5 desafios que só a contabilidade para edtechs pode resolver

5 desafios que só a contabilidade para edtechs pode resolver

A contabilidade para edtechs é feita sob medida para atender startups que combinam educação e tecnologia.

São serviços contábeis pensados para solucionar os desafios dessas empresas que estão transformando o mercado educacional.

Muito além da rotina contábil básica, esse segmento exige uma compreensão profunda do universo das startups, soluções em educação e legislação do setor, além de tecnologias que agilizem o envio de obrigações. 

A seguir, vamos entender por que a contabilidade para edtechs é tão específica e importante para os empreendedores criativos da área.

Continue lendo e conheça mais esse nicho de serviços contábeis. 

Como funciona a contabilidade para edtechs

Contabilidade para edtechs são serviços contábeis focados nas necessidades das startups que desenvolvem soluções tecnológicas para a área da educação.

O contador especializado em atender esse tipo de empresa cuida de todas as questões fiscais, tributárias, trabalhistas e societárias, mas com o diferencial de conhecer a realidade das startups e utilizar recursos digitais. 

Por isso, os melhores serviços de contabilidade para edtechs são oferecidos por escritórios online, que já trabalham com plataformas na nuvem, comunicação online e funções de automação.

De acordo com o estudo Mapeamento Edtech 2020, publicado pela ABStartups em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o Brasil tem 795 edtechs, das quais 449 estão ativas.

A maioria das empresas está concentrada na categoria de Ensino Fundamental e Médio, seguidas do Ensino Infantil, Cursos livres, Ensino Superior, Corporativo, Preparatório e Idiomas.

O crescimento das edtechs em relação a 2018 foi de 23%, revelando o potencial que esse segmento tem para revolucionar as práticas educacionais no país e acelerar a aprendizagem de jovens e adultos.

Por isso, é fundamental oferecer serviços contábeis que contribuam com o progresso do setor e atendam plenamente às suas necessidades.

O que diferencia a contabilidade para edtechs

A contabilidade para edtechs é totalmente diferente do serviço prestado para empresas tradicionais — e mesmo para startups de outras áreas.

O primeiro ponto a considerar é o modelo de negócio das empresas de inovação, que possuem equipes enxutas, métodos ágeis e foco no crescimento rápido e na escalabilidade.

Para atender esse tipo de empresa, os contadores precisam conhecer o ecossistema das startups e entender a legislação específica do setor, além de estar prontos para lidar com mudanças rápidas.

Se a startup recebe um grande investimento, por exemplo, a empresa contábil precisa agir imediatamente para preparar a documentação necessária à due diligence (se necessário), rever o regime tributário e apoiar o gestor na apresentação de dados e relatórios aos investidores.

No caso das edtechs, é importante que o contador conheça o mercado da educação e as perspectivas de investimentos em novas tecnologias educacionais, além de atuar com ferramentas tecnológicas integradas aos clientes.

5 desafios que a contabilidade para edtechs soluciona

Existem desafios que só a contabilidade para edtechs pode solucionar nesse mercado.

Veja os principais e entenda a importância de serviços sob medida.

1. Adequação ao modelo de negócio

Um dos grandes desafios que as edtechs enfrentam é encontrar um contador que entenda seu modelo de negócio.

Além do próprio formato de startup, essas empresas podem comercializar suas soluções de diferentes formas. 

No mapeamento citado anteriormente, aparecem os seguintes segmentos:

  • SaaS (Software como Serviço)
  • Marketplace
  • Consumer
  • Hardware
  • Licenciamento de software
  • Venda direta
  • Clube de assinatura recorrente
  • API (Application Programming Interface)
  • Venda de dados.

Logo, a contabilidade para edtechs é a única que compreende todas essas formas de atuação e sabe orientar o empreendedor sobre as melhores práticas contábeis e financeiras de acordo com sua atividade.

2. Compreensão da solução oferecida

Também não é fácil encontrar um serviço de contabilidade que entenda o tipo de solução oferecida pela edtech.

No levantamento da ABStartups, foram identificadas várias tecnologias desenvolvidas pelas startups, tais como:

  • Objetivos Digitais de Aprendizagem (ODAs): softwares autocontidos e reutilizáveis para práticas pedagógicas
  • Jogos educativos: softwares lúdicos para aprendizagem
  • Cursos online: sequência de objetos de aprendizagem em ambiente virtual
  • Ferramentas de apoio a gestão: softwares para gestão de escolas e redes de ensino
  • Ferramentas de avaliação: recursos para avaliação de estudantes 
  • Ferramentas de autoria: softwares para criação de textos, imagens, vídeos, etc.
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): plataforma de ensino e aprendizagem online integrada para e-learning
  • Hardware educacional: dispositivos eletrônicos para apoiar processos pedagógicos.

Dependendo da solução oferecida pela empresa, mudam totalmente os enquadramentos legais e tributários — daí a importância de ter um profissional que entende de contabilidade para edtechs.

3. Classificação da atividade econômica da empresa

Para formalizar uma edtech ou qualquer outra empresa, é preciso selecionar o(s) código (s) CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) correspondente (s) à atividade exercida pelo negócio.

Esse processo é fundamental para definir como a empresa será fiscalizada e tributada, e requer o auxílio de um contador especializado para evitar pagamento de impostos excessivos ou descumprimento da legislação.

Mas não é nada fácil escolher o código que representa a edtech, considerando os variados modelos de negócio e produtos/serviços comercializados. 

Se a empresa comercializa softwares no modelo SaaS, por exemplo, deve ser enquadrada no código 6203-1/00, referente à atividade de “Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis”.

Agora, se a empresa vende um hardware, pode até ser enquadrada no código 46.51-6 (Comércio atacadista de computadores, periféricos e suprimentos de informática).

4. Escolha do tipo societário e regime tributário

Quando você abre uma edtech, precisa escolher uma natureza jurídica (tipo societário) e um regime tributário para formalizar a empresa.

Alguns exemplos de tipos societários são Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Empresária e Sociedade Unipessoal.

Já os regimes tributários existentes são o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. 

Dependendo do CNAE, porte, número de sócios, faturamento previsto, entre outros critérios, o contador deverá indicar quais enquadramentos são mais vantajosos para a edtech — buscando sempre pagar o mínimo de impostos e simplificar os quesitos legais.

Se a empresa puder optar pelo Simples Nacional, ela poderá ser tributada pelo Anexo III ou Anexo V do Simples Nacional, dependendo do resultado do Fator R (razão entre folha de pagamentos e receita bruta que define em qual Anexo a empresa se encaixa). 

Cabe à contabilidade para edtechs fazer os cálculos e simulações para verificar qual regime vale mais a pena e corresponde às atividades da empresa.

5. Gestão contábil e financeira 100% online

Por fim, uma das grandes vantagens de contar com a contabilidade para edtechs é ter todas as obrigações da empresa resolvidas 100% online e sem burocracia. 

Ao escolher uma empresa digital como a Contabilix, você tem todos os serviços contábeis essenciais prestados pela internet, por meio de uma plataforma baseada na nuvem.

Assim, o empreendedor economiza tempo e dinheiro com a contabilidade e ainda tem equipes de contadores à disposição para solucionar qualquer demanda — inclusive, a necessidade de apoio estratégico para a tomada de decisão.

Viu como é possível ter um serviço de contabilidade para edtechs?

Esse é o momento de trocar de contador ou abrir sua empresa grátis com quem entende de inovação. 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *