Saiba como abrir uma loja de suplementos e descubra se vale a pena

Como abrir uma loja de suplementos

Se você está interessado em saber como abrir uma loja de suplementos, este artigo será seu guia, tanto em relação às etapas formais quanto de planejamento.

Afinal, o registro do CNPJ e a obtenção dos licenciamentos são apenas uma parte da missão. 

Abrir uma loja de suplementos exige, antes de tudo, muita pesquisa, planejamento e visão de negócios, com atenção especial ao investimento necessário e à expectativa de retorno.

As orientações deste post se aplicam a uma loja física, virtual ou híbrida, com presença tanto no ambiente off quanto online.

Acompanhe a leitura e confira um passo a passo de como formalizar sua empresa, além de dicas que podem ajudá-lo a alcançar o sucesso.

Como abrir uma loja de suplementos? Passo a passo

Vamos a um passo a passo de como abrir uma loja de suplementos, incluindo a fase de planejamento e o cumprimento das formalidades burocráticas.

1. Elaboração de um plano de negócios

O primeiro passo para abrir uma loja de suplementos é a elaboração de um plano de negócios.

Trata-se de um documento completo que reúne informações relevantes sobre o negócio, tanto no âmbito interno quanto externo.

Uma sugestão é começar pelo levantamento de informações sobre o tamanho do mercado ao estilo top down: nacional, regional e local (principalmente se sua intenção for abrir uma loja física).

No âmbito interno, dê atenção aos aspectos contábeis-financeiros, como margens de lucro, tamanho de investimento necessário, ticket médio esperado, etc.

A dica é elaborar um plano de negócios enxuto e objetivo que responda às seguintes perguntas:

  • O que queremos oferecer (produtos/serviços)
  • Como fazer 
  • Quem é o nosso público-alvo
  • Porque investir nesse mercado
  • Quais as estratégias de precificação.

2. Contratação de uma contabilidade parceira

Quanto aos aspectos formais e burocráticos, ninguém melhor do que uma contabilidade online para saber como abrir uma loja de suplementos do jeito certo.

Com o plano de negócios pronto, contrate um escritório contábil para ajudar você nos trâmites formais perante os órgãos governamentais.

A assessoria de profissionais qualificados evita equívocos durante o processo de registro que possam causar prejuízos a sua empresa e até inviabilizar a empresa dependendo do caso.

A Contabilix, empresa de contabilidade online, fácil e segura, abre sua empresa gratuitamente e 100% pela internet.

Você paga apenas as taxas do governo.

3. Definição da natureza jurídica (tipo societário)

Ao abrir uma loja de suplementos, você pode escolher empreender sozinho ou em sociedade com alguém.

Essa definição tem tudo a ver com a natureza jurídica ou tipo societário da loja.

Caso queira abrir uma empresa com sócio, a natureza jurídica mais adotada no Brasil é a Sociedade Empresária Limitada.

Caso queira empreender sozinho, pode optar pela Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou Empresário Individual.

Na hipótese de abrir uma loja de suplementos sem sócio, a recomendação é escolher a SLU, tipo societário que tem as mesmas características da sociedade LTDA. 

A principal vantagem é a separação do patrimônio pessoal do jurídico, o que resguarda os bens do empresário em caso de insolvência do negócio.

4. Formalização e registro

Você precisará também cumprir as exigências formais dos órgãos governamentais (Junta Comercial, Receita Federal e prefeitura) para abrir sua loja de suplementos.

As principais etapas dessa fase são:

  • Consulta Prévia de Viabilidade na Redesim do endereço e do nome empresarial
  • Coleta de dados na Redesim
  • Protocolo da documentação na Junta Comercial e solicitação do registro do CNPJ
  • Definição dos CNAEs principal e secundários
  • Elaboração do contrato social ou de outro documento de constituição da empresa
    • Solicitação dos licenciamentos necessários.

As etapas a serem cumpridas podem ser mais ou menos burocráticas, dependendo da região em que você estiver.

Em alguns estados, como São Paulo e Paraná, já está em vigor o Balcão Único, plataforma digital que permite a abertura de uma empresa em minutos. 

