empresa de webdesign, é porque deve estar pensando em dar seus primeiros passos como empreendedor.

Para quem já trabalha como web designer, começar um negócio próprio é uma ótima maneira de avançar na vida profissional e conquistar independência financeira. 

Além disso, o mercado digital segue crescendo no Brasil, abrindo cada vez mais oportunidades para negócios que envolvem a criação e desenvolvimento de sites.

Em relação ao processo de abertura, também está mais fácil e menos burocrático formalizar uma pequena empresa de serviços no Brasil, graças à digitalização e modernização dos sistemas do governo. 

No caso do webdesign, é possível começar em casa mesmo e com uma estrutura enxuta, sem precisar de alvará de funcionamento.

Dependendo do tipo de empresa, o negócio pode iniciar suas atividades em poucas semanas, e ainda há benefícios fiscais para micro e pequenos empreendedores.

Cenário para abrir empresa de webdesign 

O momento é propício para entender como abrir empresa de webdesign no Brasil, pois os números apontam para o crescimento do segmento. 

Só no setor de e-commerce, o aumento foi de 400% no número de lojas online abertas em março de 2020, segundo dados da ABComm publicados na Istoé — um avanço impulsionado pelo período de quarentena e aceleração da transformação digital.

Outro dado interessante é que o país já tem 134 milhões de internautas ativos (74% da população), segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019 publicada na Agência Brasil. 

Nesse cenário, a tendência é que a demanda por websites cresça ainda mais, pois toda empresa que quer se manter competitiva precisa ter seu espaço na web.

Cada vez mais, as organizações fortalecem sua presença digital produzindo conteúdo, vendendo pela internet e investindo em ações de marketing digital.

Para que essas estratégias deem certo, é fundamental ter um bom website, construído por profissionais e pensado para otimizar a experiência do usuário — é aí que entra a empresa de webdesign.

Como abrir empresa de webdesign em 7 passos

Aprender como abrir empresa de webdesign não é tão complicado, mas exige dedicação, estudo de mercado e apoio contábil especializado.

Confira o passo a passo para começar seu negócio.

1. Estude o mercado e a concorrência

Se você pretende abrir uma empresa de webdesign, precisa começar estudando o mercado-alvo e os concorrentes para entender como se posicionar.

Com o crescimento do mercado digital, também aumentou a competitividade entre empresas e profissionais da área, exigindo uma pesquisa mais aprofundada antes de disputar a atenção dos clientes.

Em relação ao posicionamento, existem empresas que focam em sites para pequenos negócios, empresas de setores específicos, e-commerces e vários outros nichos de mercado — cabe a você encontrar o mais promissor para o seu negócio.

2. Crie seu plano de negócio

Aprender como abrir empresa de webdesign envolve a elaboração de um plano de negócio completo.

Esse documento deve conter todo o planejamento da nova empresa, incluindo nome, mercado de atuação, público-alvo, serviços oferecidos e funcionamento em geral (operações, financeiro, marketing, etc.). 

Para começar, é importante definir quais soluções sua empresa vai oferecer de acordo com as descobertas da pesquisa de mercado.

Um modelo de negócio muito usado atualmente é o de “agência de criação de sites”, que combina o trabalho de webdesign com o desenvolvimento de sites (e, às vezes, pacotes com marketing digital incluso) para fornecer um serviço completo ao cliente. 

3. Faça parcerias

No ramo de webdesign, pode ser interessante ter um sócio ou parceiro desenvolvedor.

Isso porque não é tão comum a contratação de serviços de webdesign avulsos por empresas, já que a maioria busca um site construído do zero — principalmente os pequenos negócios.

Para competir no mercado, é importante acompanhar a evolução das soluções digitais oferecidas aos clientes, que hoje abrangem o desenvolvimento de sites, layouts responsivos, UX/UI design, marketing digital e outros serviços integrados.

4. Encontre um bom contador

Depois de planejar sua empresa de webdesign, você vai precisar de um bom contador para guiar o processo de formalização e cuidar dos trâmites burocráticos.

É importante que o profissional ou empresa tenha experiência com o mercado digital e, de preferência, trabalhe com contabilidade online para facilitar o atendimento.

Isso será importante para garantir o enquadramento correto do negócio perante a lei e agilizar a comunicação entre você e seu contador.

5. Escolha o tipo de empresa

Na hora de entender como abrir empresa de webdesign, você terá algumas opções jurídicas para formalizar seu negócio.

Se decidir começar sozinho, poderá abrir um EI (Empresário Individual), uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Lembrando que não é possível abrir MEI para prestar serviços de webdesign, pois não está na lista de atividades permitidas

Se preferir abrir a empresa com um ou mais sócios, poderá optar pela Sociedade Simples, Sociedade Empresária ou Sociedade Anônima (S/A).

Nesse momento, é muito importante ter a ajuda do contador para selecionar a natureza jurídica mais adequada de acordo com o porte do negócio, número de sócios, capital inicial, entre outros critérios. 

6. Fique de olho nos impostos

O contador também será responsável por indicar o melhor regime tributário para a sua empresa, ou seja, o formato ideal para pagar o mínimo de impostos ao governo.

Para micro e pequenos negócios, o Simples Nacional costuma ser vantajoso, já que permite o recolhimento dos 8 principais tributos do país em uma única guia com alíquotas competitivas — o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Felizmente, a atividade Desenvolvimento/criação de interfaces para a internet (código CNAE 6201-5/02 Web Design) possibilita a opção pelo Simples Nacional, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 

Na hora de calcular os impostos, também é importante levar em conta o Fator R para saber se sua empresa será tributada pelo Anexo III ou Anexo V do Simples.

Lembrando que, em alguns casos, o Lucro Presumido ou Lucro Real também podem compensar mais para o empreendedor — daí a importância de contar com o apoio de um contador experiente para abrir a empresa de webdesign.

7. Formalize-se e faça os credenciamentos necessários

Depois de tomar todas as decisões importantes sobre o negócio, o processo de abrir empresa em si é relativamente rápido.

Seu contador deverá elaborar o contrato social ou ato constitutivo da empresa, dependendo do tipo societário escolhido, e registrá-lo na junta comercial da sua região. 

Depois, bastará solicitar o CNPJ e fazer o credenciamento da empresa na prefeitura do município para emitir a nota fiscal de serviços — cada cidade tem um processo diferente.

Por exercer uma atividade de baixo risco, a empresa de webdesign não requer alvará de funcionamento desde a promulgação da Lei da Liberdade Econômica

Se tudo der certo, você poderá iniciar suas operações em poucas semanas. 

Contabilix: o jeito mais fácil de abrir sua empresa de webdesign

Como você pode ver, o papel do contador é essencial na hora de entender como abrir empresa de webdesign.

Ainda bem que você pode contar com a equipe Contabilix para abrir empresa grátis sem sair de casa, com direito a toda a assessoria profissional que você precisa. 

Somos uma empresa de contabilidade online que garante seu CNPJ em até 20 dias úteis, sem compromisso de fidelidade e pagando apenas as taxas do governo.

Você só terá que enviar os dados do negócio e assinar o contrato social — o resto, deixa com a gente.

Entendeu como abrir empresa de webdesign e agilizar a formalização

Agora é só tirar seu negócio do papel e aproveitar o crescimento do mercado.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *