Contabilidade para escritório de advocacia: 5 facilidades do serviço online

Contabilidade para escritório de advocacia: 5 facilidades do serviço online

A contabilidade para escritório de advocacia deve ser pensada para facilitar a rotina dos advogados — e valorizar seu tempo.

Afinal, sabemos que a realidade da empresa jurídica é corrida, com inúmeros processos, audiências e reuniões que mal cabem no expediente.

Para completar, a legislação está em constante mudança e não sobra tempo para pensar em tarefas burocráticas como cálculo de impostos ou escrituração de livros. 

Por isso, vamos mostrar como agilizar sua contabilidade para escritório de advocacia com os serviços online

Siga a leitura e pare de perder tempo com papelada. 

Por que a contabilidade para escritório de advocacia é fundamental?

A contabilidade para escritório de advocacia é o serviço que garante a ordem dos registros e operações da empresa, sua saúde financeira e regularidade junto ao governo.

Se você está pensando em abrir um negócio nessa área, atuar como advogado autônomo ou já possui um escritório, saiba que os serviços contábeis são essenciais em todas as etapas do empreendedorismo.

Na área jurídica, especialmente, o dia a dia atribulado e a gestão simultânea de inúmeros processos exigem soluções práticas e ágeis para cuidar da parte administrativa e burocrática da empresa.

Nesse sentido, as obrigações e processos de um escritório de advocacia são semelhantes aos de qualquer empresa de prestação de serviços, mas têm algumas particularidades.

Na área tributária, por exemplo, há vários enquadramentos possíveis para a empresa jurídica, dependendo do porte, faturamento, número de funcionários, entre outros critérios.

Em relação às finanças, o contador que atende clientes jurídicos deve estar preparado para compreender a realidade desse mercado.

O profissional deve se atentar, por exemplo, ao prazo de recebimento dos processos (que costumam ser longos), controle dos honorários de advogados associados, contabilidade de custos da empresa e diretrizes específicas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). 

Ao contar com um serviço contábil de confiança, você consegue empreender no mercado jurídico com mais segurança, de olho na saúde financeira e conformidade com a lei.

Contabilidade e mercado jurídico: lado a lado na evolução tecnológica

Atualmente, o mercado jurídico está passando por uma intensa transformação digital — e a contabilidade não fica atrás. 

De acordo com o Censo Jurídico 2018, publicado pela ProJuris, duas das prioridades dos advogados para 2019 foram expandir seu mercado e abrir um negócio próprio.

Atualmente, 43,4% trabalham como autônomos ou têm sua própria empresa, enquanto os 56,6% restantes se dividem entre empregos em escritórios e departamentos jurídicos de empresas.

Em relação ao uso da tecnologia, 71% dos profissionais já utilizam sistemas de gestão e aplicativos para melhorar sua produtividade, enquanto 95% utilizam o WhatsApp a trabalho diariamente.

É fácil comprovar os avanços do setor na era digital ao observar o crescimento das lawtechs e legaltechs: startups focada em soluções tecnológicas para o mercado jurídico.

Desde 2017, o número de startups dessa categoria cresceu impressionantes 300% e já soma mais de 150 empresas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L).

As soluções se dividem entre plataformas de automação de documentos, sistema de análise de dados e jurimetria, compliance, inteligência artificial para tribunais, extração e monitoramento de dados públicos e processos, etc.

Ao mesmo tempo, a contabilidade evolui no mesmo ritmo e já oferece serviços 100% digitais, que poupam tempo e recursos dos escritórios de advocacia. 

Ou seja: ambos os serviços estão deixando a época da papelada e burocracia para trás — e podem caminhar juntos nessa evolução. 

5 facilidades da contabilidade online para o escritório de advocacia

Já que a inovação tecnológica chegou à contabilidade, você pode aproveitar as facilidades de resolver todas as obrigações da empresa pela internet. 

Confira algumas funções da contabilidade online para o seu escritório de advocacia. 

1. Abertura do seu escritório sem complicação

Já pensou em abrir seu escritório de advocacia gratuitamente em um processo 100% digital?

Isso é possível graças à contabilidade online, que permite abrir uma empresa em até 15 dias e agilizar todo o processo burocrático.

Você só vai precisar informar os dados para receber o contrato social pronto, sem prazos longos e taxas além das cobradas pelo próprio governo. 

2. Escolha da natureza jurídica ideal

Será que é melhor abrir seu negócio jurídico como empresário individual, Eireli ou Sociedade LTDA?

Ao optar pelos serviços de contabilidade online, você receberá orientação para escolher a melhor natureza jurídica para a realidade da sua empresa.

Para isso, os contadores vão avaliar seu capital social, número de sócios e previsão de faturamento.

3. Enquadramento tributário mais vantajoso

O serviço online de abertura de empresa pode incluir uma consultoria tributária personalizada, que define qual o melhor regime para reduzir a carga de impostos do seu escritório.

Se você já tem uma empresa, também pode contratar um serviço de planejamento tributário e receber orientações online para pagar menos impostos

Além disso, o contador distribui a remuneração dos sócios entre pró-labore e distribuição de lucros, reduzindo o Imposto de Renda de todos. 

4. Gestão da contabilidade 100% online

Ao utilizar a contabilidade online, você poderá cumprir todas as obrigações legais e acompanhar as finanças do escritório na mesma plataforma digital, a qualquer hora e lugar.

As tarefas incluem emitir notas fiscais, calcular a folha de pagamento, entregar obrigações fiscais e gerar relatórios contábeis — tudo pela internet.

Assim, você resolve toda a contabilidade em questão de minutos e ganha tempo para se dedicar a funções mais importantes do seu negócio.

5. Apoio profissional do contador

Se você valoriza o apoio do contador para tomar decisões estratégicas, fique tranquilo: a contabilidade online também inclui atendimento e consultoria personalizados pela internet.

Dessa forma, os contadores continuam fornecendo informações valiosas para o seu negócio e ajudando você a manter a saúde financeira e impulsionar o negócio de forma sustentável. 

E o melhor: é muito mais fácil falar com eles por chat ou e-mail (ou telefone, se preferir).

Contabilix: contabilidade online para seu escritório de advocacia

Se você precisa de uma solução ágil, online e completa de contabilidade para escritório de advocacia, a Contabilix pode ajudar.

Todas as facilidades que você viu acima fazem parte do nosso serviço, que pode gerar até 90% de economia para o seu negócio sem perder em qualidade. 

Na verdade, você só tem a ganhar com a contabilidade online: muito mais rapidez, praticidade e simplicidade para resolver qualquer rotina contábil e financeira.

Quer apostar? Então experimente um mês grátis do nosso sistema e veja se é o que seu escritório precisa.

E se quiser uma ajudinha para abrir sua empresa de advocacia, conte conosco.

A Contabilix auxilia em todo o processo gratuitamente — tudo online, sem burocracia e com CNPJ em até 15 dias úteis.

Abra sua empresa agora mesmo.