Como abrir uma empresa de segurança? Veja os passos e requisitos

Como abrir uma empresa de segurança

Em busca de informações sobre como abrir uma empresa de segurança?

Se você pretende entrar nesse segmento, saiba que, além de lidar com os trâmites “convencionais” de registro de pessoa jurídica, precisará atender a requisitos bastante específicos.

Afinal, empresas de segurança precisam de registro na Polícia Federal para operar, inclusive as que não usam armas letais.

Portanto, se você quer saber como abrir uma empresa de segurança, não deixe de ler este artigo até o final e descubra como se preparar.

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Como abrir uma empresa de segurança?

O passo a passo de como abrir uma empresa de segurança vai muito além do registro do CNPJ e dos licenciamentos básicos aplicados aos negócios “convencionais”. 

As empresas que atuam nesse segmento — incluindo as que contratam equipes para a própria segurança — precisam se submeter às regras da Polícia Federal. 

A seguir, confira quais são as principais etapas a serem cumpridas.

1. Planejamento

O primeiro passo para abrir uma empresa de segurança é fazer um plano de negócios que contemple os principais aspectos operacionais e estratégicos. 

O plano não precisa ser denso ou demasiadamente teórico, mas deve conter os principais elementos que norteiam as decisões do empreendedor, como:

  • O nicho de mercado (segurança armada, desarmada, transporte de valores ou vigilância patrimonial, por exemplo)
  • Exigências legais e regulatórias (há uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública que trata especificamente das empresas de segurança) 
  • Potenciais clientes e principais concorrentes
  • Necessidade de investimento e potencial retorno
  • Expectativa de margens de lucro
  • Plano de marketing, entre outros.

Segundo dados do Sebrae, 60% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros anos de vida por falta de planejamento, o que ratifica a importância de ter um plano antes de colocar a ideia em prática.

2. Requisitos específicos

Como falamos, para abrir uma empresa de segurança, inevitavelmente você precisará de registro na Polícia Federal. 

A regra vale para todo tipo de empresa de segurança, seja ela armada, desarmada ou empresas que possuem serviço orgânico de segurança (cuida da própria segurança e mantém equipes para tal). 

A Portaria nº 18.045, de 17 de abril de 2023, traz em detalhes todas as exigências técnicas relacionadas à atividade. 

Você pode conferir informações relevantes também na Lei nº 7.102, de 1983, para saber mais detalhes sobre como abrir uma empresa de segurança. 

3. Registro do CNPJ

Se depois de verificar o aparato legal e regulatório, você chegou à conclusão de que vale a pena abrir uma empresa de segurança, o passo seguinte é registrar o CNPJ. 

Você precisará basicamente de:

  1. Fazer a consulta prévia de viabilidade na Redesim do nome empresarial e do endereço da empresa
  2. Definir os CNAEs (Classificação Nacional de Atividade Econômica) — vale destacar que uma empresa de segurança não pode atuar em outro segmento
  3. Escolher a natureza jurídica, como Sociedade Limitada, por exemplo
  4. Elaborar o contrato social e fazer o registro na Junta Comercial
  5. Registrar o CNPJ e demais inscrições tributárias
  6. Definir o porte (ME ou EPP, por exemplo) e do regime tributário (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido)
  7. Registrar os empregados no eSocial
  8. Obter os licenciamentos necessários, incluindo da Polícia Federal.

O que precisa para abrir uma empresa de segurança?

Como vimos, para abrir uma empresa de segurança você precisa passar pelo crivo da Polícia Federal

Caso sua intenção seja abrir uma empresa especializada em vigilância patrimonial, por exemplo, os principais requisitos são:

  • Possuir capital social integralizado de no mínimo 100.000 Unidades Fiscal de Referência (UFIRs)
  • Provar que os sócios, administradores, diretores e gerentes da empresa de segurança privada não têm condenação criminal
  • Contratar no mínimo 15 vigilantes devidamente habilitados
  • Comprovar a posse ou a propriedade de no mínimo um veículo comum com sistema de comunicação ininterrupta com a sede da empresa
  • Possuir instalações físicas adequadas, comprovadas mediante certificado de segurança
  • Contratar seguro de vida coletivo.

Há exigências específicas também quanto ao local de guarda dos armamentos, coletes e outros equipamentos que podem ser diferentes conforme o tamanho do arsenal

Quanto mais armas uma empresa de segurança possuir, mais seguro precisa ser o banker.

As determinações também constam na Portaria 18.045 de 2023 da Polícia Federal.

Quanto custa abrir uma empresa de segurança privada?

Os custos para abrir uma empresa de segurança pode variar em função do tamanho da empresa e do local onde você pretende se instalar. 

Como vimos, uma empresa de segurança precisa integralizar um capital social de, no mínimo, 100 mil UFIRs. 

Conforme o portal da Receita Federal, um UFIR corresponde a R$ 1,0641, logo, 100 mil unidades equivalem a R$ 106.410,00.

O capital social é o recurso aportado na empresa pelos sócios, com o objetivo de estruturá-la e mantê-la em funcionamento até os primeiros resultados. 

Com o capital integralizado, a empresa tem recursos para pagar seus custos de abertura, como:

  • Taxa de expedição de Alvará de Funcionamento pela Polícia Federal: R$ 2.250
  • Taxa de vistoria nas instalações da empresa: R$ 2.694,62
  • Custo de registro do CNPJ e licenciamentos: R$ 500 a R$ 1,5 mil
  • Estrutura física: R$ 10 mil a R$ 20 mil 
  • Veículo de segurança: R$ 60 mil a R$ 100 mil
  • Equipamentos: R$ 10 mil a R$ 50 mil.

A folha de pagamento também é um custo considerável — veja a média de salários de vigilantes aqui.

Para traçar uma estimativa mais próxima da realidade, não há outro caminho: você precisará de um plano orçamentário detalhado.

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