Caso sua intenção seja abrir um MEI, o registro é ainda mais simplificado e pode ser feito por meio do Portal do Empreendedor a partir de uma conta Gov.br.

Vale ressaltar, no entanto, que o MEI pode faturar apenas R$ 81 mil por ano e contratar no máximo um colaborador.

5. Escolha do porte e regime de tributação

Ao abrir uma loja de suplementos, você precisará escolher ainda o porte e o regime tributário, definições com impactos fiscais relevantes.

O porte diz respeito basicamente ao tamanho do faturamento, sendo os mais acessíveis: 

Tanto a Microempresa quanto a Empresa de Pequeno Porte podem optar pelo Simples Nacional, o regime de tributação dedicado aos micro e pequenos negócios.

Nada impede, no entanto, que você escolha outros regimes tributários, como Lucro Presumido ou Lucro Real.

O que precisa para abrir uma loja de suplementos?

Caso seu interesse seja abrir uma loja física, além de um ponto comercial estratégico você precisará de espaço para estoque, estrutura física e recursos humanos. 

Vamos aos principais elementos necessários:

  • Localização: ao escolher o ponto comercial para a sua loja de suplementos, priorize locais com grande movimentação de pessoas, preferencialmente próximos a academias, shoppings e universidades
  • Equipamentos e mobiliários: providencie também prateleiras, vitrines, balcão, computador, mesas, cadeiras, PDV, etc
  • Estoque: whey protein, albumina, complexos vitamínicos, carboidratos, termogênicos, moderadores de apetite e acessórios de treinamento são alguns itens que você precisará comprar para o estoque inicial
  • Equipe: promova um processo de recrutamento e seleção criterioso, se possível, com a ajuda de consultorias de RH. Você pode precisar de mão de obra para cuidar do atendimento ao cliente, vendas, gestão de estoques, limpeza, etc.
  • Decoração: pode ser necessário também reformar ou adaptar o imóvel e decorar a loja de suplementos conforme a identidade visual da sua marca.

Dentro do planejamento estratégico, é importante que você determine quais itens do checklist são indispensáveis à inauguração e quais podem ficar para um segundo momento.

É importante verificar também os licenciamentos e as regras da Anvisa para os tipos de produtos que você pretende comercializar.

Dependendo do tipo e classificação, alguns itens podem ser considerados suplementos ou medicamentos.

A observação vale, inclusive, para as campanhas de divulgação, que podem ter restrições para produtos medicamentosos.

Todos os detalhes precisam ser devidamente contemplados pelo plano orçamentário, de modo a não comprometer o cronograma com imprevistos no decorrer da implantação.

Quanto custa abrir uma loja de suplementos?

O custo/investimento para abrir uma loja de suplementos é muito relativo, afinal, depende de diversas variáveis, como:

  • A região onde você está
  • O tamanho da loja
  • O custo do aluguel comercial
  • As marcas dos produtos que você pretende oferecer
  • As campanhas de lançamento
  • O tamanho da equipe
  • O tipo de parceria com o fornecedor, entre outros detalhes.

Os valores podem variar de R$ 30 mil a R$ 300 mil, dependendo da estrutura.

Conforme uma estimativa do Sebrae, uma loja de suplementos e produtos naturais de cerca de 60 metros quadrados exige um investimento inicial estimado em R$ 50 mil.

Os recursos seriam divididos da seguinte forma:

  1. Máquinas e equipamentos: R$ 7 mil
  2. Equipamentos de informática: R$ 3 mil
  3. Móveis e utensílios: R$ 10 mil
  4. Mobiliário de escritório: R$ 2 mil
  5. Reformas: R$ 10 mil
  6. Registro da empresa e licenciamento: R$ 2 mil
  7. Capital de giro (2 meses de custeio fixo): R$ 7 mil
  8. Formação estoque inicial (2 meses): R$ 9 mil.

Ainda conforme o Sebrae, uma loja desse porte tem capacidade para faturar em torno de R$ 45 mil por mês.

Os valores apresentados, claro, são uma estimativa genérica, mas servem como ponto de partida. 

No simulador de negócios, você consegue editar as informações e obter uma visão mais próxima da realidade sobre o quanto precisa investir para colocar a sua empresa de pé.

Como abrir uma loja de suplementos online

Se o seu objetivo é abrir uma loja de suplementos online, o desembolso inicial provavelmente será menor do que uma loja física de tamanho equivalente. 

Alguns gastos relevantes, como aluguel do ponto comercial ou equipe de vendas, por exemplo, podem ser evitados em um e-commerce

Você pode vender em uma loja virtual própria, mantendo um estoque suficiente para garantir as entregas, ou participar de plataformas de marketplace.

Dependendo do modelo de negócio, pode trabalhar até sem estoque — caso do dropshipping, em que você faz as vendas e o fornecedor se encarrega da logística de entrega.

Abrir uma loja de suplementos online pode ser uma ótima opção para quem pretende empreender com pouco dinheiro, mas é preciso atenção a alguns detalhes, como:

  • Concorrência ilimitada, o que pode obrigar você a entrar em “guerra de preços” com outras lojas que vendem os mesmos produtos 
  • Investimento relevante em marketing, sobretudo digital, de forma a posicionar sua loja na internet e garantir a efetividade do funil de vendas
  • Comissões (algumas bem altas) das plataformas de marketplace, caso você opte por vender por esses canais, o que pode corroer boa parte da rentabilidade
  • Custo do frete que, associado à disputa de preços, pode onerar o cliente e/ou reduzir suas margens de lucro.

A internet é um ambiente repleto de oportunidades com potencial para alavancar o crescimento do seu negócio, mas é preciso considerar em seu planejamento também as ameaças.

Quanto às formalidades de registro do CNPJ, o passo a passo de como abrir uma loja de suplementos online não difere de uma loja convencional, como mostramos no início deste artigo.

Como abrir franquia de loja de suplementos?

Abrir uma franquia de loja de suplementos é uma opção principalmente para quem busca um modelo de negócio testado, aprovado e pronto para operar. 

Uma franquia é uma espécie de “clone” de uma empresa, replicado mediante autorização do franqueador. 

As principais vantagens de uma franquia de loja de suplementos são:

  • Suporte do franqueador na análise de viabilidade do negócio
  • Redução do risco do investimento, considerando que o modelo de negócio já foi testado pelo mercado
  • Sistemas padronizados 
  • Custos de marketing compartilhados
  • Reputação da marca, etc.

Quanto aos pontos de atenção, vale destacar que, ao adquirir uma franquia, você terá:

  • Custos adicionais com taxa de franquia e royalties
  • Pouca flexibilidade para inovar, já que é necessário seguir uma série de regras determinadas em contrato
  • Localização forçada, dependendo dos critérios do franqueador
  • Risco de falhas operacionais sistêmicas.

Cabe mencionar ainda que, mesmo que você decida abrir uma franquia de loja de suplementos, precisará registrar um CNPJ diferente do da franqueadora.

Afinal, trata-se de empresas com personalidades jurídicas diferentes.

Abrir uma loja de suplementos vale a pena?

Desde que você faça um bom plano de negócios e compreenda os riscos e oportunidades do mercado, abrir uma loja de suplementos certamente vale a pena. 

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para fins Especiais (Abiad) revela que 59% dos lares brasileiros possuem pelo menos uma pessoa que consome suplementos. 

Outros dados do levantamento são:

  • 72% dos entrevistados aumentaram seus cuidados com a saúde nos últimos anos
  • 28% melhoraram sua disposição física com o uso de suplementos
  • 71% consultam um médico pelo menos duas vezes ao ano
  • 24% consultam nutricionistas
  • 98% dos entrevistados estão satisfeitos/muito satisfeitos com o uso de suplementos alimentares. 

Em termos de volume, uma pesquisa da Euromonitor Internacional mostra que a indústria global movimenta atualmente 110 bilhões de dólares por ano.

Até 2025, deve ultrapassar 252 bilhões de dólares. 

O Brasil representa cerca de 30% do mercado latino americano e movimenta cerca de R$ 7 bilhões anualmente. 

Trata-se, portanto, de um mercado grande e em tendência de crescimento, com oportunidades tanto no ambiente físico quanto digital. 

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