Se você está em busca de informações sobre como abrir uma empresa de cosméticos, este artigo vai ajudar.
O setor de beleza e cuidados pessoais no Brasil é gigante – representa nada menos do que 4% do PIB nacional, algo em torno de R$ 130 bilhões por ano.
Para ter sucesso nesse universo, no entanto, é preciso elaborar um planejamento estruturado e ficar atento às novidades e principais tendências.
Quer algumas dicas de como abrir uma empresa de cosméticos sem se preocupar com burocracias?
Então, siga a leitura.
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Como abrir uma empresa de cosméticos?
Para abrir uma empresa de cosméticos e empreender sem medo, você precisa de um plano de negócios e de recursos para tirar esse plano do papel.
O passo a passo se resume ao seguinte:
1. Pesquisa de mercado
Antes de qualquer coisa, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado para entender o segmento de cosméticos que você pretende explorar.
Identifique seu público-alvo, as tendências de consumo, a concorrência e as lacunas negligenciadas por outros players.
Essa análise ajudará a definir o tipo de produto que você pode oferecer e como se diferenciar frente aos concorrentes.
2. Plano de negócios
A pesquisa de mercado dará suporte à elaboração do plano de negócios, que deve ter:
- Análise de mercado
- Estratégias de marketing e vendas
- Estrutura física e de pessoal
- Plano financeiro
- Plano operacional, etc.
Muitos empreendedores negligenciam a importância do plano de negócios e tomam decisões com base em achismos, o que acaba resultando em fracasso.
3. Registro da empresa
Com o plano delineado e as provisões financeiras asseguradas, o passo seguinte é a formalização da empresa (registro do CNPJ).
Esse passo a passo burocrático inclui:
- Escolha do tipo de empresa: MEI, Empresário Individual, Sociedade LTDA, SLU, etc
- Escolha do CNAE: caso seja uma empresa comercial, o código é o 4772-5/00, “Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal”
- Registro do CNPJ: consulta de viabilidade, registro na Junta Comercial e demais procedimentos via Redesim.
Após registros nos órgãos competentes, você precisa ainda solicitar o alvará de funcionamento na Prefeitura para funcionar corretamente.
4. Estrutura física e equipamentos
Você precisa definir também a estrutura de funcionamento da empresa de cosméticos, além do mobiliário necessário para vender seus produtos.
Caso seja uma fábrica, precisará de um local para a produção, que pode ser um laboratório especializado ou uma área industrial.
5. Marketing e vendas
É preciso investir em estratégias de marketing para promover seus produtos.
A dica, nesse caso, é usar as redes sociais, participar de feiras e eventos do setor, além de parcerias com influenciadores.
O marketing digital, além de mais “barato” do que o tradicional, permite mensurar os resultados com precisão.
Quanto custa abrir uma empresa de cosméticos?
O custo para abrir uma empresa de cosméticos pode variar bastante, dependendo de diversos fatores, como tamanho da empresa, tipo de produtos e local de operação.
Em geral, os mais relevantes são:
- Registro da empresa e licenças: entre R$ 1 mil e R$ 3 mil
- Equipamentos e estrutura física: de R$ 15 mil a R$ 100 mil ou mais
- Marketing e publicidade: entre R$ 5 mil e R$ 20 mil
- Funcionários e despesas operacionais: variável, mas considere um orçamento mensal de R$ 10 mil a R$ 50 mil, dependendo do tamanho da equipe e das operações.
Os valores apresentados acima, claro, são apenas de referência.
O investimento pode ser bem menor do que isso, caso você comece com um e-commerce dropshipping, ou muito maior, caso planeje uma distribuidora, por exemplo.
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